Incentivo a alimentação natural e caseira é tema do Dia nacional da saúde e da nutrição
A ação pretende colocar alimentos mais saudáveis na mesa dos brasileiros
Dia 31 de março é o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. A data estabelecida no calendário oficial do Ministério da saúde inicialmente era utilizada para relembrar a importância de manter uma alimentação saudável e variedade de alimentos, mas a partir de 2015 teve o seu objetivo ampliado incluindo o incentivo ao aumento do consumo de alimentos não industrializados e preparação caseira das refeições diárias. A meta da campanha é reduzir a ingestão de sódio, açúcar e gorduras saturadas e consequentemente evitar doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e infarto.
A soma de uma alimentação limitada compostas na sua maior parte por produtos ultra processados e cotidiano corrido pode trazer danos a nossa saúde. Comer de forma não saudável impacta em baixa qualidade de vida. Um estudo realizado pelo Mistério da Saúde em 2018 mostra que no Brasil entre 2006 e 2018 o número de pessoas obesas aumentou 67,8% devido aos péssimos hábitos alimentares que são comuns entre os brasileiros.
Essa porcentagem demonstra a importância de introduzir, nem que seja em pequenas quantidades, alimentos na dieta diária. Essa alteração é fundamental é primordial para um estilo de vida melhor. A alternativa aos produtos ultra processados são alimentos frescos como os que são encontrados nas feiras livres, verduras, legumes, hortaliças e frutas. E aos poucos, a preferência de ter alimentos mais saudáveis sempre a mesa será natural.
Além da modificar os alimentos que consumimos, ingerir a quantidade correta de água e incluir atividades físicas leves na rotina ajudam a manter a saúde em dia. A caminha, por exemplo é um exercício leve que não exigi grande esforço físico e pode ser praticado por pessoas que não tem o costume de fazer exercícios físicos.
Fora os produtos saudáveis, também existem suplementos que auxiliam a conservar e renovar os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário