Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Terapias integrativas: Esquizofrenia é uma doença mental. É preciso diagnosticar e tratar. Parte 2


Terapias integrativas
Atualização diária 2 de julho de 2018


NOTÍCIAS

Esquizofrenia é uma doença mental. É preciso diagnosticar e tratar. Parte 2
... habilidades psicossiciais, reabilitação profissional, terapias de suporte e comunitária, e terapias integrativas e complementares como a homeopatia ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Higiene a palavra de uma deusa, que faz parte de nossas vidas desde que nascemos

A Saúde, preservação da saúde, sempre nos remete ao aforismo de que é Melhor prevenir do que Remedia. Para isso precisamos usar tudo quanto sabemos sobre higiene. Por exemplo, na mitologia Grega, o deus Esculápio tinha duas filhas que trabalhavam com ele, a Panacéia, que colhia as ervas para os remédios e Higia, que se comunicava com o povo e como eles deveriam se cuidar para que não adoeçam ou conservasse a saúde. De Higia derivou o nome Higiene, que usamos hoje.
A ideia de higiene não é restrita a limpeza apenas como pensamos de imediato. Ela pode ser empregada em vários segmentos da vida como alimento, educação física, tratamentos de inflamação e infecções. Na mente e no corpo físico e até mesmo espiritualmente. Portanto, a palavra tem característica ampla e uso específico. O uso da higiene traz a preservação da saúde e a eliminação da doença, obviamente aliado a outros métodos científicos que desafiam a crendice que doença é castigo de Deus, como na antiguidade onde pessoas com Lepra ou Hanseníase eram confinadas fora da cidade ou em leprosários e banidas, praticamente, para sempre da família e da sociedade. Hoje, o doente, o enfermo possui condição de ser cuidado, pela caridade, compaixão e misericórdia, bem diferente da punição divina, que nunca existiu e nunca existirá, somente na mente de pessoas incautas ou que querem dominar uma as outras, com crenças que não podem encontrar razão de ser.

Todos precisam de higiene, mas quem precisa mais de higiene é a criança que está sendo planejada, gestada e quem vai nascer. Concorda? Ora, ela vai entrar no mundo de luz, de som ou barulho, nutrição diferente. Enfim, tudo quanto ela estava habituado durante os 9 meses.

Portanto, tudo quanto a mãe aprendeu durante sua infância com os cuidados da família e médicos ela terá que colocar em prática, rapidamente, como amamentar, saber o tempo certo das mamadas, a higiene do mamilo, como não deixá-los inflamar, por isso, o tempo, o modo que o bebê deve se habituar a sugar o leite, para não magoar o mamilo. E, o preparo psicológico da mãe que vira algo estranho para ela e para o bebê, "Uma teta cheia de leite disponível e que precisa tirar se não ele vaza.". A calma nessa hora é muito importante, a mãe que tem orientação e se lembra logo arruma como retirar o leite em excesso e resfriá-lo para as mamadas intercaladas as do bebê do seio. Assim "fere" menos os mamilos e alimenta bem seu filho, sem traumas, sem choros de ambos lados.

Chegar a gerar um bebê não tarefa das mais fáceis e é mais lucrativo para a mãe, para o Estado que economiza com internações, leitos, médicos e enfermeiras e medicamentos. Fazer o Pré-Natal, do que deixar a mãe desinformada e com todos os transtornos que ela terá para conceber. Ainda mais, atualmente, nas sociedades, ditas modernas, onde a mulher e o homem, precisam trabalhar mais de 8 horas para sustentar o padrão de vida condizente e social.

Portanto, a higiene deve ser aquela básica de quando se levanta, lavar o rosto ou tomar banho, escovar os cabelos ou pentear, escovar os dentes de forma correta, para cima e para baixo, devagar. Tomar café da manhã com alimento nutriente. O refrigerante, hoje, faz parte do café da manhã e está estragando estômagos, provocando quadros que podem levar para anemias e outros males. Enfim, as frutas, leite, mingais e outros que os antepassados comiam, ainda é o ideal, não há como substituir.

