Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial



Informações essenciais para prevenir e tratar a doença

Apesar de a Hipertensão Arterial Sistêmica, popularmente conhecida como pressão alta, ser uma das disfunções mais prevalentes na população, ela ainda segue negligenciada e causa consequências sérias que podem levar à incapacitação e morte. Uma triste realidade que leva a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) a reunir dados essenciais para o esclarecimento do público leigo, a fim de estabelecer medidas de prevenção e melhor atendimento das intercorrências geradas pela doença.

“No Brasil, cerca de 36 milhões (32,5%) de indivíduos adultos são hipertensos, sendo mais de 60% idosos, o que contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular (¹) devido a alterações na função do coração, o que inclui as arritmias cardíacas. Entre 80 a 90% das mortes súbitas cardíacas (MSC) são consequência de algum tipo de arritmia. Além disso, a hipertensão é um dos principais fatores de risco para a ocorrência da fibrilação atrial, que pode estar ligada à ocorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, relata o cardiologista membro da SOBRAC, Dr. Cristiano Pisani.

A grande maioria dos casos de pressão alta é assintomática, do tipo primária, geneticamente determinada, com pessoas sensíveis ao excesso de sal/sódio. Mas a hipertensão também pode ser secundária, em decorrência de doenças renais, por exemplo, entre outras. Assim, conhecer a sua origem é fundamental para a adoção de medidas preventivas e introdução ao tratamento adequado.

O que é importante saber:

1 – O que é Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)?
A hipertensão é caracterizada por elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140x90 mmHg (milímetro de mercúrio) – popularmente conhecida como 14/9. O primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.
Embora a HAS primária não tenha cura, pode ser controlada com medicamentos e algumas mudanças no estilo de vida do paciente. Já a HAS secundária pode ser curável, dependendo da causa.

2 - Como diagnosticar a doença?
A hipertensão é diagnosticada pela aferição da pressão arterial, que deve ser realizada por um médico e/ou outros profissionais capacitados da saúde. É imprescindível a utilização de técnicas adequadas, além de equipamentos “calibrados” e validados. No consultório, o médico inicia a avaliação fazendo a anamnese, ou seja, averiguando o histórico médico pessoal e familiar do paciente, seguido de um exame físico. Também podem ser necessários exames laboratoriais e outros subsidiários.

3 – Quais os sintomas da pressão alta?
Na maioria dos pacientes a pressão alta é assintomática, mas os pacientes em algumas situações apresentam dor ou pressão na cabeça, especialmente na nuca, sangramento nasal, cansaço excessivo aos esforços, tonturas, fadiga e inquietação, características que podem facilmente ser confundidas com ansiedade.

4 – O que pode causar a hipertensão?
Hereditariedade, envelhecimento, obesidade, apneia obstrutiva do sono, excesso no consumo de sal em pessoas sensíveis e estresse são as causas mais comuns. Tabagismo, consumo exagerado de bebida alcoólica e sedentarismo também interferem no desenvolvimento da pressão alta.  

Outros fatores são doenças prévias, como problemas renais, o hipertireoidismo, uso excessivo de anti-inflamatórios não-hormonais, corticosteroide e alguns tipos de anticoncepcionais. Um ponto interessante é que as causas de hipertensão são as mesmas da fibrilação atrial.

5 - Quais as consequências da pressão alta?
A mais conhecida é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente chamado de derrame, e a segunda maior causa de mortes em todo mundo. Pode ocorrer tanto pela ruptura dos vasos sanguíneos, resultando em hemorragias ou acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos, como pela fibrilação atrial (FA), arritmia cardíaca com riscos de formação de coágulos no interior dos átrios que, ao se desprenderem pela corrente sanguínea, entopem as artérias cerebrais e causam a isquemia (AVC isquêmico).
Atualmente a FA tem incidência em 2,5% da população mundial, o equivalente a 175 milhões de pessoas, e é encontrada principalmente na terceira idade.

6 - Qual o tratamento da pressão alta?
A hipertensão pode ser controlada com medidas multiprofissionais, que contemplem medicações especificas e mudanças de hábitos alimentares, além de atividade física.
O diagnóstico preciso e o melhor método de tratamento devem ser orientados por um clínico ou cardiologista. É importante que o paciente siga as recomendações médicas, não se automedique e nem interrompa o uso de medicamentos recomendados para o controle da doença.

A fonte
Dr. Cristiano Pisani é médico eletrofisiologista habilitado pela SOBRAC, doutor em cardiologia pela FMUSP e médico assistente da Unidade de Arritmia do Incor/HC/FMUSP.
Sobre a SOBRAC

Pneumonite química: o que há de novo no prognóstico da doença?


Pneumonias
Atualização diária  18 de abril de 2019
NOTÍCIAS
Pneumonite química: o que há de novo no prognóstico da doença?
Este artigo é a terceira parte de uma série especial sobre pneumonias aspirativas. A parte 1 se intitula Pneumonia aspirativa: o que há de novo na ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Jorna de Saúde informa: Filhos não podem visitar MC Sapão no hospital; estado de saúde é grave e instáve

Jornal de Saúde informa sobre saúde e outras notícias
Atualização diária  18 de abril de 2019
NOTÍCIAS
Filhos não podem visitar MC Sapão no hospital; estado de saúde é grave e instável
A nota informa ainda que os quatro filhos do cantor não podem visitar o pai na ... "A esposa está preocupada com a saúde, a recuperação do marido, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Dançarina da banda La Fúria é esfaqueada em Itapuã
O estado de saúde da paciente é estável e ainda não há previsão de alta. O caso está sendo apurado pela 12ª Delegacia (Itapuã). Em nota, a Polícia ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Prêmio Ricardo Boechat, de combate ao câncer, une os talentos premiados de Ruy Ohtake e Ricardo Boechat

Prêmio Ricardo Boechat, de combate ao câncer, une os talentos premiados de Ruy Ohtake e Ricardo Boechat
No próximo dia 26 de abril, em cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo, será instituída oficialmente a criação do Prêmio Ricardo Boechat, que consagra a todos que lutam no combate ao câncer no país. O prêmio é dividido nas categorias comunicação, médico, instituição de saúde e gestor e foi criado pela Sociedade Brasileira de Cancerologia sob comando de Ricardo Antunes, seu presidente.

                                                                                                                                   Foto de divulgação

Em um inusitado e feliz encontro, o prêmio traz a marca do conceituado jornalista Boechat, premiado dezenas de vezes por seu impecável trabalho, e a genialidade de Ruy Ohtake, renomado arquiteto e designer brasileiro, com mais de 300 obras pelo país e pelo mundo, que fará o desenho do troféu.

O arquiteto disse que ficou lisonjeado de participar de um projeto tão nobre, onde está doando seu trabalho para uma justa homenagem a Boechat e às pessoas que estão lutando para diminuir os números alarmantes do câncer no país.

Ohtake acredita na comunhão de esforços para resolver esse grave problema de saúde pública, que é o câncer no país.
                                                      
   
                                                                                                                                                          Foto de divulgação                                                 
Formatação de um projeto

O arquiteto pretende levar uma primeira apresentação de sua obra, que terá a marca de Ricardo Boechat e sua assinatura, no evento na Assembleia Legislativa.

Aos 80 anos, trabalhando as 9h00 da manhã às 21h00, Ohtake mantém sua rotina, pensando em um esboço do prêmio, que possa traduzir pela arte a intenção do projeto. Ele confia muito na intuição, onde se inicia o processo criativo. “Minha intuição criativa é muito forte e aprendi a respeitá-la muito. Fui adquirindo essa prática com o tempo e ela me ajuda em minhas criações. Ela vem à mente. Não tem hora certa. A intuição aparece de repente e é imprevisível”, explica.

Ouvinte de Boechat

“Sou um antigo ouvinte e admirador do trabalho desse competente jornalista. Ele era interessante até quando gargalhava no quadro com o José Simão, na rádio Band News. Ou mesmo quando fazia críticas duras e destemidas a políticos e governo. Acho que o Ricardo Boechat falava por todos nós, brasileiros. Era a nossa voz”, destaca o arquiteto.

Ruy Ohtake quer traduzir nesse desenho do prêmio toda essa energia e senso de justiça do jornalista e trazer um trabalho impecável. ”Estou fazendo esse esforço. Ele merece essa homenagem”.

Já o presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Ricardo Antunes, explica que o prêmio criado pela entidade pretende perpetuar a memória do jornalista e homenageá-lo a cada edição, lembrando que Boechat foi um importante defensor da causa do câncer no país.

Convite

Cerimônia de Instituição do Prêmio Ricardo Boechat
Dia 26 de abril, 10h30, no Auditório Teotônio Vilela- Assembleia Legislativa de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201- São Paulo

Bauru (SP) chega a 12 mil casos e lidera ranking da dengue no país


Ultímas notícias sobre a DENGUE

Bauru (SP) chega a 12 mil casos e lidera ranking da dengue no país

Ministério da Saúde alerta para 559 casos prováveis de dengue no Piauí

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde