Inicialmente discreto e indolor, o problema está crescendo gradualmente devido ao consumo frequente de alimentos ácidos
Uma das causas da dor de dente, a erosão dentária é caracterizada pela perda do esmalte (camada externa do dente, branca), deixando a dentina (parte interna, amarelada), exposta. O problema, que tem se tornado cada vez mais comum, ocorre devido ao consumo excessivo de alimentos muito ácidos, que desgastam o esmalte do dente.
De acordo com o mestre e especialista em implatodontia e odontologia estética, Dr. Paulo Coelho Andrade, o cálcio presente na saliva ajuda a neutralizar o ácido presente nos alimentos e/ou bebidas. Entretanto, se o consumo de alimentos demasiadamente ácidos for frequente, o cálcio pode não ser suficiente para proteção dos dentes.
“Refrigerantes, isotônicos, sucos naturais, energéticos, entre outros são algumas das bebidas altamente ácidas. O consumo em grandes quantidades aumenta consideravelmente a propensão à erosão dentária. O pior é que se observa um aumento de casos precoces do problema. Muitos adolescentes já apresentam erosões similares a adultos e idosos”, explica Dr. Paulo.
Apesar de ser um assunto relativamente novo – pois é potencializado pela ingestão da gama de alimentos industrializados presentes no cotidiano – a erosão vem apresentando um crescimento gradual. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), com 1.500 crianças, constatou que 22% delas apresentavam o problema, algumas com certa gravidade no quadro.
Ainda segundo Dr. Paulo, há dois tipos de erosão, a intrínseca e a extrínseca. A primeira é causada por fatores orgânicos como ácido gástrico ou regurgitação por problemas médicos. Já a segunda é causada por agentes externos nocivos, ou seja, o consumo de alimentos ácidos.
Os principais sintomas da erosão são: dor de dente, pois com o desgaste do esmalte o dente fica mais sensível ao quente ou frio; o amarelamento, causado pela exposição da dentina; a transparência nas pontas dos dentes e fissuras ou rachaduras em sua superfície.
O problema pode ser amenizado com uma mudança nos hábitos alimentares, minimizando o consumo de alimentos ácidos e, de preferência, utilizando canudos para diminuir o contato de bebidas com o dente. “Há, também, a possibilidade da implantação das famosas facetas de porcelana, que resolvem definitivamente e de forma eficaz, o problema. Elas funcionam como uma espécie de ‘capa’ para os dentes, deixando-os com um aspecto impecável”, finaliza Dr. Paulo.