Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

segunda-feira, 16 de março de 2020

Jornal de Saúde pesquisa: Cuidar dos rins seria prevenir até mesmo o Mal de Alzheimer e problemas neurológicos congênitos

Artigo

Cuidar dos rins seria prevenir até mesmo o Mal de Alzheimer e problemas neurológicos congênitos

Os rins podem se relacionar indiretamente com os sintomas neurológicos, a ênfase, nesse estudo está para o maior problema neurológico recente: Mal de Alzheimer, que afeta a memória recente e remota, perda de tônus muscular, principalmente da face e consequentemente da expressão de alegria, tristeza enfim as emoções.

Qual seria o motivo indicativo para que cientistas aprofundem esse pensamento? Seria em passos práticos a prevenção de doenças, como isso pode ser feito, é bem simples, o histórico familiar, de diabetes e outras disfunções renais familiar indicaria cuidado maior dos descendentes.
Aqueles que negligenciam sinais ou sintomas de problemas renais, e até os que tomam chás e ao persistir o problema não procura tratamento adequado.

E, como através dessa definição científica, de entendimento de todos: “Os rins produzem hormônios, são órgãos endócrinos. Os hormônios chamados eritropoietina estimulam a medula óssea para a produção de glóbulos vermelhos. Os rins produzem enzimas, como a renina que controla a pressão arterial do corpo.”.

Essa afirmação é verdadeira que define quadros de anemia: “o nível insuficiente de ePo (hormônio fabricado pelos rins) é a causa mais comum de anemia em pacientes com insuficiência renal. a ePo diz ao corpo para fabricar células vermelhas do sangue. Quando os rins não fabricam ePo em nível suficiente, o tratamento com eSa pode ajudar.”.
Outra evidência científica, não é mera desconfiança ou especulação de que o mau funcionamento dos rins afetaria a medula e consequentemente o cérebro, seria essa breve definição: “Regulação da função renal

O principal agente regulador do equilíbrio hídrico no corpo humano é o hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise.”.
Essa definição além das acima sobre os rins, principalmente sua produção e estímulo de glóbulos vermelhos no sangue que compõem a medula óssea, sendo que no cérebro temos a massa cinzenta e a massa branca, a maior parte, onde passam os “mecanismos” de ação do cérebro e sua maioria. Problemas nos rins, como: “Insuficiência renal afeta o cérebro.

Há algum tempo se sabe que a insuficiência renal crônica, ou perda progressiva da capacidade dos rins de filtrar o sangue — condição que afeta uma em cada 10 pessoas no Brasil —, pode em alguns casos levar ao desenvolvimento de complicações cognitivas como depressão, perda de memória e demência.”.

Esse estudo, parcial, precisaria como a ciência moderna exige, o exame em mais de 3 mil pacientes com doenças renais para determinar essa influência no cérebro e principalmente no que começou a defender esse despretensioso artigo sobre o Mal de Alzheimer e os rins, sendo que rins bons e em função adequadas, seria prognóstico de que a pessoa não teria problemas com o Mal de Alzheimer ou doenças neurológicas.

Não se pode esquecer o que toda a humanidade moderna que passou a usar o sal, açúcar, condimentos, plantas e a vida sedentária sofre a Hipertensão e a hipotensão. A pressão alta, causada, principalmente, pelo mau funcionamento dos rins. Todos sabem que o sal faz com que haja retenção de líquido no organismo e essa pode prejudicar a função dos rins. Mas, a pressão arterial começa e tem relação também com as emoções e ai a coisa complica mais ainda, porque vai se ouvir muito, a mesma coisa do tratamento da obesidade, como tão pouco e engordo muito, como pode isso? Dos rins vamos ouvir a mesma coisa, quase não como mais comida com sal, evito ao máximo e a minha pressão está sempre alta, como pode isso?

A exemplificação vem desse texto: “Há algum tempo se sabe que a insuficiência renal crônica, ou perda progressiva da capacidade dos rins de filtrar o sangue — condição que afeta uma em cada 10 pessoas no Brasil —, pode em alguns casos levar ao desenvolvimento de complicações cognitivas como depressão, perda de memória e demência. Agora, em um estudo publicado na revista PLoS One, um grupo de pesquisadores brasileiros sugere ter identificado os mecanismos envolvidos neste processo. Em experimentos com modelos animais coordenados pelo farmacologista Cristoforo Scavone, do Laboratório de Neurofarmacologia Molecular no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), eles verificaram que o comprometimento da função renal desencadeia inflamações neurais que podem afetar o funcionamento do cérebro.

Abaixo os autores:

Os médicos e cientistas orientais analisam os rins como o produtor através de sua função ideal de medula e consequentemente do cérebro, tanto da massa cinzenta quanto da massa branca. Parece que isso não é estranho à medicina moderna, porque os glóbulos brancos e vermelhos, ou o Sistema Imunológico. Existem estudos e artigos que os rins e o sistema imunológico dependem um do outro para que tudo funcione bem no organismo. Abaixo mais um trecho de estudo:

RESUMO A hipertensão arterial é um dos maiores fatores de risco a eventos cérebro e cardiovasculares, com alta prevalência na população mundial. Diversos fatores podem conduzir à elevação da pressão arterial; no entanto, estudos recentes têm demonstrado o papel do sistema imune na modulação da pressão e no surgimento da hipertensão.”.
Este é o endereço do artigo de revisão, completo: “http://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/03/881234/rbh_v22n3_93-97.pdf”.

Em resumo, tratar dos rins como se trata dos dentes, seria exagero, mas como se trata da pele, problemas ginecológicos e outros seria recomendado para que tantas doenças e principalmente o Mal de Alzheimer não viesse tão arrebatador e destruidor de cérebro, como ele faz, pelo menos de sua cognição, emoção e outros.

Infelizmente, no Brasil, as pesquisas de plantas medicinais é muito fraca, em investimentos, profissionais existem formados e em formação aos milhares. O Alecrim, não é planta brasileira e sua origem é mediterrânica, ou europeia. O estudo não é considerado científico e nem aceito pela medicina moderna, mas ele, segundo essa publicação contribui para o mal de Alzheimer e outras propriedades, como: estresse cerebral, pressão alta, -olha os rins -, desintoxicação do fígado, leia: “Além disso, as propriedades do alecrim parecem combater o Alzheimer, evitando a perda de memória, mas mais estudos devem ser realizados para que ele possa ser usado na produção de medicamentos contra o Alzheimer. “.

A pergunta e dúvida maior é a de: Como fazer essa prevenção renal adequada no decorrer da vida se nosso cuidado em Saúde, mundial, não se preocupa com isso e o cuidado olha apenas quando o mal já está enraizado.

Marcelo dos Santos – jornalista, terapeuta e pensador livre.




Jornal de Saúde informa: Dia 12 foi o Dia Mundial do Rim, e a indicação é pedir para o médico Exame de Sangue para Creatina e Uréia

 Dia Mundial do Rim enfatiza a prevenção e o tratamento precoce das doenças renais, que acometem cerca de 850 milhões em todo o mundo

* Doença Renal Crônica (DRC) vem sendo a causa de pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano no Brasil, aponta Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)
* De acordo com a SBN, a cada década, o número de pacientes de hemodiálise aumenta 10% no país
 * Por não apresentar sintomas ou poucos e inespecíficos nos estágios iniciais, o diagnóstico da DRC pode só acontecer quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, levando a hemodiálise ou transplante renal.

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção das doenças renais crônicas, no próximo dia 12 de março celebra-se em todo o mundo o Dia Mundial do Rim.
Neste ano, a campanha traz o tema "Saúde dos Rins para Todos" e o slogan "Ame seus rins. Dose sua creatinina". O objetivo da campanha mundial é promover a prevenção das doenças renais, considerando que os casos que necessitam do tratamento de diálise e do transplante aumentam a cada ano.
A Fundação Pró-Rim, instituição atuante em todas as edições da campanha e referência no tratamento das doenças renais, vai promover ações de prevenção e serviços de saúde para a comunidade nas cidades onde possui unidades.
Segundo dados divulgados pela organização do World Kidney Day, responsável pela organização da campanha, estima-se que 850 milhões de pessoas no mundo tenham doenças renais de várias causas. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.
As doenças renais crônicas são condições impactantes para o aumento da mortalidade de outras doenças, em função dos fatores de risco, incluindo as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade e infecções.
As causas e as consequências da doença renal ainda são desconhecidas pela maioria da população. A disseminação das informações sobre a prevenção e do rastreamento das doenças renais devem estar acessíveis.
"A população deve estar atenta ao estilo de vida e o acompanhamento médico, principalmente em casos específicos, como a diabetes e a hipertensão. Adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, fazer a ingestão de água, controlar o tabagismo e a obesidade, são fatores simples que podem prevenir o aparecimento das doenças renais", explica o médico nefrologista e presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.
Dose sua creatinina - A campanha deste ano enfatiza a importância do diagnóstico precoce por meio do exame de creatinina. A doença renal crônica, considerada uma "epidemia silenciosa", na maioria das vezes, chega de forma lenta, progressiva e quase sem sintomas. Para que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, é muito importante a realização do exame de creatinina, feito pelo exame de sangue.
"Quando for fazer os exames de rotina, peça ao seu médico para incluir o exame de sangue para checar as dosagens de creatinina e ureia no sangue. É um exame simples e acessível para a população", acrescenta Dr. Marcos.
Infelizmente, o exame não está incluso no hemograma completo, usado para o diagnóstico e controle de várias doenças. A orientação é que o paciente solicite ao seu médico a inclusão do exame de creatinina no check up de rotina. O diagnóstico de doença renal de forma precoce auxilia no tratamento e evita que as pessoas necessitem do transplante ou da diálise.
Para levar essas orientações a comunidade, a equipe da Fundação Pró-Rim vai realizar ações em diversos locais em cidades onde atua nos estados de Santa Catarina e Tocantins.

Jornal de Saúde informa: O ritmo da pandemia, o Brasil, não precisa causar pânico, apenas seguir os protocolos da China

O ritmo da pandemia
O país tem 2 leitos de UTI para cada 10 mil adultos, para todas as doenças. Durante o auge da epidemia na China, a cidade de Wuhan precisou – só ...
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde, informa: Diabéticos do mundo inteiro Uni-vos!:Brufen e medicamentos para a diabetes facilitam entrada do coronavírus no organismo


... como o ibuprofeno, e de tiazolidinedionas, como os medicamentos para a diabetes mellitus tipo 2, facilitam a ligação do novo coronavírus na sua ...
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Imunizantes ou vacinas, por certo, chega no mercado em maio, ainda desde ano, 2020

NE. Seria de admirar que quem desenvolveu e espalhou na China o Covid-19 não teria o imunizante, que conhecemos de vacina. Portanto, não é de se estranhar que a vacina contra o coronavírus ou covid-19 chegue no mercado em maio de 2020 como estão anunciando.
Até mesmo o Brasil, que já possui tecnologia em pesquisa de desenvolvimento de vacinas entrou na corrida milionária, em primeira instância e depois bilionária se se pensar em imunização em massa para a prevenção no mundo todo, como dizem, os irônicos: filet mignon.
Vacinas
Atualização diária  16 de março de 2020
NOTÍCIAS
Cientistas brasileiros trabalham para desenvolver vacina contra coronavírus
Cientistas brasileiros trabalham para desenvolver vacina contra ... que têm surgido, baseadas fundamentalmente em vacinas de mRNA”, disse à ...
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Farmácias poderão oferecer gratuitamente vacinas contra a gripe e sarampo em SP
"Seria uma opção a mais de local para tomar a vacina, mas a vacinação nos postos de saúde continuará normalmente", explicou. A importância da ...
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Governo dos EUA começa hoje teste de vacina contra a Covid-19
Mesmo com início dos testes, podem ser necessários de 12 a 18 meses para que uma vacina eficaz e segura esteja disponível em grande escala.
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Cientistas brasileiros estão desenvolvendo vacina contra novo coronavírus
Por meio de nova plataforma tecnológica, pesquisadores da USP pretendem conseguir chegar, nos próximos meses, a uma candidata a vacina ...
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Mandetta anuncia 75 milhões de doses de vacinas da gripe para todo o país
vacina previne contra os três tipos de vírus de influenza e também contra o H1N1. A campanha nacional foi antecipada em aproximadamente um mês ...
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Mesmo com ameaças, médicos decidem se manifestar para defender vacinas
Fornecedores que defendem as vacinas enfrentam ameaças de morte ... na cidade vizinha Meridian, oferecendo aos clientes a vacina contra a gripe.
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Pelo menos 24 vacinas contra coronavírus estão sendo desenvolvidas
A estratégia do PVP é combinar a proteína de pico de coronavírus com adjuvantes: pequenas moléculas adicionadas a uma vacina para aumentar a ...
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Notícia sobre Cuba ter produzido vacina contra coronavírus é falsa
x
SÃO PAULO, SP – A notícias sobre Cuba ter desenvolvido uma vacina contra o novo coronavírus e enviado para a China é falsa. Informações ...
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Panvel começa a fazer vacina da gripe; veja onde encontrar as doses
Segundo a rede, a imunização vai ocorrer onde tem sala de vacinas. Filiais do Interior começam a fazer nesta terça-feira (17). A vacinação em postos ...
FacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde