Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

terça-feira, 3 de abril de 2018

Fórum aprova Plano Nacional de Aprendizagem


EMPREGABILIDADE
Fórum aprova Plano Nacional de Aprendizagem
As nove ações aprovadas em reunião no Ministério do Trabalho têm o objetivo de ampliar a inserção e a permanência de jovens no mercado de trabalho

O Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional (FNAP) aprovou nesta terça-feira, em reunião na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília, o novo Plano Nacional de Aprendizagem Profissional (PNAP). O documento estabelece nove ações com o objetivo de ampliar  e fortalecer a aprendizagem profissional no Brasil. “Agora vamos seguir esse plano e fazer com que seja cumprido, sempre fomentando o diálogo com todos os atores envolvidos”, afirma o ministro do Trabalho Interino, Helton Yomura.
O novo PNAP terá vigência de 2018 a 2022, com a meta de alcançar um aumento de 10% anual no número de aprendizes admitidos em todo o País, utilizando como cálculo a quantidade de aprendizes admitidos de acordo com os registros do Ministério do Trabalho – Relação Anual de Informações Sociais (Rais), Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged) ou E-social.
A primeira versão do Plano esteve em vigência de 2013 a 2015. A nova versão começou a ser elaborada em maio de 2017, a partir de sugestões e avaliações que envolveram todos os participantes do Fórum, constituído por governo, entidades formadoras, representantes dos empregados e empregadores, sociedade civil, conselhos e Ministério Público do Trabalho, sempre com o apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O diretor de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho e secretário-executivo do FNAP, Higino Brito Vieira, explica que as ações visam a fortalecer a aprendizagem profissional. "Nosso objetivo fundamental é ampliar a inserção e a permanência dos jovens, sobretudo, os mais vulneráveis, no mercado de trabalho. O Plano Nacional de Aprendizagem será o documento que norteará nossas ações e estratégias para alcançarmos as metas que estamos estabelecendo", afirmou.
Ações previstas - Dentre as ações previstas no Plano Nacional estão a criação de lei que torna obrigatória a contratação de aprendizes na administração direta; promoção à integração ao mundo do trabalho para fortalecimento da aprendizagem profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social; e sensibilização do empresariado por meio de seminários, reuniões e campanhas.
Também estão no PNAP o estabelecimento de diretrizes para orientar as entidades qualificadoras na oferta de programas de aprendizagem; definição das funções que atendam a formação profissional metódica, que deverão ser consideradas no cálculo da cota de aprendizes; o desenvolvimento de estratégias de benefícios fiscais para estimular a contratação de aprendizes pelas empresas.
Universitárias - Com a aprovação do PNAP, a expectativa é de que mais jovens sejam inseridos no mercado de trabalho. Jovens como as universitárias Ster Oliveira, 19 anos, e Brenda de Melo, 18 anos, que acompanharam atentas as discussões, durante reunião deliberativa do Fórum Nacional de Aprendizagem, no Ministério do Trabalho. Elas, que conseguiram o primeiro emprego por meio do Programa Jovem Aprendiz, têm interesses nos novos rumos que o colegiado elaborou e que fazem parte do novo PNAP.
"Sem o programa não conseguiria uma oportunidade no mercado de trabalho. Sempre pediam experiência, que nós, jovens, não temos. Só consegui uma vaga por meio do programa. Além da experiência profissional, temos uma renda que ajuda nas despesas da família. Muitos dependem dessa renda para continuar os estudos", afirma Brenda, que cursa arquitetura.
A jovem aprendiz Brenda cursa administração e conseguiu renovar seu contrato com a empresa. Saiu de auxiliar administrativa para aprender sobre logística. Segundo ela, essa oportunidade deve-se ao programa. "Convivendo com profissionais, a gente aprende muito mais. É muito importante porque adquirimos experiência e ajudamos a família com a remuneração", destaca.
Contratações - O Brasil fechou 2017 com 387.167 jovens aprendizes contratados, conforme a Rais. Desses, 203.654 eram homens e 183.137 mulheres. Do saldo entre admitidos e demitidos, São Paulo foi o Estado que mais abriu vagas para jovens de 14 a 24 anos (+9.431), seguido por Santa Catarina (+2.783), Bahia (+2.344), Paraná (+1.976), Minas Gerais (+1.722) e Mato Grosso (+775).
Já os setores que mais absorveram essa força de trabalho foram Serviços, com saldo positivo de 9.431, representando 42,79% do total; e a Indústria com 6.139 novos contratados, ou 25,23% do resultado global.
AÇÕES DO PLANO NACIONAL DE APRENDIZAGEM
1 – Aprendizagem na Administração Pública: elaborar e aprovar Projeto de Lei estabelecendo a aprendizagem na administração direta.
2 - Aprendizagem para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social: promover a integração ao mundo do trabalho, incluindo cota social
3 - Atualizações legislativas: promover, nos editais, a inclusão a exigência do cumprimento da cota de aprendizagem nos contratos firmados com seus fornecedores no âmbito da administração publica; e alterar, por meio de Projeto de Lei, a multa pelo descumprimento da lei da aprendizagem.
4 – Comunicação: divulgar a Aprendizagem Profissional por meio de campanha publicitária e ações nas redes sociais.
5 – Financiamento: desenvolver estratégias de benefícios fiscais para estimular a contratação de aprendizes pelas empresas, incluindo a elaboração de estudos tributários e de impacto social.
6 - Ampliação e interiorização da Aprendizagem Profissional: implementar e fomentar a aprendizagem por meio da Educação à Distância (EaD), parcerias e convênios entre municípios, empresas, poder público e instituições formadoras, com articulação envolvendo as Superintendências regionais do Trabalho; estimular a contratação de aprendizes pela prefeituras e entes públicos  e privados; ampliar o número de atendimentos às vagas de aprendizagem nos municípios que ainda não são beneficiados pelo Programa; preparar formadores e ampliar o quadro de auditores fiscais do trabalho.
7 - Articulação entre os atores da Aprendizagem Profissional: divulgar experiências e boas práticas de Estados e Municípios em reuniões do Fórum Nacional de Aprendizagem; promover ações interministeriais e interinstitucionais; implementar e fortalecer os Fóruns Estaduais\Regionais; articular as ações do PNAP com a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti).
8 - Monitoramento e Avaliação dos Dados da Aprendizagem: monitorar os egressos da aprendizagem; realizar estudo sobre trajetória profissional dos egressos de aprendizagem; avaliação dos programas de aprendizagem pelos aprendizes, empregadores e instituições.
9 - Implementar o sistema Mais Aprendiz: capacitar as entidades qualificadoras e os auditores fiscais do Trabalho para o sistema.

Ministério do Trabalho

Atenção sindicatos além de brigar pela mensalidade? Ministério do Trabalho lança Canpat 2018

Ministério do Trabalho lança Canpat 2018

Evento será nesta quarta-feira (4) em Brasília

O Ministério do Trabalho lança nesta quarta-feira (4) a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat 2018), que terá como temas o adoecimento ocupacional e as quedas de trabalho em altura.

O evento será realizado no Auditório da sede do Ministério do Trabalho em Brasília, às 9h.


Serviço
Lançamento da Canpat 2018
Data: Quarta-feira (4)
Horário: 9h
Local: Auditório da sede do Ministério do Trabalho (Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Térreo, Brasília)

ediçãoMeditaNaRua: estão abertas as inscrições para a terceira

 

 
 

Movimento que nasceu no Brasil e se espalhou pelo mundo reunirá novamente milhares de pessoas para meditar juntas em locais públicos e ao ar livre em todo o mundo, criando uma onda pacífica de silêncio por 20 minutos. Esta terceira edição já conta com anfitriões de oito países: Argentina, Chile, Espanha, Brasil,  Estados Unidos,  Ilha de Man – uma ilhota britânica situada no mar da Irlanda –, México e Noruega. No Brasil, são 20 as cidades inscritas até agora, representando  todas as regiões.

 
 
MeditaNarua volta a se mobilizar para inspirar mais pessoas a experimentarem a paz e a união por meio da meditação. No dia 22 de abril, este movimento aberto, inclusivo, não vinculado a nenhuma meditação específica, religião ou instituição filosófica e espiritual, reunirá, às 11h da manhã, praticantes de diversas partes do mundo, além do Brasil. Os locais serão anunciados aos participantes depois do encerramento das inscrições daqueles que queiram ser anfitriões do evento em suas cidades. Elas terminam no dia 6 de abril e devem ser feitas preenchendo formulário emhttps://goo.gl/forms/OXK5rdGPFBzdXwhM2.

A primeira edição deste evento mundial, apartidário e desvinculado de quaisquer práticas meditativas, foi realizada em junho do ano passado, reunindo milhares de pessoas em 61 cidades de oito países – o Brasil teve adesão de mais de 700 pessoas em 36 delas. Em outubro, o segundo encontro global marcou uma expansão: participaram 15 países de todos os continentes.

O movimento teve início no Brasil, com uma simples ideia compartilhada entre um grupo de amigos, com a intenção de unir pessoas para compartilharem o silêncio em espaços públicos e assim cocriarem no mundo mais paz e união. Esse desejo ressoou em muitos outros corações e espontaneamente acabou virando um grande movimento internacional. Hoje, muitos voluntários são responsáveis pelo sucesso do MeditaNaRua, seja na coordenação central, nutrindo o dia a dia e cuidando de toda a organização, seja anfitrionando os encontros locais ou participando do encontro.
Cada evento é organizado por estes anfitriões, que em suas cidades ficam responsáveis por escolher o local, engajar participantes e acolher o grupo no dia. Na data e hora marcadas, por 20 minutos, praticantes de diversas técnicas meditativas ou interessados sem nenhuma experiência se reúnem em praças, praias e diferentes locais públicos para apenas sentar, fechar os olhos, e ficar em silêncio. Qualquer que seja a prática meditativa. “O MeditaNaRua é um movimento aberto e inclusivo. No último encontro, participaram pessoas ligadas a mais de 35 diferentes práticas de meditação. Também houve pessoas que participaram orando em silêncio ou simplesmente fechando os olhos. É muito rico estarmos todos juntos!”, conta Renata Faria, fundadora do MeditaNaRua.

Após se inscreverem, por meio do formulário que se encontra em https://goo.gl/forms/OXK5rdGPFBzdXwhM2] até 6 de abril, os anfitriões recebem por e-mail mais informações e todos os materiais de apoio para a organização e divulgação do evento. Quem apenas quer participar, encontra informações no Facebook e no YouTube nos endereços www.facebook.com/meditanarua/ https://www.youtube.com/channel/UCglSDZDT-tqYAYjL3ABBI6w. Também é possível se inscrever como participante no mesmo formulário e, assim, começar a ser parte desse movimento global!

SÃO RECÉM-CASADOS? VEJAM ESTAS DICAS QUE AJUDARÃO COM A ROTINA DA CASA NOVA



Por Bia Martins, Sócia da BIA MARTINS 


Adaptados à rotina da casa dos pais, ou ao cantinho em que moravam
sozinhos, muitos recém-casados ficam perdidos no novo lar. Se você se
encaixa neste cenário, veja as dicas abaixo. Será um problema a menos
para vocês poderem curtir essa fase deliciosa!

1- Façam um planejamento sobre o funcionamento da casa, e que tipo de
funcionária terão: uma diarista, ou uma empregada fixa.
2- Planejem a mudança para evitar stress. Se puderem, contratem um
profissional para fazer a primeira organização do novo lar. Ajuda muito
já começar a rotina da casa de forma estruturada.

3- Dividam as tarefas domésticas e anotem essa divisão para evitar
confusões. Lembrem-se de que este é um dever de ambos. O quanto antes
tiverem clareza sobre a importância do trabalho colaborativo em casa, mais
sucesso terão em tornar esse lar um ambiente leve e fluido.

4- Instituam o “mural das regras da casa”, com as premissas e regrinhas
básicas do casal.
5- Montem uma lista de compras padrão de supermercado, para evitar aquele
stress de ter sempre que lembrar do que está faltando e, invariavelmente,
esquecer alguma coisa.

6- Combinem um dia da semana para ir ao supermercado. As compras semanais
evitam desperdícios e aumentam o prazer na escolha e no consumo dos itens.
7- Façam a organização dos armários logo após a mudança, e não
deixem nada sem um lugar especifico. Neste ponto, contar com ajuda
profissional especializada faz toda a diferença.

8- Usem e abusem de aliados na organização, tais como cestinhas,
penduradores e etiquetas.

9- Montem uma rotina da casa de acordo com a suas necessidades, separando
um dia da semana para lavar roupa e outro para passar. Roupa de cama e
toalhas de banho, por exemplo, devem ser trocadas toda semana, podendo ser
lavadas juntas, porém, separadas das demais roupas.

10- O ideal é ter apenas 3 jogos de roupa de cama e de toalha de banho
para o casal, e 2 jogos para visitas, se for o caso.
Boa sorte, e sejam felizes nesta nova vida a dois!

Solteirice
Você decidiu morar sozinho – ou se separou -, mas se deu conta de que
não sabe cuidar de casa? Nós te ajudamos nesta nova etapa da sua vida: da
compra do enxoval aos materiais de limpeza e, principalmente, como e quando
usá-los. Tudo estará em ordem para receber os amigos para o esquenta e os
pais para um café. E, se ainda assim, você achar que não dará conta do
recado sozinho, podemos te ajudar a encontrar o profissional certo para te
ajudar a cuidar da manutenção da sua casa.
Recém-Casados
A gente quer que a harmonia, alegria e leveza da lua-de-mel permaneçam
entre os noivos no novo lar quando a vida a dois efetivamente começar. Por
isso, montamos um programa que começa muito antes, ainda na preparação
da lista de presentes de casamento. Para entender o que será necessário e
funcional para a nova casa, entrevistamos o casal para saber quais são os
hábitos de cada um. Cabide ou gaveteiro? Frito ou assado? Ao ter
consciência sobre os hábitos de cada um é possível organizar um novo
lar, adequado ao novo casal que se forma, com a cara dos dois.

Conjuntivite: temperaturas elevadas favorecem propagação do vírus



Surtos da doença foram relatados pelas Secretarias de Saúde de pelo menos oito estados

Os primeiros dias do outono têm sido de chuva e temperaturas elevadas, uma combinação perfeita para o surgimento de doenças típicas dessa mudança de estação. O ar quente favorece, por exemplo, a propagação do vírus da conjuntivite que é caracterizada pela inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina do globo ocular, a parte branca dos olhos, e o interior da pálpebra.

"A conjuntivite pode ser viral, bacteriana e alérgica. Os sintomas para todas elas são: vermelhidão, coceira, pálpebras inchadas, olhos lacrimejantes e secreções. É importante interromper imediatamente o uso de lentes de contato caso esses sintomas se manifestem", afirma o Presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone, o oftalmologista Renato Neves.

Em todos os casos, é recomendado que um oftalmologista seja consultado tão logo surjam os sintomas para o diagnóstico exato da doença.

Conjuntivite Viral
A infecção viral é causada pelo adenovírus, normalmente a transmissão é feita por interação com secreções oculares e com tosses e espirros da pessoa infectada. Os sintomas desse tipo de conjuntivite se manifestam depois de 48h de contato com o vírus, duram de 7 a 15 dias e o tratamento é feito com o uso de colírios.

Conjuntivite bacteriana
O contágio da conjuntivite bacteriana acontece por meio do contato direto com a bactéria. A duração da infecção varia de 10 a 14 dias e o tratamento é feito por meio de colírio antibióticos.

Conjuntivite alérgica
Há quatro tipos de conjuntivite alérgica: associado à rinite e asma, ceratoconjuntivite atópica, que é associado à dermatite atópica; primaveril, causado pelo pólen, e desencadeado pelo uso de lentes de contato. Esse tipo de conjuntivite não é contagioso e pode ser tratado com anti-histamínico.
"Para evitar a conjuntivite é preciso seguir algumas recomendações básicas como evitar aglomerações, lavar bem as mãos e o rosto, trocar com frequência toalhas de uso comum ou usar toalhas de papel e não compartilhar produtos como esponjas e maquiagens", aconselha o Dr. Renato Neves.

Sobre Dr. Renato Neves
Dr. Renato Neves é Presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone e foi um dos primeiros cirurgiões a realizar no Brasil a cirurgia de catarata com facoemulsificação em 1993. É graduado e fez residência médica na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Tem pós-doutorado em Imunologia, Córnea e Catarata na Harvard Medical School - Massachusetts Eye and Ear Infirmary - e no MIT – Massachusetts Institute of Technology.


Justiça para ricos deixa o país no Caos

Justiça para ricos deixa o país no Caos

Justiça para ricos deixa o país no Caos

Política nacional: PM vai dividir manifestantes e isolar STF na quarta-feira

polticia nacional
Atualização diária  3 de abril de 2018
NOTÍCIAS
Primeiro Conselho Nacional de Rio. É desta que se vai discutir a “estratégia” do PSD
“Havendo um Conselho Nacional daqui a dois ou três dias não está tudo perdido, se no Conselho Nacionalnão houver discussão da estratégia política é que é mais problemático”, dizia ao Observador um dos presidentes distritais, que põe as fichas todas na reunião desta terça-feira à noite num hotel ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Imposição do nacional provoca debandada de deputados do PR de MS
“Foi uma decisão do PR nacional que, infelizmente, o PR do Mato Grosso do Sul não concordou”, afirma Grazielle. Ela não detalhou o teor da decisão ... A troca de partidos para políticos com mandato é liberada até 7 de abril, quando termina o prazo da janela partidária. Poder na cúpula – Investigado ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
PM vai dividir manifestantes e isolar STF na quarta-feira
A separação dos manifestantes no gramado central vai desde a Catedral de Brasília até a Alameda dos Estados, que fica em frente ao Congresso Nacional. "Pelo fato de haver pessoas com ideias contrárias e de forma preventiva, os órgãos de segurança pública farão a divisão do público no canteiro ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Duas ou três coisas sobre a nossa cultura nacional
Apesar disso, temos o nosso povo, o povo brasileiro, que não deixou de existir apesar da devastação neoliberal da economia, e, evidentemente, da destruição a que o Estado nacional está sendo submetido. Porém, a consequência que podemos tirar desse divórcio litigioso entre o povo e a política ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
PPM e BE querem reforçar presença de mulheres na vida política açoriana
Os deputados do PPM e do BE no parlamento dos Açores querem reforçar a presença de mulheres na vida política açoriana e vão propor alterações à lei eleitoral, para fazer aumentar a quota de candidatas. A medida surge na sequência da proposta de alteração à lei da paridade de género aprovada ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
OPINIÃO POLÍTICA | José Martinez
Foi o fim da guerra colonial, é a Escola Pública, é o Serviço Nacional de Saúde, é a Segurança Social, serviços públicos ainda insuficientes, direitos consagrados na constituição, a habitação, o emprego… A injustiça na distribuição da riqueza nacional constitui, a par da necessidade de aumentar a ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Deputados prestam tributo ao nacionalista Jaka Jamba
O presidente da sexta comissão da Assembleia Nacional, que trata de Assuntos de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e onde estava vinculado o malogrado, afirmou que recebeu a notícia do falecimento do deputado com muita tristeza, uma vez que tinha falado com o mesmo na ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde