Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Velho doce ilusão



Pensava na velhice como idade da sabedoria e da inteligência na mais pura realidade.
Queria antecipar o tempo, qual nada, deixa-lo passar sim, não via a verdade e tampouco
Crueldade nos velhos que conhecia e na sua alegria para mim fingida de felicidade.
Hoje envelhecer é ganhar pouco, ser esquecido, ter ossos fracos, doenças, é infortúnio.
Não era assim se morria jovem ainda e hoje se morre velho e cheio de mazelas.
Tudo é nada e não se pode fazer nada que a crítica agrava nem conversar com a donzela,
A realidade é mais torta do que a vida longa, entre sorrisos e lágrimas, resta a esperança
Como o sol, a noite, a lua e as estrelas e a água que dessedenta lábios secos e línguas 
amargas.

Essas coisas preciosas perdem a qualidade se torna falsidade e a ninguém anima, sem
Pessimismo o ser humano vive hoje, o aqui e o agora, pela falta de outro chão, muitos
Em porão, prisão, escravidão e a maior das penúrias, solidão.

Deus não existe como Deus existe, se Deus não existisse Deus teria que ser inventado para
Aqueles que não acreditam nele e para aqueles que acreditam que há luz, há dia todos os
Dias, não apenas no final do túnel, este é do homem quem ilumina.
Ser velho, velho ser, idoso é eufemismo, é apenas palavra, mero signo elemental que 
carrega a angústia do tempo de peso carrasco a cobrar a experiência, decência de vida
Sem saída, com saída, sem chegada, pois se viveu com a saída, não se chegará a lugar 
nenhum, lugar comum. 

Alguns cova rasa, outros mausoléu, ambos pás de cal para os vermes não comerem muito, 
outros apenas cinzas jogadas ao acaso da brisa, do vento que leva para o chão do pó ou 
para as águas das correntezas que tudo virará apenas gases, luzes, energias, imaginação de 
vida essa doce ilusão.

Masaloro 02/10/2017

Quedas são a maior ameaça ao bem-estar dos idosos


Maior parte dos traumas que levam a fraturas ocorre em casa. Saiba o que fazer para evitar

O Brasil tem, hoje, 8,46% de sua população na faixa etária acima de 65 anos. Até 2030, a previsão é que esse índice seja de mais de 13%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram, ainda, que a expectativa de vida ao nascer – hoje, de 76 anos, em média – poderá chegar a 78,5 anos no final da próxima década. Com esse aumento, cresce também a atenção ao bem-estar de pessoas idosas. Evitar traumas causados por quedas é um dos principais fatores para isso e deve começar em casa.

Fraturas como as de quadril, além de limitarem a mobilidade e a execução de tarefas do dia a dia por longos períodos, podem, até mesmo, colocar em perigo a vida do paciente. Um levantamento publicado na Revista Brasileira de Ortopedia apontou índice de mortalidade de 23,6% entre pessoas com idade superior a 65 anos, internadas por esse problema.

“O risco de morte de uma mulher de 50 anos, por exemplo, após quebrar o fêmur, é o mesmo que se apresentaria caso ela tivesse câncer de mama. Isso se dá porque o corpo reage à fratura destinando seus recursos para resolver esse problema, o que pode descompensar outras funções do organismo, como a pressão e ventilação pulmonar e o desempenho do sistema imunológico”, explica Luiz Fernando Cocco, ortopedista e coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo.

Com técnicas e protocolos modernos, hoje em dia um paciente que passa por cirurgia do fêmur volta a caminhar com apoio assim que acaba o efeito da anestesia e pode ter alta em 24 horas, desde que tenha condições clínicas estáveis – com boas funções renal, pulmonar e cardiovascular – e não apresente dor.

“A Medicina avançou para dar a essas pessoas a chance de retomarem suas atividades diárias no menor tempo possível, reduzindo o período de hospitalização. Mas os riscos de uma intervenção dessa importância não terminam na alta, já que podem haver novas quedas e outras complicações. Por isso, a prevenção desses traumas é o melhor caminho para garantir a qualidade de vida de uma população que está vivendo cada vez mais”, afirma Luiz Fernando.

Segundo o ortopedista, 90% dos acidentes que levam à fratura de ossos – 50% dos casos envolvem o fêmur – ocorrem em casa. Por isso, o médico lista, abaixo, as quatro principais dicas para adaptar as residências, de forma a minimizar as chances de queda:

Chão – Mantenha tapetes e fios elétricos fora do caminho, os pisos limpos – sem água ou gordura – e não use cera. No banheiro, utilize tapetes antiderrapantes no boxe e em frente à pia e ao vaso sanitário. Nas escadas, instale piso antiderrapante;

Iluminação – Utilize lâmpadas de 100 watts ou mais, em todos os cômodos, e tenha os interruptores em locais de fácil acesso, como cabeceiras, perto das portas e nas extremidades da escada. Sempre acenda a luz para ter acesso a um cômodo, mesmo que esteja muito familiarizado com o ambiente. Manter a luz do banheiro acesa durante a noite também pode ajudar;

Apoio para caminhar – Instale corrimão dos dois lados de corredores, escadas e vias de acesso de forma geral. No banheiro, utilize também barras de apoio no boxe e próximo ao vaso sanitário;

Armários – Guarde objetos, utensílios e roupas utilizados no dia a dia em armários até a altura da cintura – isso evita que seja necessário subir em algo para alcançá-los ou que o peso deles acarrete um tombo.

“Além de adotar esses cuidados, é importante fazer visitas regulares ao médico, para controle de doenças crônicas, exames de acuidade visual e auditiva, ajuste de medicação – quando necessário – e orientações sobre atividades que preservem a coordenação, a flexibilidade, a força e o equilíbrio”, completa o médico.

Ozonioterapia é tema de palestra no 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

O evento que será realizado em Belo Horizonte, de 04 e 06 de outubro, é o mais importante encontro do ano para os diversos profissionais que atuam nas áreas da Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência
Resultado de imagem para ilustração para ozonoterapiaA Presidente da Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ), Dra.Maria Emília Gadelha Serra, uma das maiores autoridades internacionais no assunto, foi convidada para participar do painel "Tempos Modernos" que apresenta novidades e inovações de interesse na medicina. Dra. Maria Emília será a palestrante principal que irá discutir a Ozonioterapia como uma "Nova/antiga" ferramenta terapêutica para o clínico. Na palestra, a Presidente irá destacar a aplicação da Ozonioterapia em doenças degenerativas do mundo moderno, tais como diversos tipos de câncer e doenças vasculares centrais e periféricas.  

 A palestra está marcada para o dia 05 de outubro, das 15h30 às 17h30, no auditório Esmeralda, do MINASCENTRO. No local, na cidade de Belo Horizonte, serão realizados, simultaneamente, o 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e o 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, promovidos pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica(SBCM) com realização da SBCM-Regional Minas Gerais e co-realização da Associação Brasileira de Medicina de Urgência(ABRAMURGEM).
 “O Brasil está na iminência de introduzir, oficialmente, a Ozonioterapia como procedimento médico. A organização do 14°Congresso Brasileiro de Clínica Médica demonstrou pioneirismo ao introduzir o tema no programa, o que é admirável”, afirma Dra. Emília Gadelha Serra.

#OzonioterapiaJá - O uso da Ozonioterapia como procedimento médico legítimo no Brasil é urgente, mas apesar de todas as evidências científicas que comprovam os benefícios para os pacientes e a redução drástica nos gastos do setor público como a duração de internações hospitalares e o consumo de medicamentos de alto custo, o Conselho Federal de Medicina ainda considera a técnica como experimental.

Atualmente, o Projeto de Lei de autoria do Senador Valdir Raupp (PMDB-RO), propõe a autorização da prescrição da Ozonioterapia em todo o território nacional. O projeto está em análise na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal e tem audiência pública marcada para o dia 17 de Outubro,às 14hs.

Nova geração de idosos: o que eles fazem para envelhecer melhor?


Para especialista do Hospital 9 de Julho o comportamento do idoso começa a mudar: mais atividades físicas, convívio social e, em contrapartida, doenças crônicas estáveis e aumento da qualidade de vida

São Paulo, outubro de 2017 – Viagens com os amigos, aulas de dança - parece a enumeração da rotina de um jovem, mas, segundo o Dr. Marcelo Levites, coordenador do Centro de Longevidade do Hospital 9 de Julho,cada vez mais os idosos têm realizado atividades como essas, que são prazerosas e fazem bem à saúde. “A nova geração de quem já passou dos 65 anos entendeu os malefícios do cigarro, do sedentarismo e da reclusão social e, por isso, tem mudado os hábitos para viver mais e melhor”, comemora o médico.

O especialista lembra que, antes da revolução industrial, a expectativa de vida era de até 55 anos. Com a evolução de tratamentos médicos e a conscientização das novas gerações, essa expectativa só tende a aumentar. “Diversos estudos indicam, por exemplo, que pessoas mais sociáveis e felizes têm uma saúde melhor”, explica o Dr. Levites. Por isso, proporcionar aos pacientes uma agenda descontraída, com estímulos físicos divertidos, como uma aula de dança, e oportunidades de sociabilização, como em uma viagem entre amigos, pode ajudar a prevenir doenças como a depressão e problemas crônicos como diabetes e hipertensão.

“A terceira idade tem sido cada vez menos vista como um período de reclusão. Observamos que muitos idosos definem uma segunda carreira, novos hobbies e interesses nesse período. O avançar da idade apresenta um mundo de oportunidades”, reforça o Dr. Levites

Para estimular uma rotina mais saudável para os idosos, dê uma olhada nestas dicas e ajude-os a ter uma vida mais saudável:
Atividade física: Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde*, por volta dos 60-65 anos, homens e mulheres sentem os primeiros sintomas da velhice como ossos frágeis e organismo lento. “Hidroginástica e caminhadas são duas opções prazerosas e exercícios interessantes para idosos, já que têm baixo impacto, mas estimulam diversas áreas do corpo, como o sistema cardiovascular, músculos e ossos”, observa o Dr. Levites, que complementa: “Além dos efeitos de longo prazo, as atividades físicas liberam serotonina, o hormônio responsável pelo bem-estar”.

Sexualidadecom a chegada de medicamentos para disfunção erétil muitos casais idosos redescobriram o apetite sexual e encaram o sexo de forma saudável. “É importante que o tratamento para disfunção erétil tenha um acompanhamento médico, já que não é indicado para homens com doença coronária pelo efeito vasodilatador”, explica o Dr. Levites.
Independência: pessoas na terceira idade estão cada vez mais independentes das famílias. Viagens com amigos, idas ao cinema, continuação dos estudos e até a identificação com uma nova profissão, fazem com que a nova geração de idosos afaste doenças psicológicas como depressão e síndrome do pânico.
Exames preventivos: ir ao médico apenas quando está se sentindo mal era um hábito comum na terceira idade. Atualmente, o idoso entendeu que adotar a prevenção ajuda a garantir a boa saúde durante o envelhecimento. Como algumas doenças são silenciosas e assintomáticas, o acompanhamento periódico é fundamental para aumentar as chances de cura e facilitar o tratamento.

É importante lembrar que o avançar da idade exige cuidados, mas, na maioria dos casos, a prática de exercícios e a manutenção da vida social fazem diferença na qualidade de vida. “É fundamental ter uma vida saudável e aliada ao acompanhamento médico. No Centro de Longevidade do H9J, por exemplo, temos uma variada programação que inclui exercícios físicos, passeios, cinema e atividades recreativas com uma equipe multiprofissional formada por nutricionistas, psicólogos e até de médicos do esporte para que os pacientes sejam tratados integralmente”, finaliza o Dr. Levites.

Dr. Bactéria sinaliza os 12 principais erros que as pessoas fazem por hábitos antigos:



1. Deixar os alimentos por mais de uma hora na temperatura ambiente - geralmente sobre o fogão ou dentro dele coberto por um pano de prato;

2. Não colocar produtos quentes na geladeira achando que vai estragar;

3. Cobrir os alimentos colocados na geladeira - eles devem ser cobertos, somente e após duas horas;

4. Comer alimentos vencidos achando que as indústrias dão um tempinho a mais;

5. Achar que os alimentos que caem no chão, antes de cinco segundos, não são contaminados - REGRA DOS 5 SEGUNDOS;

6. Manter o vinagre aberto e fora da refrigeração - contaminação com bactérias que estragam o produto;

7. Usar a esponja de louça por mais de uma semana - riscos de contaminação cruzada;

8. Colocar para secar aberto, na pia ou no fogão, o pano de louça úmido - este pano de 1 milhão de bactérias a mais que o tampo de um vaso sanitário de um banheiro público, sabia?

9. Usar pregador es de roupa para alimentos em sacos - madeiras não são próprias para os alimentos, como o metal de pregadores de plástico;

10. Lavar carnes  aumenta a contaminação delas e espalha germes pela cozinha toda;

11. Lavar arroz – não se deve, pois perde grande parte nutricional dele;

12. Assoprar velinhas de bolos de aniversários, pois contamina o doce com bactérias da saliva;

Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria)

Por que o Palmeiras tem mais chance de título que o Santos? Matemático explica


Esportes
Atualização diária  2 de outubro de 2017
NOTÍCIAS
Por que o Palmeiras tem mais chance de título que o Santos? Matemático explica
No futebol, eles geralmente aparecem nesta época do ano... Os matemáticos! Com suas contas, aumentam a agitação dos torcedores na reta final do Campeonato Brasileiro. Neste ano, com o Corinthians na liderança isolada da competição, as outras ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Na 'ressaca' do penta, Cruzeiro empata com líder Corinthians e segue em quinto lugar
Raposa vencia até os 39min do 2º tempo, quando levou gol de pênalti. Flamengo, que joga nesta segunda contra a Ponte, pode superar time celeste. Rafael Arruda /Superesportes. postado em 01/10/2017 17:57 / atualizado em 01/10/2017 23:17. WhatsApp ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Torcedores do Fluminense protestam em aeroporto: "Time sem-vergonha"
Delegação desembarca sob críticas após derrota para o Grêmio e aproximação da zona do rebaixamento. Presidente é o mais cobrado, e Abel acalma os ânimos. Torcedores do Fluminense protestam em aeroporto: Facebook · Twitter ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Piqué chora ao falar sobre repressão policial contra referendo de separação da Catalunha
'Não soube de nenhum ato de agressão e teve que vir a Polícia Nacional e a Guarda Civil atuarem da maneira como agiram', lamentou o zagueiro. Facebook · Twitter. France Presse. Por France Presse. 01/10/2017 17h16 Atualizado há 10 horas.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Levir Culpi comemora vitória do Santos em clássico e revela pacto com o elenco
O técnico Levir Culpi comemorou a vitória do Santos por 1 a 0 sobre o Palmeiras, a primeira no Allianz Parque, na noite deste sábado (30), mas evitou fazer contas para manter a equipe santista na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Refresh.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Oswaldo de Oliveira fará estreia no comando do Galo neste domingo
A partida deste domingo (1), contra o Atlético-PR, em Curitiba, marcará a estreia do técnico Oswaldo de Oliveira no comando alvinegro. O jogo será realizado às 19h, na Arena da Baixada. A experiência do treinador é a aposta do Galo para buscar melhore ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Botafogo x Vitória: prováveis times, onde ver, desfalques e palpites
O embalado Alvinegro recebe o Vitória, que ainda não perdeu fora de casa sob o comando do novo técnico. Partida é neste domingo, no Nilton Santos, às 16h, pela 26° rodada. LANCE!, Rio de Janeiro (RJ) 30/09/2017 19h29. LANCE! 30/09/2017 19h29.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Carille ressalta "gordurona" do Corinthians e relembra que vantagem ainda é a mesma do fim do 1º turno
O técnico Fábio Carille não lamentou o empate com o Cruzeiro neste domingo, no Mineirão. Para ele, o Corinthians tem uma "gordurona" na liderança do Brasileirão. "Acontece com todas as equipes, o que fizemos no primeiro turno foi fora do normal, foi a ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
América-MG x Oeste: saiba como assistir a partida AO VIVO na TV
América-MG x Oeste se enfrentam na manhã deste domingo (01), às 11h00 (de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte-MG, partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2017. É um jogo importante para o clube mineiro.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Pole para Hamilton na Malásia, Ásia Mal para Vettel
Depois do acidente no arranque de Singapura, agora problemas de motor na qualificação de Sepang, fazem Vettel arrancar de último para o GP da Malásia. Hamilton na pole, Raikkonen ficou a 45 milésimos atrás. Lewis Hamilton está na pole do Grande ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde