Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

Veterinária de gado


Tecnologia: taxa de prenhez de primíparas aumenta de 55% para 95,1% após protocolo de desmama precoce

Experimento realizado na Fazenda Onça, em Prata (MG), registrou alta taxa de fertilidade e maior ganho de peso dos bezerros
Após participar de um experimento de desmama precoce, a Fazenda Onça, localizada em Prata (MG), alcançou 95,1% de taxa de prenhez em um projeto realizado num lote com 102 primíparas. Das 102 fêmeas avaliadas no protocolo, apenas cinco ficaram vazias após o término da estação. O objetivo principal foi utilizar o protocolo de desmama precoce da Trouw Nutrition Brasil, utilizando os produtos Bellman em filhos de primíparas com foco no aumento da fertilidade da categoria.


“O histórico de prenhez de primíparas na fazenda era de 55%, em média. A remoção do bezerro da vaca reduz a demanda de energia no organismo para lactação, de forma que essa energia será destinada à reprodução. Após a separação da vaca/bezerro, as mesmas apresentam um cio fértil em aproximadamente 10-12 dias, com grandes chances de voltar a emprenhar, o que foi comprovado neste projeto”, explica o Diretor Técnico de Ruminantes da Trouw Nutrition Brasil, Marco Balsalobre.

O início da estação de monta da propriedade é em outubro e foram utilizadas as fêmeas que pariram no início da estação de parição.
Em dezembro, o lote de animais cruzados foi desmamado primeiro, pois apresentaram um consumo mais rápido de ração em relação a animais da raça Nelore. Isso porque o protocolo de desmama precoce da Bellman é focado em consumo – quando o bezerro atinge 800g/dia de consumo de ração, pode ser desmamado.
A propriedade possui, ao todo, um rebanho comercial com 2.600 animais Nelore e cruzamentos (Angus x Nelore) e faz uso de faz uso de protocolo de IATF, com touros de repasse. De acordo com o gerente de pecuária da Fazenda Onça, Antonio Vicente de Mendonça, além da alta taxa de prenhez, os bezerros foram desmamados com média de 199 kg para as fêmeas e 210 kg para os machos da raça Nelore. “O protocolo superou todas as expectativas, desde o aumento de fertilidade das primíparas, da taxa de prenhez e o ganho de peso do desmame”, ressalta.

Além do excelente resultado em prenhez, o protocolo de desmama precoce da Trouw Nutrition Brasil com os suplementos Bellman é constituído de três produtos que foram formulados para aperfeiçoar o ganho de peso dos bezerros, de forma que estes animais apresentem ao final do protocolo, aos sete meses de idade, um peso que seja superior aos seus contemporâneos, filhos de primíparas.

“Bezerros alimentados com o nosso protocolo de desmama precoce apresentam em média 1@ a mais em relação aos filhos de primíparas que foram alimentados exclusivamente com leite e pasto. Dessa forma, além do ganho em prenhez das fêmeas, o produtor melhora a eficiência do sistema de produção com bezerros mais homogêneos dentro do rebanho”, salienta Josiane Lage, Supervisora de P&D, Bovinos de Corte, da Trouw Nutrition Brasil.

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde