Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Psoríase Brasil realiza Campanha do Dia Mundial 2018


A Associação de Pacientes realiza ações no País para conscientizar população e buscar soluções da rede pública de saúde

Dia 29 de outubro comemora-se internacinalmente o Dia Mundial da Psoríase. A Psoríase Brasil, associação sem fins lucrativos, realiza ações em todo o Brasil para conscientizar sobre a doença e buscar apoio e comprometimento do SUS com a oferta de tratamento adequado aos pacientes. A Associação ajudou a criar três Frentes Parlamentares, no Brasil, pela Psoríase e Artrite Psoriásica. Congresso Nacional (DF) e as Câmaras de Vereadores de Porto Alegre (RS) e Esteio (RS) têm parlamentares apoioando a causa e buscando melhorar as políticas púbicas à doença. Entre as últimas conquistas da Psoríase Brasil e das frentes parlamentares está a indicação do Ministério da Saúde de inclusão de medicamentos biológicos no atendimento pelo SUS. A definição da CONITEC saiu em outubro e foi um trabalho árduo de pressão sobre o Ministério da Saúde para sua inclusão. Os biológicos são medicamentos de última geração e, pelo alto custo, havia resistência do poder público de incorporá-los no protocolo de tratamento da doença.


.
Cidades como Brasília (DF), Porto Alegre, Vale do Rio Pardo (RS), Recife (PE), Maringá (PR), São Paulo (SP), Esteio (RS), entre outras, terão atividades. Em Brasília, a ação nacional será no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, dias 07 e 08 de novembro. Na ocasião, a equipe vai conversar com o público, distribuir materiais informativos e projetar dados em telão instalado no local. Na capital federal, a Psoríase Brasil realiza café da manhã de abertura do Dia Mundial, em 07/10, reunindo membros das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional (DF), de Porto Alegre (RS) e de Esteio (RS) para balanço de 2018. Na capital gaúcha, a Câmara Municipal está iluminada de verde durante o mês de outubro, realiza exposição sobre a doença e falas na Tribuna, em 29/10. Em Esteio (RS), de 22/10 a 29/10, haverá uma semana de ações de conscientização e atenção a pacientes. Em Santa Cruz do Sul (RS) haverá reunião de pacientes e médicos, em 29/10. No Rio Grande do Norte, um grupo de jovens liderados por uma adolescente de 14 anos faz ações anti bullying e pela informação dia 24/10.

O Dia Mundial da Psoríase foi determinada em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o trabalho pelos pacientes e a busca de políticas públicas para o diagnóstico e o tratamento à doença, que atinge cerca de 125 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que, no Brasil, ao menos 2% da população padeçam com a doença. O mote da Campanha do Dia Mundial da Psoríase 2018 é alertar sobre as comorbidades geradas pela doença. Pessoas com psoríase têm maior risco de desenvolver artrite psoriásica, doenças cardiovasculares, doenças inflamatórias intestinais, diabetes, obesidade, além de outras patologias. Dados apontam que 30% dos pacientes com psoríase são diagnosticados com artrite psoriásica e têm 43% mais chances de apresentar acidente vascular cerebral, além de outras estatísticas de comorbidades severas. Portanto, ao se tratar a psoríase, não se previne apenas as manifestações apresentadas na pele, mas também se diminui o risco de desenvolvimento de doenças graves associadas a ela.


Sobre a  Psoríase Brasil

A União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega associações regionais brasileiras de pacientes com Psoríase. Criada em 2000, em Porto Alegre (RS), a Psoríase Brasil foi oficializada em 2010 e, desde então, passou a ter representatividade nacional e internacional. A entidade tem como parceira a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e, em 2016, constituiu seu Comitê Científico composto por médicos dermatologistas. A Psoríase Brasil realiza trabalho de advocacy em prol dos pacientes e pela implementação da Resolução da OMS que, em maio de 2014, reconheceu a psoríase como uma doença grave, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual não existe cura. Entre 2017 e 2018, a entidade constituiu três frentes parlamentares para lutar pela causa, duas municipais, em Porto Alegre (RS) e Esteio (RS) e uma nacional, com deputados e senadores. Este ano, a Psoríase Brasil iniciou projeto de capacitação a médicos e agentes públicos de saúde, a primeira cidade que recebe o projeto piloto é Esteio (RS).

Sobre a Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, sistêmica, de base genética, não contagiosa, geralmente aparece nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo. A manifestação ocorre com mais incidência entre 20 e 40 anos, mas também pode se manifestar em outras faixas-etárias. Pessoas com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriásica, causando mutilações e desfiguração. Diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão são comumente diagnosticadas nos pacientes com psoríase. Para a OMS a psoríase é um problema de saúde pública.

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde