Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Vamos falar de Endometriose?

Saiba mais sobre uma das doenças
que mais acomete as mulheres
Por Denise Gomes
Segundo calendário oficial do Ministério da Saúde, em 07 de maio, comemoramos o Dia Internacional da Luta contra a Endometriose. Uma doença crônica que acomete aproximadamente 15% das mulheres em idade fértil no Brasil. A maioria das pessoas já ouviu sobre a doença, porém percebo que muitas pacientes não sabem realmente quão séria ela é e a necessidade de tratamento.
A Endometriose ocorre quando há um excesso de células que deveriam ficar restritas à camada interna no útero, e acabam saindo do órgão podendo se alojar na parede externa, nas trompas, nos ovários, na bexiga e até mesmo no intestino. A doença pode surgir desde a primeira menstruação, porém infelizmente muitas vezes temos o diagnóstico tardio, ocasionando um processo inflamatório nesses órgãos.
Não há uma causa específica para que alguém desenvolva a doença, mas é possível afirmar que há um componente genético importante, pois é mais frequente em mulheres cujas mães ou irmãs também possuam. A doença tem sintomas diferentes sendo os principais os relacionados ao local da dor que pode ser: no abdome, na pelve, na lombar, ao evacuar, ao urinar e em relação sexual. As dores tendem a ser mais intensas no período menstrual e quanto ao fluxo, esse pode ser mais intenso e prolongado. Outros sintomas comuns são a dificuldade para engravidar e até mesmo infertilidade.
O diagnóstico deve ser o mais precoce possível, e para fazê-lo precisamos ouvir muito bem as queixas de cada paciente, fazer um bom exame físico e, podemos usar de métodos complementares como marcadores sanguíneos, ultrassom pélvico (preferencialmente feito com preparo intestinal), ressonância magnética ou até mesmo por laparoscopia.
O tratamento é muito importante, bem como o acompanhamento prolongado. Temos duas modalidades terapêuticas principais, a que envolve uso de medicações analgésicas e hormônios, e a cirúrgica, que pode ser feita por laparoscopia ou cirurgia aberta, visando eliminar os focos de endometriose.
No entanto, uma das principais armas que temos contra a doença é a prevenção por meio de um estilo de vida mais saudável. Está comprovado que a prática regular de atividade física, aliado a uma alimentação saudável, evitando excessos de álcool, cafeína, gorduras saturadas e açucares, com reforçada ingestão de fibras, Ômega 3 e vitamina C, pode ajudar muito no controle dos sintomas e evolução da doença.

oftalmologia

oftalmologia

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS ESTREIA CAMPANHA POR SOLIDARIEDADE ÀS POPULAÇÕES VULNERÁVEIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19


Com criação da agência Repense, campanha da organização humanitária busca novos doadores para apoiar as ações de atendimento às pessoas em situação de rua, refugiados e moradores de áreas de conflito 

São Paulo, maio de 2020 - A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) faz um chamado à solidariedade no combate à pandemia do novo Coronavírus em uma nova campanha com veiculação em canais de TV por assinatura. Além de sensibilizar a população sobre a situação dos mais vulneráveis, o objetivo da comunicação é captar novos doadores para as diferentes ações da organização que estão na linha de frente de combate ao COVID-19.  

No Brasil, o trabalho de MSF para resposta à pandemia de Covid-19 inclui uma série de iniciativas e atendimentos com equipes presentes em São Paulo, que até agora concentra o maior número de casos do País, e em Boa Vista (Roraima), localidade com uma população significativa de migrantes vivendo em situação precária. 

Ainda de acordo com a entidade, estão sendo realizados os preparativos finais para que a organização comece a atuar no Rio de Janeiro (RJ), com foco na população vulnerável. Uma equipe de MSF também foi enviada à cidade de Manaus (AM) para avaliar como contribuir com os esforços locais de combate ao novo coronavírus.

Com criação da agência Repense, o filme de 60 segundos de duração traz a médica Júnia Cajazeiro, do Médicos Sem Fronteiras, destacando a experiência da organização no combate às epidemias como a do Ebola e do Sarampo e fazendo um chamado urgente sobre a importância de atender as pessoas mais vulneráveis do mundo no tratamento da Covid-19 e de outras doenças, como a tuberculose. Assista o filme completo em https://youtu.be/Cq2xLP7Nf6k .

fitoterapia

fitoterapia

jornal de saude: FISSURA LABIOPALATINA: ESTUDO DO PAPEL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NA DIMINUIÇÃO DOS DANOS AO PACIENTE

jornal de saude

contato para leitura do Jornal de Saúde contato@jornaldeaude.gmail.com 31994460307

Brasil SOS ao Brasil: Gente morrendo por falta de remédio

jornal de saude: FISSURA LABIOPALATINA: ESTUDO DO PAPEL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NA DIMINUIÇÃO DOS DANOS AO PACIENTE

jornal de saude

contato para leitura do Jornal de Saúde contato@jornaldeaude.gmail.com 31994460307

Brasil SOS ao Brasil: Gente morrendo por falta de remédio

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde