Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Infecção urinária: prevenção, sintomas e tratamento


 
Especialista do Núcleo de Urologia do Hospital Vitória, do Rio de Janeiro, explica que, embora comum, o problema pode se tornar bastante prejudicial para a saúde
 
Rio de Janeiro, RJ (agosto de 2017) – De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a infecção do trato urinário (ITU) pode ocorrer na bexiga, nos rins, na uretra e nos ureteres. Mais comum nas mulheres, esse tipo de problema pode não apresentar sintomas em sua fase inicial – o que é um fator de alerta. O médico Gabriel Treiger, coordenador do Núcleo de Urologia do Hospital Vitória (Rio de Janeiro), dá orientação sobre a prevenção, os sintomas e o tratamento da doença, que, só na Emergência dessa unidade hospitalar, é responsável por 5% dos atendimentos mensais.

O especialista explica que é fundamental que a infecção urinária seja diagnosticada e tratada com rapidez. Por essa razão, é preciso atentar ao correto funcionamento do organismo, como, por exemplo, observar se a quantidade de idas ao banheiro está acima do normal ou se há algum desconforto ou dor ao urinar. “Os pacientes nem sempre se queixam de dores agudas, mas podem sentir algum tipo de ardor ou sensação de peso na parte inferior da barriga”, observa Treiger.

Outro sintoma clássico dessa enfermidade é a urgência urinária – ou seja, a dificuldade que os pacientes apresentam para conter a urina. “Pode acontecer de forma tão intensa e súbita que a pessoa que está com a doença acaba sujando a própria roupa antes mesmo de chegar ao sanitário”, aponta o médico.

Treiger alerta para dois outros sintomas importantes: a hematúria – presença de sangue na urina, que a deixa com uma cor rosada ou avermelhada – e a febre, que podem indicar que a infecção já avançou para um quadro mais agudo. “Nessa situação, os pacientes sentem também dores lombares, calafrios, mal-estar generalizado, náuseas e vômitos. A orientação é procurar logo assistência médica”, diz.

O especialista faz uma recomendação especial quanto aos idosos: “Nessa fase da vida, há um risco maior de desidratação, pois o índice de água do corpo cai cerca de 50%. Por isso, a ingestão de líquidos deve ser incentivada pelos familiares ou cuidadores para evitar o possível surgimento da infecção urinária, que, nessa faixa etária, pode se apresentar com maior gravidade”.

Quanto à prevenção, Treiger diz que a ingestão de, no mínimo, 5 copos de água diariamente pode diminuir bastante as possibilidades de a doença surgir. Já o tratamento, quando a infecção já está diagnosticada, é realizado com antibióticos. Se nada for feito, em poucos dias os primeiros sintomas podem até desaparecer, mas, certamente, voltarão a ocorrer, pois a bactéria permanece na bexiga – e, dessa forma, os riscos de ela penetrar nos rins e causar danos maiores são muito altos. “Todo e qualquer sinal que o organismo apresente deve ser levado em conta. A infecção urinária, embora seja um problema bastante comum e simples de ser tratado, pode levar até à morte por infecção generalizada se não for cuidada de forma adequada”, finaliza.

Furacão ou chuvas provocadas pelo Harvey deixam 31 mortos e mais de 30 mil desabrigados e outros 200 mil inscritos

À medida que o sol surgiu e a água começou a diminuir em partes de Houston, a tempestade tropical Harvey mudou sua ira para a área Beaumont-Port Arthur do Texas, atingindo a região terça-feira e quarta-feira com chuvas recorde e inundações devastadoras.


"Nossa cidade inteira está debaixo d'água agora, mas estamos chegando!" O prefeito de Port Arthur, Derrick Freeman, disse em uma mensagem no Facebook durante a noite, quando os residentes desesperados enviaram pedidos de ajuda nas redes sociais.As casas cheias de água e as estradas submersas, os evacuados abrigados, as autoridades locais pediram às pessoas que precisavam de resgate para pendurar lençóis ou toalhas das janelas, os meteorologistas alertaram que a tempestade poderia gerar tornados e a Polícia do Estado da Louisiana fechou a Interstate 10 em direção a Beaumont, apenas alguns Milhas da linha de estado. Esperava-se que a chuva continuasse até a sexta-feira.Em Houston, os moradores acordaram após a primeira noite de um toque de recolher em toda a cidade, muitos deles saindo pela primeira vez em dias para pesquisar os destroços.Aqui está o mais recente:• Funcionários locais relataram pelo menos 31 mortes relacionadas ou suspeitas de serem relacionadas à tempestade. As vítimas incluem um policial que morreu a caminho do trabalho; Uma mãe que foi varrida para um canal enquanto seu filho sobreviveu agarrando-se a ela; Uma mulher que morreu quando uma árvore caiu em sua casa móvel; E uma família que se acredita ter se afogado enquanto tenta escapar das águas da inundação numa van.• Mais de 32 mil pessoas estavam em abrigos no Texas e 30 mil camas de abrigo estavam disponíveis, disse o governador Greg Abbott, do Texas, em uma coletiva de imprensa na quarta-feira. Funcionários da Agência Federal de Gerenciamento de Emergência disseram que 230 abrigos estavam operando no estado e que 1,800 As pessoas foram transferidas de abrigos para hotéis e motéis.• A FEMA já forneceu cinco milhões de refeições até aos evacuados, e 210 mil pessoas se registraram com a agência para obter assistência, disse o governador.• A Guarda Nacional realizou 8.500 resgates desde que a tempestade começou, disse o governador Abbott, e a polícia e os bombeiros na área de Houston fizeram um número similar. Cerca de 24 mil tropas da Guarda Nacional serão implantadas em breve para recuperação de desastres no Texas, disse ele.• A tempestade fez sua segunda parada às 4h da madrugada, a oeste de Cameron, La., Perto da fronteira do Texas, disse o Centro Nacional de Furacões. Harvey esperava que se movesse para o nordeste, enfraquecendo gradualmente e se tornando uma depressão tropical até quarta-feira à noite.• Partes da área de Houston estabeleceram um recorde de precipitação de uma única tempestade em qualquer lugar nos Estados Unidos continentais, com uma leitura máxima na quarta-feira de manhã de 51,88 polegadas desde que a tempestade começou, embora a ameaça de fortes chuvas tenha passado para Houston e Galveston Áreas. As inundações continuam a ser uma preocupação em Houston, Beaumont, Port Arthur e sudoeste da Louisiana, disse o centro.Mapeando a Devastação de Harvey em Houston »


Fonte: Tradução livre do The New York Times às 15h25 30/08/17

Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva chega a sua 6ª edição em dois dias



Congresso consolidado do país reúne grandes nomes da nutrição esportiva, além da 1ª Feira Internacional de Suplementos e Superfood
O Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva chega a sua 6ª edição em 2017 como o maior do país a receber profissionais da saúde para atualização científica sobre nutrição esportiva, além de apresentar as novidades das melhores marcas do segmento na 1ª Feira Internacional de Suplementos e Superfood.  O evento, que será realizado nos dias 6 e 7 de setembro na Fecomercio em São Paulo, espera receber um público de 2500 profissionais da saúde, além de lojistas.
O evento tem como missão abordar temas relacionados à nutrição esportiva de uma forma ampla e abrangente, focando em três vertentes: clínica fitness/estética; clínica esportiva/performance e clínica esportiva/prevenção e saúde. Outro objetivo é promover a atualização científica de profissionais da saúde, como nutricionistas, médicos e educadores físicos abordando temas atuais, além de elevar o nível de conhecimento sobre a nutrição.
1ª Feira Internacional de Suplementos e Superfood
De acordo com dados da Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), estima-se que o crescimento anual do mercado de suplementos chega a 25%.  O Congresso acompanha esse desenvolvimento do mercado, apontando um crescimento de 200% em cinco anos.
Pensando sempre em potencializar negócios e investimentos, e com o principal objetivo de estabelecer uma comunicação direta com o varejo, a 1ª Feira Internacional de Suplementos e Superfood reunirá as maiores marcas do segmento com as novidades e sucessos do mercado.
O 6º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva também terá o Suplementando seu Negócio, um ciclo de palestras para lojistas e profissionais da indústria para promover a evolução e profissionalização do mercado compartilhando conhecimento. 
“Os profissionais precisam estar informados e atualizados das principais novidades do mercado, por isso, essa é uma grande oportunidade de negócios ter um espaço dedicado a eles”, afirma Gustavo Negrini, diretor do evento.
Informações

6º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva  e 1ª Feira Internacional de Suplementos e Superfood

Data: 6 e 7 de outubro

Horário: das 8h às 18h

Local: Fecomercio SP – Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista.

Site: http://www.nutricaoesportivabrasil.com.br/

Instagram: @nutricaoesporticabrasil

AGRONEGÓCIOS Chile finaliza safra de azeitonas: em apenas 12 horas frutos são colhidos e processados para se obter azeite de oliva extravirgem de alta qualidade


 
Brasil ocupa 2ª posição no ranking de exportações de azeite de oliva chileno, que é 100% extravirgem
 
A  associação que reúne 34 dos principais produtores de azeite de oliva extravirgem chileno, acaba de divulgar um balanço da safra deste ano, finalizada nos campos chilenos em meados de julho, momento em que as frutas estão em seu melhor estado de maturação para dar origem a azeites de altíssima qualidade, 100% extravirgens e livres de fraudes, já que contam com protocolos rígidos de segurança alimentar – área em que o Chile é reconhecido em todo o mundo.
 
Atualmente, o Chile tem cerca de 24 mil hectares plantados e aproximadamente 40 usinas (planta de processamento), que em 2017 produziram cerca de 19 mil toneladas de azeite extravirgem, 11,77% a mais do que no ano passado. Em 2016, 66% do total de azeite engarrafado no Chile foram enviados ao Brasil.
 
Em relação às características, a colheita de 2017 deu origem a azeites que não ultrapassam 0,2% de acidez, o que os torna extravirgens da mais alta qualidade, pois registram níveis bastante baixos em relação ao máximo de acidez que um azeite deve ter para ser considerado extravirgem: 0,8%. A baixa acidez indica que a matéria-prima da qual o azeite foi extraído foi perfeitamente escolhida, ou seja, azeitonas saudáveis e frescas.
 
Produzido através de um trabalho delicado e rigoroso - e que procura preservar ao máximo a integridade das frutas -, o azeite chileno conta com um sistema de produção integralmente organizado no mesmo campo da safra: em menos de 12 horas, a azeitona é colhida e o azeite é extraído. A partir daí, chegam à mesa dos consumidores azeites de oliva verdadeiramente extravirgens, frescos, com equilíbrio entre seus matizes picantes e amargos, além, claro, dos benefícios que um bom azeite traz para a saúde.
 
“O Brasil está em 2º lugar em nosso ranking de exportações de azeite de oliva. A confiança dos brasileiros na qualidade dos alimentos do Chile é parte do êxito das exportações de azeites para o País. A isso, somam-se o frescor, os sabores frescos e os benefícios nutricionais dos nossos azeites, características bastante importantes no momento da decisão de compra do produto”, explica Gabriela Moglia, gerente da ChileOliva.
 
 
Azeite de Oliva do Chile: verdadeiramente extra virgem
 
Com o Deserto do Atacama ao norte, a neve ao sul, a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, o Chile possui uma barreira natural contra pragas nocivas às plantações, o que faz com que grande parte das azeitonas plantadas seja saudável e de alta qualidade.
 
As vantagens geográficas aliadas à tecnologia de ponta resultam em um produto que tem chamado cada vez mais a atenção de consumidores e profissionais da área gastronômica em todo o mundo.
 
Aproximadamente 70% das plantações de oliveiras chilenas estão destinadas à produção de azeites de oliva de qualidade extravirgem e 30% para produção de azeitona de mesa. Os azeites são monovarietais (elaborados com apenas um tipo de azeitona) ou blends (quando se mesclam mais de dois tipos de frutos). As principais variedades cultivadas são Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Frantoio, Leccino, Coratina e Picual.
 
“Ela iniciou a campanha com o compromisso de investir na qualidade das exportações para surpreender novos públicos e fidelizar os apreciadores do azeite de oliva extra virgem do Chile. Esse foi o primeiro passo para fortalecer nossos laços comerciais com o Brasil continuaremos engajados para manter a crescente expansão da nossa presença no universo gastronômico dos brasileiros”, resume Gabriela Moglia.
 
Durante o segundo semestre deste ano, em conjunto com o ProChile, escritório comercial do Chile no Brasil, irá realizar no mercado brasileiro a campanha promocional ‘Chile Azeite de Oliva’, com o objetivo de difundir as características diferenciadas do azeite chileno e ampliar o consumo do produto em todo o País.

Pesquisa revela que 46% dos brasileiros não conhecem a esclerose múltipla


Dados comprovam que o desconhecimento da sociedade gera demora no diagnóstico, dificuldade em encontrar tratamento adequado e preconceito em relação à doença

São Paulo, agosto de 2017 - Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pela Roche Farma Brasil, líder mundial em inovação em saúde, comprovou que 46% dos brasileiros não conhecem a esclerose múltipla, uma doença neurológica crônica que atinge cerca de 35 mil¹ pessoas no país e que não tem cura nem prevenção. 

O desconhecimento é tanto que, ao serem questionados, quase metade dos entrevistados não soube relacionar nenhuma palavra à doença. A falta de debates sobre a esclerose múltipla e seus sintomas é um dos principais fatores que geram desinformação, o preconceito e ainda dificultam o diagnóstico precoce, importante para que a doença não se agrave.

A pesquisa também mostrou que a população se confunde quanto aos sintomas da esclerose, o que atrasa ainda mais o encaminhamento do paciente para o médico especialista responsável pelo diagnóstico e para o tratamento da enfermidade. Entre os entrevistados, 55% acreditam que os portadores de esclerose múltipla apresentam problemas de memória e 46% que o sintoma mais comum é dor de cabeça. No entanto, a realidade é outra: dentre os sinais que caracterizam a doença, os mais comuns são, alterações fonoaudiológicas - como fala lenta, voz trêmula e dificuldade para engolir -, visão dupla ou embaçada, problemas de equilíbrio e coordenação, sensação de queimação ou formigamento em parte do corpo e fadiga desproporcional à atividade realizada.

Grande parte dos brasileiros também não sabe qual faixa etária e sexo são mais atingidos. Os dados da pesquisa comprovam que 39% acham que a doença acomete mais idosos, quando na verdade as primeiras manifestações acontecem na fase mais ativa da vida, entre 20 e 40 anos. Além disso, 27% não sabem qual sexo é mais prevalente e 25% acreditam que independe. Entretanto, a esclerose múltipla atinge principalmente mulheres² em uma proporção de 2 diagnosticadas para cada homem afetado.
De acordo com o Dr. Jefferson Becker, presidente do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS), quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances da personalização do tratamento, o que evita consequências mais danosas ao sistema nervoso. ”Com a terapia correta é possível reduzir a atividade inflamatória e os surtos, diminuindo o acúmulo de incapacidades durante a vida do paciente”, explica o especialista. 

Quando questionados sobre tratamento, 86% dos brasileiros acreditam que tomar medicamentos ajudam e 69% deles dizem que estas drogas estão disponíveis pelo plano de saúde. “Realmente, as terapias medicamentosas são as responsáveis por diminuir os surtos e retardar a progressão da doença”, conta Dr. Jefferson. “A dificuldade enfrentada pelo paciente está na personalização do tratamento, uma vez que o Brasil segue diretrizes já estabelecidas que nem sempre atendem a real necessidade”.

Outro obstáculo que acomete o paciente é o preconceito. O portador de esclerose múltipla é estigmatizado como incapacitado e 60% dos entrevistados acreditam que o paciente deve parar de trabalhar. Entretanto, quando tratado corretamente, ele pode ter uma vida saudável e ativa. 

Márcia Bonilha, paciente com esclerose múltipla remitente recorrente, diagnosticada há 19 anos, é um exemplo de que a esclerose não precisa ser um fator limitante. “Uma pessoa com esclerose múltipla pode fazer o que quiser. Eu escrevi um livro, fiz duas faculdades, criei filhas, tenho uma neta e estou esperando a segunda. Tenho minha hortinha. Eu falo alemão, inglês e italiano”, conta. “Minha vida tem muita riqueza de acontecimentos. A vida é você viver na alegria, não na perfeição. Então agora estou mais light e me permito rir. Na verdade, eu gargalho”, completa Márcia. “Meu desejo é que a população conheça a doença e compartilhe informações”, explica. 

ARTISTAS EXPÕEM SEUS CORAÇÕES EM ESPAÇOS PÚBLICOS EM SP E RJ


Obras assinadas por Bliss Walls (do ateliêr do Kobra), Claudio Edinger, Cláudio Tozzi, Didu Losso, Guto Lacaz, Lucas Lenci, Marcos Amaro, Neno Ramos, Paulo von Poser e Silvia Mecozzi alertam para a causa que, em 2016, matou 350 mil brasileiros: as doenças cardiovasculares


São Paulo, 30 de Agosto de 2017 - No dia 5 de setembro, vários locais públicos da cidade de São Paulo receberão os corações dos artistas plásticos Bliss Walls (formado pelos artistas Anderson da Silva Pereira, Cassio Roberto Soares e João Neto Gomes da Silva, do ateliêr do Kobra), Claudio Edinger, Cláudio Tozzi, Didu Losso, Guto Lacaz, Lucas Lenci, Marcos Amaro, Neno Ramos, Paulo von Poser e Silvia Mecozzi. Nessa data, será lançado o projeto Siga Seu Coração e Tome uma Atitude, criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com patrocínio da Bristol Myers-Squibb e Grupo DPSP (Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco). A proposta da ação, uma exposição com 10 esculturas é sensibilizar a população, por meio da arte, sobre a importância da prevenção, que é a melhor maneira de evitar as doenças cardiovasculares, a causa do maior índice de mortes em todo o mundo e também no Brasil.

“Entendemos que a arte é uma maneira atrativa, provocativa e lúdica para chamar a atenção do público. A partir dessa ideia, convidamos os artistas que abraçaram a causa e fizeram intervenções muito pertinentes e criativas em cada coração”, comenta Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida. Os corações, em sua forma orgânica e não na apaixonada, serão expostos em espaços públicos de São Paulo e também no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, entre setembro e outubro deste ano. 

O objetivo é estimular o público a tomar atitudes muitas vezes simples e possíveis para prevenir as doenças cardiovasculares, chamando a atenção com mensagens visuais inspiradoras e que estimulem a reflexão. Na capital paulista, os corações serão expostos no Conjunto Nacional (Av. Paulista); Shopping Top Center (Av. Paulista); SESC Interlagos e SESC Campo Limpo; Mais Shopping (Santo Amaro); Aeroporto de Congonhas e Hospital Beneficência Portuguesa. No Rio de Janeiro, foi escolhido o Aeroporto Santos Dumont.

As obras poderão ser vistas a partir da próxima terça-feira e ficarão expostas até final de outubro. Em novembro, todos os corações seguem para o Instituto do Coração de São Paulo, quando a instituição celebra 40 anos.

Doenças cardiovasculares têm números alarmantes

Em 2016, a OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgou que 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. É a causa número um em óbitos em todo planeta e 75% das mortes ocorrem em países de baixa e média renda. 
No Brasil, as doenças cardiovasculares também são as que mais matam pessoas anualmente. Em 2016, elas foram as causas da morte de cerca de 350 mil brasileiros. As pesquisas, revelam ainda, que cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão, um fator de risco para doenças cardiovasculares que causam o dobro de mortes do que todos os tipos de cânceres juntos.

Programação e agenda

A agenda da exposição Siga seu Coração e Tome uma Atitude inclui mini-palestras com dicas e orientações de como é possível prevenir as causas das doenças cardiovasculares. Outro ponto importante do projeto é convidar as escolas que ficam próximas aos locais de exposição das esculturas para que organizem visitações dos alunos ou que promovam atividades lúdicas alusivas aos cuidados com o coração. Para as escolas que aderirem o Instituto Lado a Lado pela Vida fornecerá material informativo sobre o tema.    

Além da prevenção, o Instituto Lado a Lado pela Vida leva anualmente o debate para as esferas governamentais, por meio das causas que defende para incentivar a criação de novas políticas públicas em prol da saúde dos cidadãos, como por exemplo o desenvolvimento de projetos e programas direcionados à redução de mortes por doenças cardiovasculares, por uma linha de cuidados para a saúde do homem, pela segurança medicamentosa dos pacientes, a saúde da mulher, entre outras.  Além disso, o papel dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente lidando diretamente com o paciente cardiovascular, é outro destaque dos debates anuais, para que novas práticas e treinamentos ajudem o profissional no atendimento desses cidadãos.

Aprovado projeto que coíbe fura-fila na saúde estadual

Saúde atualizada
Atualização diária 30 de agosto de 2017
NOTÍCIAS
Aprovado projeto que coíbe fura-fila na saúde estadual
Aprovado projeto que coíbe fura-fila na saúde estadual ... informações deverão ser atualizadas semanalmente pela Secretaria Estadual da Saúde.
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
ATUALIZADA - No lugar de Temer, Maia aposta em pauta nacional
ATUALIZADA - No lugar de Temer, Maia aposta em pauta nacional ... e a alteração da lei dos planos de saúde, permitindo que Estados e municípios ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Aposte na beterraba, ela pode impulsionar seu treino


CONHEÇA 4 DICAS DE COMO ESTE SUPERALIMENTO, ALIADO A UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, PODE MELHORAR OS RESULTADOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS
Todo mundo tem uma rotina pré-treino. Algumas incluem montar uma playlist perfeita, outras fazer alongamentos antes das atividades. Mas uma pesquisa recente mostrou que o suco de beterraba deveria ser incluído nessa rotina. Esse  vegetal contém diversos nutrientes e oferece benefícios ótimos para a nossa saúde.
Veja quatro maneiras de como a beterraba pode ajudar a melhorar o treino:
1. Ela pode ajudar os músculos a obter oxigênio mais rápido
O estudo publicado no American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology1 mostra que o suco de beterraba diminui o esforço que o coração precisa fazer para levar sangue e oxigênio até os músculos durante os exercícios físicos. “Isso acontece porque a beterraba é uma excelente fonte de nitratos naturais, que o corpo converte em óxido nítrico, um composto que dilata os vasos sanguíneos e ajuda a diminuir a pressão arterial. Isso significa que você pode treinar pesado por mais tempo sem sentir fadiga”, explica Patricia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.
2. Pode dar uma “forcinha” a mais
Os fãs de exercícios cardiovasculares não são os únicos atletas que deveriam se aproximar da beterraba. “Ao aumentar o fluxo sanguíneo dirigido para os músculos trabalhados, os nitratos da beterraba podem ajudar as pessoas que fazem musculação a conseguir o “inchaço” muscular desejado durante o treino”, conta Patrícia Ruffo.
3. Melhora a eficiência de sua oxigenação
Os nitratos da beterraba diminuem o volume de oxigênio necessário para realizar uma atividade física. Isso requer menos esforço do sistema cardiorrespiratório para fornecer oxigênio aos músculos durante a atividade física. Portanto, com a beterraba é possível reduzir de 1 a 2% o tempo de corrida de 5 quilômetros2.
4. Pode ajudar a acelerar a recuperação no pós-treino
Os pigmentos naturais responsáveis pela cor da beterraba, chamados betacianina, têm uma poderosa atividade anti-inflamatória e antioxidante3. E em 2016, um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology4 mostrou que a beterraba ajuda a diminuir a dor muscular e acelera a recuperação de atletas após um circuito de exercícios intensos de salto.

Referências:
1.        Jae-Suk Lee, Charles L. Stebbins, Eunji Jung, Hosung Nho, Jong-Kyung Kim, Myoung-Jei Chang, Hyun-Min Choi. Effects of chronic dietary nitrate supplementation on the hemodynamic response to dynamic exercise. American Journal of Physiology - Regulatory, Integrative and Comparative Physiology published 1 September 2015 Vol. 309 no.  5, R459-R466 DOI: 10.1152/ajpregu.00099.2015. Published in http://ajpregu.physiology.org/content/309/5/R459
2.        Wylie LJ, Kelly J, Bailey SJ, Blackwell JR, Skiba PF, Winyard PG, Jeukendrup AE, Vanhatalo A, Jones AM. Journal of Applied Physiology. Beetroot juice and exercise: pharmacodynamic and dose-response relationships. [acesso em 3 de fevereiro de 2017]. 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23640589
3.        Tom Clifford, Glyn Howatson,Daniel J. West, Emma J. Stevenson. Nutrients. The Potential Benefits of Red Beetroot Supplementation in Health and Disease. [acesso em 3 de fevereiro de 2017]. 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4425174/
4.        Clifford T, Bell O, West DJ, Howatson G, Stevenson EJ. European Journal of Applied Physiology. The effects of beetroot juice supplementation on indices of muscle damage following eccentric exercise. [acesso em 3 de fevereiro de 2017]. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26537365

Mua preparada: Primeira-dama Marcela Temer 'tropeça' ao discursar em evento

polticia nacional
Atualização diária 30 de agosto de 2017
NOTÍCIAS
Proposta que institui Política Nacional da Erva-Mate pode ser votada na CRA
Está em análise na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) o projeto que implementa a Política Nacional da Erva-Mate. O objetivo da ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Eunício Oliveira encerra sessão após 10 horas no Congresso Nacional
Após dez horas de deliberações, o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), encerrou a sessão para análise de ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Primeira-dama Marcela Temer 'tropeça' ao discursar em evento
Hoje é um dia muito especial. O Dia Nacional do Voluntariado", disse Marcela, que adotou um visual mais despojado: usava camiseta regata verde.
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Sem acordo, Reforma Política pode não avançar na Câmara
Líderes dos principais partidos governistas e de oposição se reuniram, ontem, para discutir a Reforma Política, mas, novamente, não houve acordo ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Moedas pede Europa mais firme nos direitos humanos e aponta PSD como exemplo de tolerância
... por exemplo, a pena de morte, Carlos Moedas escusou-se a falar sobre casos concretos de política nacional, mas disse não ter "nenhuma dúvida" ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Mandetta sugere primeiro estudo de incidência nacional da doença celíaca
“A ideia, a princípio é condensar e fazer um projeto consolidado com a política nacional para a doença celíaca”, afirma. “É preciso contemplar todos ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde