Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Carnaval: diversão tem que combinar com prevenção


Uso de preservativos, vacinas e exames diagnósticos são fundamentais para a saúde
Dizem que amor de Carnaval é fantasia e dura poucos dias, mas se o ditado é realidade para a maioria ou não, o fundamental é que o feriado não seja motivo de transtornos futuros. A diversão do momento, embalada por festas, maior oportunidade de relacionamentos e uso de bebidas alcoólicas, faz com que homens e mulheres sejam menos cuidadosos durante as relações sexuais e, consequentemente, aumente a disseminação de doenças e infecções sexualmente transmissíveis (IST).
“O uso de preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais e a redução do número de parceiros ainda é a melhor forma de prevenir as IST”, comenta a professora livre docente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Silvana Quintana. A médica destaca ainda outras formas de prevenção, como vacinas para o HPV (Papiloma Vírus Humano) e hepatite B, e exames diagnósticos. “Mesmo com a vacinação, o uso de preservativos não deve ser descartado, pois previne outras infecções. A detecção precoce dos agentes causadores de IST também é uma forma de prevenir, pois interrompe a cadeia de transmissão. Sem falar que tratamentos têm melhores resultados quanto antes forem iniciados”, completa.
A possibilidade de realizar a profilaxia pós-exposição ao vírus HIV tem sido apontada por especialistas como um dos motivos para a queda da prevenção entre jovens e adultos. A Aids é uma das doenças que mais assusta, porém, outras IST também podem causar sérios danos à saúde, principalmente por serem assintomáticas e receberem diagnósticos tardios.
Causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, a clamídia é a IST mais comum no mundo. Corrimento amarelado e espesso, dor abdominal e queimação ao urinar são alguns dos sinais. No entanto, a doença é assintomática para cerca de 80% das mulheres. O risco está na grande probabilidade de propagação e na possibilidade de parto prematuro, complicações e até morte do bebê durante a gestação. Já a sífilis apresenta três estágios, com agravamento do risco conforme evolução. No início, costuma apresentar lesões como caroços rosados que geralmente desaparecem em algumas semanas. A infecção, no entanto, permanece latente e pode voltar a se manifestar e agravar a qualquer momento.
O herpes genital pode se tornar uma herança para a vida toda: não tem cura, apenas tratamento para as crises, geralmente desencadeadas por diminuição da imunidade ou estresse. Também da família herpes e catapora, o citomegalovírus (CMV) é um vírus que pode ser contraído por meio da relação sexual. A doença apresenta grandes riscos para o feto cuja mãe foi infectada na gravidez, pacientes imunossuprimidos e transplantados.
A hepatite B também é uma IST porque o vírus está presente no sangue e esperma. Afeta principalmente o fígado e os sintomas podem demorar até seis meses para aparecer. A boa notícia é que a doença pode ser prevenida com vacina. Outra infecção de transmissão sexual bastante frequente em todo o mundo é o Papiloma vírus humano (HPV) e a forma mais eficaz de prevenção também é a vacinação, que protege contra os principais tipos do vírus e deve ser administrada, preferencialmente, antes do início da atividade sexual.
O perigo também pode estar num simples beijo. O contato direto com uma saliva contaminada pode transmitir o vírus Epstein-Barr (EBV) e causar a mononucleose, também conhecida como a doença do beijo. Ela causa mal-estar, febre, dores de cabeça e garganta, ínguas e hepatite leve. Em pacientes imunossuprimidos ou transplantados, pode gerar graves complicações.
Exames como agentes de prevenção
“Se o paciente tiver se exposto ao risco, o ideal é que procure um médico imediatamente para realizar exames diagnósticos e receber acompanhamento. Hoje em dia, podemos contar com testes moleculares que apresentam resultados mais rápidos e mais precisos”, alerta a ginecologista.
Exames moleculares conseguem detectar patógenos em amostras de locais onde nem sempre o agente infeccioso é percebido com facilidade, o que confere maior precisão nos resultados e avaliação de uma ampla gama de agentes infecciosos em uma única amostra. “Testes baseados na tecnologia de PCR em tempo real podem detectar, em alguns casos, o DNA do agente patológico mesmo que a pessoa não tenha desenvolvido a doença. 
A ginecologista também alerta para a eficácia dos exames moleculares na detecção precoce do HPV, o que consequentemente ajuda a prevenir a doença pré-câncer de colo uterino: “Vale ressaltar que no início da vida sexual da mulher a infecção por HPV é muito frequente, porém sua incidência reduz significativamente após os 30 anos. O ideal é realizar os testes de biologia molecular apenas em mulheres mais velhas, evitando assim resultados positivos e intervenções desnecessárias antes do recomendado”, comenta Dra. Silvana.

Humanização Hospital de Clínicas da UFPR pretende mudar a maneira de diagnosticar e tratar idosos


A implantação de um método multidisciplinar é a principal proposta da iniciativa

Curitiba (PR) – Com o objetivo de atender de maneira mais eficiente à população idosa, a criação de um ambulatório multiprofissional de atendimento ao idoso é um dos projetos mais esperados para o primeiro semestre de 2019 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), vinculado à Rede Ebserh. A ideia se baseia em submeter o paciente idoso à avaliação de diferentes especialidades de profissionais da saúde para compreender, de maneira mais abrangente, seu quadro clínico.
O principal diferencial desse ambulatório é justamente a capacidade de avaliar o estado geral do paciente. Ou seja, o foco do projeto se encontra na prevenção e no diagnóstico prévio, ao invés de esperar as complicações da idade se manifestarem para, então, tratá-las. Nas palavras da geriatra e coordenadora do projeto, Débora Lopes, “a avaliação do paciente estrutura e organiza o cuidado às pessoas idosas, buscando identificar e intervir nas áreas mais comprometidas e que podem afetar sua funcionalidade”.
Diversas frentes estão envolvidas na iniciativa – entre elas, a geriatria, a fisioterapia, a terapia ocupacional, a odontologia, a fonoaudiologia e a realização de exames clínicos e psicológicos. Ainda, o trabalho de assistência social buscará auxiliar o idoso em relação a seus direitos ou dificuldades para manter seus cuidados com a saúde (abandono, condições de moradia inadequadas, dentre outras).
Débora comenta que uma preocupação multidimensional é importante para as pessoas de idade avançada. “Na terceira idade começam a aparecer problemas motores, visuais e auditivos, entre outros. Por isso, nós temos essa visão de mudar o tipo de atendimento com o idoso. Assim conseguimos fazer um diagnóstico global dos problemas de saúde desse paciente”, afirma.
O projeto é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e também conta com a participação do hospital Zilda Arns. Todo esse trabalho será realizado em conjunto com as unidades básicas de saúde permitindo, assim, uma forma de atendimento mais eficiente e humanizada com o idoso. Uma avaliação piloto do projeto foi realizada em dezembro de 2018 e o atendimento multidisciplinar deve ser implementado em março deste ano.
Iniciativa na Rede Ebserh
Projeto semelhante existe no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), filial da Rede Ebserh e localizado na capital federal. O Centro Multidisciplinar do Idoso (CMI) do HUB-UnB foi criado em 2002 e atende, em média, 1.500 pacientes por ano. O espaço conta com profissionais de diferentes formações, como Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Serviço Social, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Farmácia e todos os serviços prestados são gratuitos e feitos no âmbito do SUS – Sistema Único de Saúde.
“A proposta é estabelecer um Plano Terapêutico que faça a diferença no acompanhamento dos idosos”, define Marco Polo Dias Freitas, médico geriatra responsável pelo CMI e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Arthur pede ao governo federal a antecipação de vacinas e da campanha contra a gripe


Vacinas
Atualização diária  26 de fevereiro de 2019
NOTÍCIAS
Desligamento de energia provoca descarte de 544 vacinas
A Secretaria Estadual de Saúde recomendou ao Município o descarte de 544 doses de vacinas que foram prejudicadas após o desligamento do ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Instituto Butantan aumenta a produção de vacinas contra a gripe
Agora, a fábrica de vacinas tem capacidade de produzir até 140 milhões de doses por ano. Para assistir ao conteúdo na íntegra, acesse PlayPlus.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Grávidas devem ficar atentas às vacinas recomendadas durante a gestação
Muitas mulheres ficam com receio, por exemplo, de tomar vacinas durante a gestação, acreditando que isso pode fazer algum mal para o bebê.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Youtube bane publicidade em canais anti-vacinas
Uma série de canais de Youtube que se dedicavam à divulgação de vídeos anti-vacinas tinham acesso ao sistema de publicidade do site e ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Maternidades deverão receber vacinas em breve
vacina BCG, que deve ser administrada em crianças de até 4 anos, ainda não teve seu abastecimento normalizado na capital e em outros ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Uma vacina contra os antivacinas
O tema da vacinação nem deveria ser um assunto. Deveria ser unânime que as vacinas são importantíssimas para a saúde individual e, acima de ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Pinterest oculta busca por 'vacina' e 'cura do câncer' – mas só em inglês
Hoje, quem procurar na rede social das imagens e fotos as palavras “vaccine” ou “cancer cure” (vacina ou cura do câncer, em inglês), por exemplo, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Sofrendo com a mesma doença, 2 bebês ganham novo coração no interior de SP


Coração
Atualização diária  26 de fevereiro de 2019
NOTÍCIAS
Sofrendo com a mesma doença, 2 bebês ganham novo coração no interior de SP
Demilso Gonzaga, 32, é pai do pequeno João Pedro, de dez meses, que sofre de miocardia dilatada e precisava de um transplante de coração.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
'Muito frevo e alegria no coração', diz idosa em Bloco da Melhor Idade, em João Pessoa
"Muito frevo e alegria no coração. Perdi as contas de quantos carnavais", disse a aposentada Nana de Sousa, durante o bloco da melhor idade, em ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
'Tamanho Família': filhos dos famosos que conquistaram o seu coração
O Tamanho Família está perto de voltar para telinha. O programa, que tem estreia prevista para acontecer em abril, já tocou o coração de diversas ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Gabriel O Pensador: "O meu coração sempre foi sensível"
... o ouve agora pode achar que Gabriel o Pensador, o homem que falava em matar o presidente, o rapper das palavras duras, está de coração mole.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Coração captado em Maringá salva bebê de 10 meses
Um coração captado em Maringá de uma criança que morreu agora pulsa em um recém-nascido de Ji-Paraná, em Rondônia. O transplante foi ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Coração de Alcatra Mult Beef: você vai se apaixonar!
Ainda assim, a aplicação do Coração de Alcatra Mult Beef vai além da churrasqueira; você pode utilizar este corte de carne em pratos assados, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Brumadinho: “Meu coração não mandou parar”, diz bombeiro sobre buscas
Capitão do Corpo de Bombeiros, Leonard Farah comanda as equipes terrestres de resgate, que vasculham área de 3,9 milhões de metros ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Carnaval: Aprenda a fazer um coração com glitter no rosto em 3 passos
E para aderir à moda de um jeito mega estiloso, vamos te ensinar a fazer um coração brilhante nos olhos que combina com delineador gráfico.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Dicas para manter o coração a mil e bastante saudável no Carnaval
No feriado de Carnaval, a muita gente acaba saindo da rotina e sobrecarregando o coração, principalmente devido aos excessos de ingestão de ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
'O coração está apertado, mas no bom sentido', revela Denny Denan agora em carreira solo
O cantor Denny Denan faz sua estreia em trio na sua nova fase como cantor solo no Furdunço, neste domingo (24). Para ele, “o coração está ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
WEB
Meu dia em Oração
O temor do Senhor é glória e honra, alegria e júbilo. O temor do Senhor alegra o coração, dá gozo, contentamento e vida longa. (Eclo 1,1-10) ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Haja coração
Haja coração. Meiahora - RJ - 2019-02-25 - BABADO -. ••EM um clique raro, Galvão Bueno apareceu curtindo o dia de sol em uma piscina de uma ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde