Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Brincar, imaginar e criar



*Heloíse Martins Machado e Verônica Gigliolli de Araújo

A brincadeira faz parte do cotidiano das crianças ainda no berço e ajuda no desenvolvimento cognitivo e social. Desde cedo, bebês brincam com o próprio corpo, mexendo as mãos e pés, experimentando texturas ou movimentando-se para alcançar algum objeto próximo. Assim, o brincar desperta a atenção e possibilita o contato com o mundo, além de ser fonte de[aprendizado físico, motor e social.

Pode parecer uma tarefa fácil, mas brincar exige esforço, concentração, criatividade, movimento, raciocínio e muita imaginação, que é constituída por novas ideias que ligam a fantasia à realidade em mundo próprio da infância. Experiências vivenciadas no mundo real combinadas com fantasias da imaginação propiciam um vasto leque de criação para as crianças. Por consequência, quanto maior for a variedade de experiências, maior será a possibilidade de atividades criadoras e imaginativas.

Para que o interesse pela atividade criadora e a capacidade criativa não se perca, é necessário que todo o trabalho relacionado ao desenvolvimento da criatividade, percepção, observação e imaginação infantil sempre esteja relacionado às atividades de caráter lúdico, como por exemplo, as brincadeiras. Ou seja, aprender brincando é a melhor opção para crianças de todas as idades. Dentre seus benefícios, destacamos o favorecimento ao desenvolvimento da linguagem, pois, por meio da brincadeira, a criança cria possibilidades de interação com objetos, amigos ou até mesmo sozinha. Também aprende a lidar com emoções, negociar, desenvolver a empatia, cooperação e resiliência, todas habilidades essenciais para o desenvolvimento.

O brincar faz parte da construção de conhecimentos e da própria identidade da criança, uma vez que é alimentado por um contexto gerador de criatividade. Experimentando e testando, os pequenos vão selecionando preferências, gostos e oportunidades para explorar o que vivenciam. Assim, o trabalho pedagógico deve oportunizar momentos de criação e de imaginação por meio das brincadeiras, mas também compreender que o ato de brincar pode ser espontâneo ou partir da tentativa de reprodução da ação do adulto. O que reforça a importância dos bons exemplos vindos dos adultos próximos. Mas é importante lembrar sempre que é o educador que tecerá os fios que irão conduzir as suas práticas, abrindo caminhos e realizando percursos na tentativa de criar um olhar-lugar diferente e singular às infâncias.

Então, vamos brincar, imaginar e criar?

*Heloíse Martins Machado, é pedagoga e professora no Colégio Marista de Maringá.
Verônica Gigliolli de Araújo, é pedagoga com especialização em Neuropsicopedagogia e professora no Colégio Marista de Maringá.


Enxaqueca crônica não é frescura, é doença


Quantas vezes você já ouviu “Você não veio trabalhar só porque estava com dor de cabeça”? Só quem vive constantemente com esta dor sabe o quanto ela é debilitante – tanto que a enxaqueca crônica já é categorizada como classe 7 de incapacidade, junto com psicose ativa, demência e tetraplegia, segundo a Organização Mundial de Saúde.


Tão ruim quanto a dor e a limitação das atividades causadas por ela é o julgamento de familiares e colegas de trabalho que subestimam seus efeitos como se os enxaquecosos estivessem supervalorizando seu sofrimento.
“A doença se torna incapacitante porque além da forte dor, ela geralmente vem acompanhada de outros sintomas como enjoo, vômito e sensibilidade à luz, movimento, som e cheiro”, explica o Dr. João Segundo (CRM PI-4053), neurologista de Teresina e especialista em dor pela USP de Ribeirão Preto.

Atualmente, a enxaqueca crônica atinge entre 1 e 3%  da população mundial¹, mas a grande maioria da população não tem conhecimento da grandiosidade do problema, seja em termos individuais, seja em termos coletivos, quando somamos as perdas das atividades para todos os envolvidos. Por isso, informar-se e informar ao próximo sobre a natureza da enxaqueca crônica é importante para desmistificar a doença e gerar empatia e também para a promoção de melhores condições de tratamento.

Nos casos específicos para justificar a ausência do trabalho, o seu neurologista é peça importante. Você pode solicitar um relatório sobre o seu caso, onde ele irá esclarecer seus sintomas, características da dor, condutas que devem ser adotadas, medicamentos prescritos, e assim por diante. Este documento será entregue à empresa junto ao atestado. Além disso, o próprio RH da companhia onde você trabalha pode contatar o médico que te atendeu e requerer o relatório.
No entanto, Dr. João, reforça a necessidade de o paciente aderir fielmente aos tratamentos propostos pelo neurologista, que embora nem sempre apresentem resultados imediatos e precisem ser periodicamente reformulados, sempre vão gerar melhora do quadro como um todo. “Quando o paciente se empenha em seu tratamento consegue ter suas crises reduzidas em intensidade e periodicidade e isso tende a mudar a perspectiva das pessoas que estão a sua volta, inclusive melhorando o convívio dele com a família, colegas de trabalho e empregador”, destaca o médico.
O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.

¹Tackling chronic migraine: current perspectives Journal of Pain Research 2014:7 185–194 Francisco Javier Carod- Artal



Adolescentes e mulheres até os 30 anos apresentam mais nódulos mamários; fique atenta



O fibroadenoma é um tipo de nódulo mamário, também conhecido como tumor benigno

Mamografia 3D detecta 41% mais tumores invasivos que exame tradicional e também ajuda rechamados

O fibroadenoma é um tipo de nódulo mamário, também conhecido como tumor benigno. É mais comum surgir em adolescentes e mulheres até os 30 anos de idade. Seu principal sintoma é a presença de um ou mais caroços com até 3 cm e que podem ser notados facilmente durante a menstruação ou na gravidez, devido ao aumento da produção de hormônio, fazendo com o que nódulo aumente de tamanho.

De acordo com a Dra. Vivian Schivartche - médica radiologista especialista no diagnóstico de câncer de mama do CDB Premium - muitas mulheres confundem o fibroadenoma com o câncer de mama. “ O fibroadenoma é tumor de mama não cancerígeno que ocorre mais frequentemente em mulheres jovens.  Sua forma é parecida com um nódulo firme, com uma forma bem definida e é encontrado facilmente nos exames de mamografias e ultrassons”, explica a médica.

A especialista trouxe algumas curiosidades e explica as principais dúvidas das mulheres sobre o tema:

Fibroadenoma pode virar câncer?
Essa é a maior preocupação entre as mulheres. O risco do fibroadenoma virar um câncer é muito baixo, pois já está comprovado que é um tumor benigno. Tanto que os nódulos que aparecem, podem desaparecer durante o ciclo menstrual. Quando é comprovado um tumor maligno provavelmente não se originou do fibroadenoma. De qualquer modo, é sempre bom se cuidar e realizar a mamografia anualmente, pois o câncer de mama diagnosticado precocemente chega a quase 90% de chance de cura.

Quem não tem histórico de câncer na família, pode “esquecer” do nódulo e considerá-lo inofensivo?

Algumas mulheres imaginam que não tem o risco de desenvolver a doença, só porque ninguém da família teve um dia. Mas pelo contrário, tem que se cuidar igual as outras. Segundo estudo da American Cancer Society, menos de 15% das mulheres com câncer de mama tem algum parente que já foi diagnosticado. A doença pode surgir por diversos fatores, como maus hábitos alimentares, alcoolismo, sedentarismo, tabagismo, etc.

Se a mulher achar um nódulo e ter realizado um exame mamografia recentemente, ela pode esperar o próximo ano para outro exame?

Se isso acontecer, a mulher tem que procurar pelo seu médico. Algumas algumas mamografias não identificam alguns tipos de câncer de primeira, especialmente quando é uma mama densa ou se o nódulo estiver em locais de difícil acesso, como próximo da axila. Por isso, é importante retornar ao médico para uma nova avaliação

Um nódulo descoberto durante o período de amamentação pode ser câncer?

Quando a mulher está amamentando ela tem menos chances de ter câncer de mama. Pois quando o bebê mama, as células mamárias ficam produzindo leite e se multiplicam menos, e isso reduz o risco de contrair a doença.

Diagnóstico eficaz
Segundo estudo publicado na revista científica Journal of the American Medical Association, a mamografia 3D é capaz de detectar 41% mais tumores invasivos do que a mamografia tradicional. Além de ser rápida e simples, ela traz mais comodidade para as pacientes. É realizada de forma semelhante à tradicional e tem como principal objetivo diagnosticar precocemente o câncer de mama e pequenos nódulos, além dos tumores benignos como o  fibroadenoma.

"As mulheres não podem deixar de realizar o exame por conta do incômodo, dor ou receio do diagnóstico. É muito importante realizar os check-ups anuais e caso a mulher encontre um caroço ou algo diferente, buscar orientação de um especialista. A mamografia identifica o fibroadenoma e também pequenos nódulos malignos. Além disso, ela é o único método eficaz para diminuir a incidência de câncer de mama”, finaliza Dra. Vivian.


As propriedades medicinais da goiaba: a saúde no Brasil para além do 'polêmico' Mais Médicos


Surtos e Epidemias
Atualização diária  17 de dezembro de 2018
NOTÍCIAS
As propriedades medicinais da goiaba: a saúde no Brasil para além do 'polêmico' Mais Médicos
Várias cidades do país estão, agora mesmo, sob risco iminente de epidemias de dengue. O verão que se avizinha pode trazer consigo um novo surto ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Depois de um mês, bebê que recebeu coração do filho de ex-goleiro do Cruzeiro tem alta de .


Coração
Atualização diária  17 de dezembro de 2018
NOTÍCIAS
Depois de um mês, bebê que recebeu coração do filho de ex-goleiro do Cruzeiro tem alta de ...
Recebeu alta hospitalar o bebê de apenas um ano que passou por um transplante de coração no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Bombeiro hidráulico é morto com facada no coração após briga em beco no Terra Nova 3
A vítima, de 36 anos, participava de uma festa com amigos no beco do Juruá e teria começado uma discussão com um vizinho, conhecido apenas ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Nuno Markl faz balanço de 2018: "Um obrigadinhos de todo o coração"
Neste domingo, dia 16, Nuno Markl decidiu fazer um balanço profissional de 2018 no Instagram. "Se calhar ainda é cedo, mas dei por mim a juntar as ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
“Obrigadinhos de todo o coração”. Nuno Markl faz balanço do ano
Com o ano a aproximar-se do fim, começaram os balanços de atividade. Nuno Markl já fez o seu. E 2018 correu bem para o humorista e guionista, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Toy abre o coração: “Tive uma namorada que morreu com leucemia aos 15 anos”
A morte da mãe, há 18 anos, foi o mais revés da sua vida, mas o cantor romântico surpreendeu ao revelar que teve uma namorada que morreu aos ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Luciano Camargo se declara para as filhas após apresentação de dança: 'Ocoração do pai não ...
O cantor postou uma foto ao lado da esposa, Flávia Camargo, e das filhas e escreveu: “O coração do papai não aguenta…. Filhas amadas, vcs ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Christian Grey ou Peter Kavinsky? Veja 7 personagens do cinema que fazem a nossa cabeça
Porém, independente do filme, sempre têm aqueles personagens que mexem com a nossa cabeça e fazem o nosso coração bater mais forte.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Previsões para todos os signos: de 17 a 23 de dezembro
Leão – Ouça o seu coração e atenda aos pedidos que ele faz. Ele pode pedir alegria, bem estar e lazer. Para isso você precisa ter alguém ao seu ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Grupo agradece presença de trio da oposição em reunião aberta
Na última quinta-feira, o trio participou de uma reunião aberta organizada pelo grupo “Associação Nacional Tricolor de Coração”, no Flamengo, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Dançando na praia de São Marcos em São Luís do Maranhão
A atividade foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), e executada pelo Instituto Coração Cigano, selecionado por ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde