Na última quarta-feira, Ludimilla foi internada em um hospital do Rio de Janeiro com dores abdominais intensas. Após exames, a cantora recebeu o diagnóstico de uma doença renal chamada pielonefrite aguda, ou seja, um tipo de infecção urinária mais severa.
Para explicar melhor, o médico nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, diz que se trata de um processo infeccioso no rim, causado por bactérias. A pielonefrite afeta com mais frequência mulheres do que os homens.
Se não tratada, a infecção pode causar outras complicações como evoluir para casos de septicemia, a infecção generalizada. “Uma infecção grave que atinge os rins pode levar a perda aguda da função renal ou causar cicatrizes nestes órgãos, levando futuramente a perda total da função renal”, explica Dr. Vieira.
Segundo o médico, os sintomas mais comuns costumam ter dores nas costas ou na barriga, febre, náuseas e vômitos.
Porém, é possível evitar a doença. O médico indica algumas medidas:
- Ingerir bastante líquidos;
- Urinar em intervalos de 2 a 3 horas;
- Tratar a constipação intestinal;
- Tratar casos de incontinência ou urgência miccional, ou casos de cistocele (conhecida como bexiga caída);
- Cuidar de doenças da próstata,
- Avaliar a presença ou não cálculos renais.
O tratamento da pielonefrite aguda ocorre com a prescrição de antibióticos, mas podendo ocorrer a internação do paciente que apresentam sintomas mais intensos, como no caso da cantora.
Para finalizar, ele alerta: “Tratar a infecção de forma correta é de extrema importância. No caso de qualquer sintoma, procure imediatamente um médico de sua confiança ou um serviço hospitalar, para que possa indicar o tratamento correto”, conclui o médico.
|
Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html
Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html
Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico.
Ligue 31 97110-6665
sexta-feira, 15 de maio de 2020
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil/Maio Laranja
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil/Maio Laranja
|
O abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes precisa ser combatida todos os dias. No entanto, 18 de maio foi definido, pela Lei 9.970/00, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. A data remete ao crime cometido contra Araceli, uma menina, de apenas oito anos de idade, abusada sexualmente e brutalmente assassinada, neste dia, no ano de 1973. O tema também é destaque por meio da campanha Maio Laranja.
Em Tijucas, desde 2005, o Projeto Ciranda, capitaneado por professores e alunos dos cursos de Direito e de Pedagogia do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Tijucas, promove oportunidades para que crianças da região possam comunicar-se sobre o tema tirando dúvidas e diminuindo resistências, anseios e dificuldades no trato da questão.
A iniciativa promove ações preventivas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da conscientização e mobilização da sociedade civil, da realização de ações educativas junto às crianças, adolescentes e suas famílias e do assessoramento de programas de formação e acompanhamento de profissionais da educação, saúde e agentes comunitários.
Com as aulas em todo o Estado sendo realizadas de forma remota, por conta da pandemia de Covid-19, o grupo tem gravado vídeos que são compartilhados com alunos da rede municipal de ensino, em Tijucas.
Para a ajudar a esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) encaminha, abaixo, contato de especialista que disponibilizou-se a atender a imprensa prestando esclarecimentos técnicos sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil:
|
Edgar Antonio Piva
|
Assinar:
Postagens (Atom)
Jornal de Saúde informa
Jornal de Saúde
-
MINAS GERAIS Em 10 meses, Escola do Trabalhador recebeu 47,7 mil matrículas do estado Com 31,2 mil inscritos, Minas Gerais é o t...
-
jornal de saude 'Quero rosas brancas enfeitando meu caixão', disse técnico de enfermagem à mãe antes de ser entubado e morrer de Co...