Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Não é bruxaria! Descubra o que é o bruxismo e como tratar

Com método exclusivo, fisioterapeuta alivia os sintomas e previne a piora do quadro
Apesar do nome lembrar bruxaria, o bruxismo é uma desordem funcional que provoca o ranger e o apertamento dos dentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial tem a anomalia e, no Brasil, o índice é ainda maior do que a média global: quatro entre cada dez brasileiros.
O distúrbio pode ocorrer por estresse, ansiedade, ou até mesmo pode ser considerado como um ato involuntário, e é mais incidente durante o período de sono. Por esse motivo, há uma dificuldade do próprio paciente notar que tem esse transtorno. Os principais sintomas relatados são fortes dores na cabeça, dor ao mastigar, incômodos no pescoço, alterações no sono e na saúde bucal. Como consequência, o bruxismo provoca desgaste dos dentes e alterações no tecido da gengiva.
Um dos métodos inovadores para tratar o bruxismo e amenizar os sintomas é a fisioterapia. A Dra. Fabiana Oliveira é especialista DTM (disfunção temporomandibular) e dor orofacial e explica como o tratamento pode ajudar: “A fisioterapia entra nestes casos para diminuir a inflamação e aliviar a tensão muscular”.
Os exercícios e recursos terapêuticos ajudam a relaxar a musculatura da face e melhoram os movimentos da mandíbula.
Porém, os casos mais graves podem gerar problemas na ATM (articulação temporomandibular), causando uma falha na articulação que liga o maxilar à mandíbula. Nessa situação é provável que o paciente tenha que se submeter ao tratamento cirúrgico.
Para acelerar o tempo de recuperação da cirurgia e minimizar possíveis dores e desconforto, a Dra. Fabiana também realiza procedimentos pré, intra e pós operatórios como: bandagem, eletroterapia, laser entre outros.
Apesar de ser algo comum, ao ser diagnosticado e saber que terá que se submeter a cirurgia o paciente pode ficar preocupado, mas segundo a Dra. Fabiana não é preciso ter medo. “O procedimento é simples e minimamente invasivo. Com um bom atendimento pré operatório e uma equipe de confiança, a evolução do pós operatório será muito tranquila”, afirma.

Cirurgia no maxilar pode melhorar qualidade de vida de 10 milhões de brasileiros, afirma pesquisa



Para solucionar corretamente o problema, é necessária a orientação de um cirurgião bucomaxilofacial cujo diagnóstico é feito através de uma avaliação clínica


Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, estima-se que aproximadamente 10 milhões de brasileiros necessitam de cirurgia nos maxilares. O procedimento visa corrigir problemas funcionais graves, como enxaquecas, apneia, dores na musculatura da face, e de mastigação incorreta, além de melhorar a estética e consequentemente a autoestima.


O cirurgião bucomaxilofacial, é o profissional indicado para detectar com exatidão, a necessidade de correção no posicionamento do queixo, traumatismos e, deformidades faciais, bem como correções cirúrgicas para melhorias funcionais da cavidade bucal, e face.

Hoje, dia 13 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional do Cirurgião Bucomaxilofacial, e entrevistamos o Dr. Sylvio Vivone, sócio do Instituto Vivone,  clínica com sede em São Paulo, que possui residência em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pelo Hospital das Clínicas da USP (HCFMUSP). Com amplo conhecimento sobre patologias maxilofaciais, Vivone explica os detalhes da profissão e seus procedimentos.

Quais os limites de atuação do profissional de bucomaxilofacial? A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crâniofaciais associadas. A área anatômica e o limite de atuação do cirurgião bucomaxilofacial corresponde a região superior ao osso hióide, que fica posicionado na região do pescoço e se estende até a região da glabela, ponto acima do nariz próximo à sobrancelha.

Que doenças maxilofacial existentes podem ser resolvidas através desta especialidade? São diversas as áreas de atuação do cirurgião bucomaxilofacial, abrangendo desde traumas em face decorrentes de acidentes automobilístico ou casos de violência onde há agressões na região da face, como tiros, facadas e socos. O cirurgião bucomaxilofacial realiza também cirurgias funcionais como a cirurgia ortognática ou cirurgias para remoção de tumores nos maxilares. Abaixo listamos algumas alterações que tratamos: cirurgia ortognática, diagnóstico e tratamento cirúrgico de cistos e tumores, doenças das glândulas salivares, doenças da articulação temporomandibular (DTM), malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares.

Todos os procedimentos são necessariamente cirúrgicos? Não, nem todos os casos necessitam de abordagens cirúrgicas. Alguns só demandam acompanhamento e outros tratamentos clínicos ambulatoriais.
Como, por exemplo, as DTM’s (disfunção temporomandibular), doença onde geralmente o paciente apresenta quadros de dor de cabeça, sensação de cansaço no rosto, dificuldade para mastigar. Se seguirmos a literatura, vemos que o número de casos que realmente necessitam de cirurgia em DTM’s, não chega a 5% do total. Ou seja, o tratamento clínico conservador é mandatório nesses casos, apresentando muitas vezes o desaparecimento dos sintomas.

Como é realizado o diagnóstico para estudo de uma alteração funcional e/ou estética? Existem alguns exames que podem ser solicitados para um melhor diagnóstico do caso, porém é fundamental o olho clínico do profissional. A partir de uma análise facial, é possível notar quais alterações o paciente tem, se trata de alterações dentais ou alterações ósseas. Após essa avaliação, seguimos com os exames de imagem, como tomografias de face, ressonância nuclear magnética, cintilografia óssea ou documentação ortodôntica com traçado cefalométrico. Após analisar os exames solicitados, juntamos as informações com os dados da análise facial, e conseguimos ter um bom diagnóstico com perspectivas de tratamento.  

O bucomaxilar e o paciente estão sempre de acordo, quanto à solicitação feita? Muitas vezes as expectativas não correspondem. Atendemos diversos pacientes que contam que tinham uma expectativa x e o cirurgião não correspondia a ela. Quando penso em tratar pacientes, principalmente os de deformidade dentofacial, sempre procuro inverter a situação e perguntar para o paciente o que ele busca. Se não está feliz com a posição dos maxilares, o que poderia ser alterado, como ele gostaria de ficar. A partir daí, sempre tento juntar as informações e mostrar a ele o que é ou não possível de se realizar, e o que apresenta resultados mais próximos ao que ele deseja. Nem sempre é possível realizar o que o paciente deseja, nesses casos, devemos sempre mostrar o que a ciência permite e até onde conseguimos chegar, para não criar falsas expectativas. Acredito que seja muito importante ao paciente conhecer o seu diagnóstico e suas possibilidades de tratamento, com os possíveis resultados, isso gera uma maior segurança no paciente quanto ao tratamento.

Quais os avanços mais significativos da área nos últimos cinco anos? Com certeza o avanço mais significativo na especialidade nos últimos anos no Brasil, foi o acesso aos planejamentos virtuais. O planejamento virtual consiste em realizar um exame de imagem do paciente (tomografia computadorizada) e passar esses dados ao computador, em softwares específicos de manipulação. Com tais dados no computador, somados a análise facial do paciente, é possível realizar o planejamento do ato cirúrgico, como quais movimentos devem ser feitos, como devem ser as correções, quais as melhores posições. Com tal tecnologia, fazemos guias cirúrgicos, os quais podemos reproduzir durante o ato cirúrgico, exatamente os movimentos que programamos no computador.  

Existe uma faixa etária pré-determinada que mais busque os tratamentos estéticos? Geralmente em casos de deformidade dentofacial (os pacientes que necessitam de ortognática) os pais dos jovens notam as alterações durante o crescimento e acabam levando-os ao ortodontista. Inicia-se então o processo de preparo cirúrgico. Como estamos falando de adultos jovens, geralmente a faixa de idade que mais procura para cirurgia ortognática é na faixa de 18 há 30 anos. Mesmo com essa faixa de idade, temos pacientes com quase todas as idades, como pacientes de 50, 60 anos.

Quais são os tratamentos estéticos que o Instituto Vivone realiza? A maior quantidade de pacientes que temos em busca de resultados funcionais e estéticos são os pacientes de deformidades dentofaciais. No geral, eles buscam com maior frequência os tratamentos ortodônticos, para um sorriso mais harmônico, com melhor posicionamento dos dentes. Consequentemente temos uma parte desses pacientes que não é possível fazer a correção da má oclusão e da deformidade só com ortodontia, são os casos cirúrgicos, que necessitam de um melhor posicionamento ósseo. Realizamos ainda, tratamentos onde os pacientes querem mudar a cor dos dentes, deixando-os mais claros, ou com formas mais bonitas, no caso as lentes de contato. Realizamos no instituto praticamente todos os tratamentos odontológicos que visam manter uma harmonia no sorriso do paciente, podendo ser desde casos mais invasivos como as cirurgias ortognática, mentoplastia, bichectomia, quanto menos invasivo como clareamento, lentes de contato, e gengivoplastia.

Existe uma idade mínima e a idade máxima para intervenções estéticas recomendáveis? Não temos uma idade mínima ou máxima para intervenções. Cada caso é um caso e deve ser avaliado separadamente. No geral, orientamos realizar procedimentos após a formação completa, após o período de crescimento. Um jovem que teve um trauma em face, ocasionando o escurecimento de um dente, não é adequado realizar os procedimentos estéticos para que ele possa voltar a sorrir novamente? Quanto a idade máxima, irá variar conforme as condições clínicas do paciente. No caso do paciente que não tenha nenhuma restrição clínica, ou nenhuma doença de base que impossibilite o tratamento proposto, este poderá ser realizado.

Qual o índice de satisfação dos pacientes ao final do tratamento? Não temos um dado preciso quanto a um índice, porém, na nossa vivência vemos grande parte dos nossos pacientes muito satisfeitos com os resultados. Sempre conversamos muito com os pacientes do que é e do que não é possível no caso dele, e a partir daí, não criamos falsas expectativas. Contatando com bom diagnóstico e um plano de tratamento adequado, a satisfação do paciente é grande.

Algum(a) paciente já apareceu solicitando um determinado tipo de rosto, de celebridades, por exemplo? Já houve alguns casos sim, de trazerem fotos ou mencionar como gostaria que ficasse o rosto. Sempre nos baseamos nos desejos dos pacientes, e a partir de tal informação fazemos o planejamento. Nem sempre é possível atingir o resultado que se espera, temos que lembrar que existem biótipos e padrões raciais, os quais não dão para ser alterados. O grande ponto é sempre ser transparente com seu cliente/paciente, mostrando os caminhos que podemos tomar e os possíveis resultados de cada caminho.  

Lembrando que para qualquer tipo de cirurgia, é necessário sempre procurar um especialista da área com experiência. O ideal é que o paciente busque por referências e peça para olhar casos já atendidos similares para completo sucesso.

Perda de dentes na população adulta

xPesquisa do IBGE aponta que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5%, acima dos 60 anos já perderam todos

Quem nunca teve medo de perder um dente? As consequências são muitas, dentre elas, a aparência fica pior, conseguir emprego fica mais difícil, o namoro e até mesmo o casamento podem acabar, o tom de voz fica diferente, a autoestima fica abalada e o convívio no dia a dia torna-se um problema. A perda de dentes é o segundo fator que mais prejudica a qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos, segundo dados de pesquisa que ouviu 600 latino-americanos, entre eles 151 brasileiros. O estudo “Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança”, feito pela Edelman Insights, enfatiza ainda que, para 32% dos entrevistados, a perda de dentes os impede de ter um estilo de vida saudável e produtivo.

No Brasil, de acordo com dados do IBGE e Ibope, cerca de 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco delas tem entre 25 e 44 anos de idade. A pesquisa destaca também que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos.
De acordo com o oral designer, Telmo Santos, a ida regularmente ao dentista é de extrema importância, principalmente para evitar a perda dos dentes. E se isso ocorrer, a odontologia dispõe de diversos tratamentos para sanar esse problema. “Temos uma grande procura na área da implantodontia, que a cada dia apresenta novos produtos de excelentes qualidades, permitindo tratamentos menos evasivos e com mais precisão”, diz.
De um modo geral, a cirurgia de implante dental pode ser definida como um procedimento de colocação de parafusos cirúrgicos de titânio no interior da estrutura óssea da boca do paciente, e essa estrutura irá substituir a raiz original. “Indicado para pessoas que perderam de um, mais ou todos os dentes, seja por algum tipo de doença na boca ou um acidente, o procedimento pode contribuir consideravelmente para a saúde e a estética das pessoas”, explica Telmo Santos.

Os benefícios da Cúrcuma para o organismo


Fotoquímico possui imenso potencial anticancerígeno e contribui na regulação de proteínas envolvidas em vias bioquímicas do câncer

Curcuma longa L., também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta nativa da Ásia e tem no rizoma sua parte utilizável. Pode ser usada na área cosmética, têxtil, de alimentos e medicinal, atuando na prevenção e paliação de doenças.

Resultado de imagem para foto de curcumaRelatos na literatura associam o consumo da cúrcuma a benefícios relacionados às doenças biliares e hepáticas, à redução do colesterol, à melhora da cicatrização e a efeitos anti-inflamatórios, antitumorais e antiproliferativos a diversos tipos de tumores. Tais efeitos são possíveis graças à ação do principal composto bioativo da cúrcuma, a curcumina, responsável pela coloração característica do açafrão-da-terra.

A curcumina é um fitoquímico com imenso potencial anticancerígeno e que contribui na regulação de proteínas envolvidas em vias bioquímicas do câncer. Além de inibir a migração de células tumorais para outros tecidos, a curcumina também contribui para que células com potencial cancerígeno sofram um processo denominado apoptose, isto é, a morte programada de uma célula em razão de esta estar lesionada.

Segundo Caroline Guerreiro, nutricionista consultora da Naiak, tal fenômeno ocorre diariamente em nosso organismo e é essencial para protegê-lo de possíveis mutações malignas que poderiam vir a desenvolver neoplasias. Alguns estudos ressaltam, ainda, que a curcumina tem habilidade para atuar como quimioprotetor na formação de metástases, sobretudo, em tumores de mama. 

Além da curcumina apresentar benefícios ao organismo, sua administração é considerada segura e com baixo risco de toxicidade aos seres humanos. No entanto, quando ingerido, este bioativo é mal-absorvido, rapidamente metabolizado e eliminado pelo organismo, limitando, assim, sua eficácia. Nesse sentido, uma estratégia para potencializar a absorção é consumi-la juntamente com outros ativos, como a piperina, presente em variedades de pimenta-preta.

Com a capacidade de regular simultaneamente diversas vias metabólicas afetando, consequentemente, inúmeras moléculas no corpo, a curcumina tem potencial nutracêutico tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças complexas, como o câncer; e consumi-la regularmente pode agregar densidade nutricional na dieta e contribuir para a saúde geral do organismo.

COMO DESCOBRIR SE 90% DOS HOMICÍDIOS SEQUER SÃO INVESTIGADOS E A DITADURA CRIA É ESQUADRÃO DA MORTE

COMO DESCOBRIR SE 90% DOS HOMICÍDIOS SEQUER SÃO INVESTIGADOS E A DITADURA CRIA É ESQUADRÃO DA MORTE
Resultado de imagem para MARIELE FOTOS
Em palestra para algumas mulheres e minutos antes de ser barbaramente assassinada com seu motorista


A ideia de milícia vem da ditadura militar, aperfeiçoou-se, nem os militares quiseram, fizeram política, apontaram que era crime político, grande coisa, saber isso. E não prenderam ninguém, nem para interrogatório, pelo contrário protegeram o principal suspeito de ter participado como mandante e tampouco esclareceram a morte de assessore de deputado e vereador que provavelmente tinha participado da chacina da vereadora Mariele e Anderson, motorista dela.
É vergonhoso que o exército agora volta ao poder através do ãos ãos quem manda é o capitão, e al, al, al quem ferra é o general e el, el, el que prende é o coronel.
Já estão comandando, via autorização de Lei, ainda nem votada, grupos de extermínio dentro da Polícia Militar, como o Esquadrão da Morte, que foram os primórdios das milícias modernas que trabalhavam para empresários poderosos e grupos de repressão a "comunistas". Tudo como hoje, no Brasil, não há justiça, aqui existe CRIME PERFEITO. A vergonha, matam juiz, jornalista, vereadora e 90% dos crimes de homicídios no Brasil, sequer são investigados. Como o de Mariele, de um governo homofóbico,  anti comunista, ideologia, um governo de ideia fixa, vai se esforçar, qual nada, querem é a ditadura, o fascismo.

Estar com a vacinação em dia é importante para crianças e adultos

Todas as doenças
Atualização diária  13 de fevereiro de 2019
NOTÍCIAS
Estar com a vacinação em dia é importante para crianças e adultos
Algumas doenças podem e devem ser prevenidas mesmo na vida adulta. ... “Não são todas as doenças, mas para as que existem, é importante ter ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Facebook pressionado para pôr fim a grupos anti-vacinação na rede social
... milhões de dólares, que pretende "curar todas as doenças", sendo um dos principais objetivos desta missão o desenvolvimento de novas vacinas.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Vacina contra febre aftosa será reduzida de 5 ml para 2 ml

Vacinas
Atualização diária  13 de fevereiro de 2019
NOTÍCIAS
Vacina contra febre aftosa será reduzida de 5 ml para 2 ml
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão responsável pela gestão da campanha de vacinação e fiscalização do comércio de vacinas no ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Estar com a vacinação em dia é importante para crianças e adultos
Você sabia que estar em dia com as vacinas não é assunto apenas para as crianças? Algumas doenças podem e devem ser prevenidas mesmo na ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Cescage construirá fábrica de vacinas para animais
Inicialmente, o Cescage conseguiu a representação para fornecer remédios e vacinas desta empresa em todo o Brasil, e futuramente a expectativa ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Facebook pressionado para pôr fim a grupos anti-vacinação na rede social
Vários médicos estão a exigir ao Facebook que ponha fim a grupos anti-vacinas que operam na rede social e onde publicam e difundem informação ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Congo: mulheres e crianças trocam sexo por vacinas contra o Ebola
O governo reconheceu que além dos relatos de que as mulheres recebiam vacinas em troca de sexo, rumores circularam nas mídias sociais de que ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Epidemia de sarampo mata ao menos 70 nas Filipinas
... mais recentes surtos do vírus altamente contagioso que levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a apontar a hesitação frente a vacinação, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Emissão do Certificado Internacional de Vacinação passa a ser totalmente digital
O Paraguai e Argentina continuam não exigindo o certificado internacional de vacinação para brasileiros que entram nesses países via Foz do ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Com a proximidade do Carnaval, procura para vacinação contra a febre amarela segue em alta
Entre os dias 4 e 8 de fevereiro, mais de 5,8 mil doses de vacina contra a febre amarela foram aplicadas por dia, em Curitiba, segundo a Secretaria ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Raiva no Cuando Cubango provoca vítimas mortais
De acordo com Manuel Cassanga, a vacina contra a raiva é uma medida eficaz, vantajosa e económica para a prevenção da enfermidade, pois o ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde