O descarte incorreto de medicamentos vencidos ou não utilizados pode trazer graves consequências para a população e meio ambiente. De acordo com dados da companhia Brasil Health Service (BHS), a cada 1kg de medicamento descartado via esgoto (vaso sanitário e pias) 450 mil litros de água podem ser contaminados.
Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, em 25 de setembro, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) leva o Programa Traga de Volta, sobre coleta e descarte correto de medicamentos, para 11 cidades: Alfenas, Caratinga, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni, Ubá e Uberlândia. O intuito é conscientizar a população sobre os impactos que o meio ambiente e a população podem sofrer quando os medicamentos são descartados de maneira incorreta.
As atividades acontecem em duas etapas: a primeira, com coleta de medicamentos vencidos em pontos de coleta dentro de faculdades e universidades, no período de 25 a 29 de setembro; e a segunda, com ações em espaços públicos, no dia 30 de setembro, também com apoio de faculdades, universidades e prefeituras.
Calendário de ações
1º etapa - 25 a 29 de setembro - Coleta de medicamentos vencidos em pontos de coleta dentro de faculdades e universidades
No total, quatorze faculdades e universidades que ministram o curso de Farmácia aderiram à campanha do Programa Traga de Volta e vão realizar, dentro dos seus campos, o recolhimento de medicamentos vencidos, no período de 25 a 29 de setembro.
Confira as cidades e os pontos de coleta:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado e deixe sua sugestão, crítica, elogio enfim participe