E, assim vai durante todo o dia. Não esquecer de trocas, cuecas ou calcinhas, meias, camisas usadas no dia anterior. Tudo isso contribui para o otimismo da pessoa e para sua saúde física e mental. A pessoa limpa, não se preocupa de como ela pode ser recebida, como pode ser notada e fica mais confiante. Não precisa estar cheia de perfume, é a higiene dos cabelos, das unhas, das roupas passadas e limpas.

Na escola e no trabalho, também precisa de higiene, o local precisa estar limpo para que todos possam usufruir do espaço e produzir, banheiros limpos, água para se tomar. A água é um dos itens da higiene mais importante. Não é atoa que os médicos pedem e recomendam que se tome durante o dia de 2 a 3 litros de água, todos os dias. É água, não é refrigerante, sucos, vitaminas ou cerveja. Esse demoram muito para metabolizar a água, que não é da mesma qualidade do que a água pura.

O almoço, a janta e os lanches de intervalo para se ter boa saúde precisam ter a observância da higiene. Quem se alimenta na rua, em fast-foods, bares e restaurantes, possui opções e muitas delas é a mais econômica, mas essa precisa ser observada, com a higiene, locais onde funcionários e ambiente são pouco limpos, papéis no chão, aventais sujos ou encardidos. Fica atento, já pensou como pode ser essa cozinha, as escondidas o alimento que é produzido e servido para você pode vir com bactérias a mais do que sua tolerância naquele e a doença se instala com aquela famosa frase: "Deitei bom e acordei um lixo, estou tão mal, que não consigo me mexer de dor". 

Os exercícios físicos, todos eles, são importantíssimos e são o alimento para os nervos, para os músculos e para a mente que através da respiração do ar, isso precisa ser aprendido melhor, com o decorrer dos exercícios. É preciso começar a se exercitar ao menos 15 m por dia e depois conforme a disponibilidade e local aumentar para mais 15 perfazendo 30 e depois 45 m. Não se deve passar dessa período para que não haja estresse muscular, cansaço físico e mental e no outro dia encontro dificuldade para andar e trabalhar.

Por último, a higiene mental, essa é das mais importantes e precisa ser programada como todas as higienes. Ir em algum local que se gosta, que se sente bem, paisagens bonitas, cachoeiras, longos passeios com conversar com pessoas amigas faz um bem danado, muito mais do que muitas pílulas, calmantes. Isso gera no organismo, a alegria, o prazer e solta no corpo endorfinas, noraadrenalina, os hormônios que fazem bem para o organismo que estavam sendo liberados, mas encolhidos, pela necessidade de outras reações.

Por último, as bebidas, em resumo, os vícios, quem não tem um, é quase impossível, mas resistir e dosar, medir e ter consciência sobre os vícios, é muito importante para quem quer ter e manter a saúde em estado de excelência.

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Vamos estudar: Avaliação da integração entre a atenção primária à saúde e a atenção especializada, no cuidado do paciente hipertenso, no distrito de saúde do Campo Limpo do …






para eu

[PDF] Avaliação da integração entre a atenção primária à saúde e a atenção especializada, no cuidado do paciente hipertenso, no distrito de saúde do Campo Limpo do …

JMM Santos - 2018
… AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENTRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
E A ATENÇÃO ESPECIALIZADA, NO CUIDADO DO PACIENTE HIPERTENSO,
NO DISTRITO DE SAÚDE DO CAMPO LIMPO DO MUNICÍPIO DE SÃO …
Google+FacebookTwitter

[PDF] O conceito de capital mental no campo da saúde mental no trabalho: uma análise crítica do discurso da organização mundial da saúde

MA Pinheiro - 2018
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MARCELO DE ANDRADE PINHEIRO
O CONCEITO DE CAPITAL MENTAL NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
NO TRABALHO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DA …
Google+FacebookTwitter

[PDF] POLÍTICAS PÚBLICAS DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS NO BRASIL: SUA HISTÓRIA NO SISTEMA DE SAÚDE

FV Borges - Revista Pensar Acadêmico, 2018
… Apesar de não existirem dados oficiais atualizados, estima-se que, no Brasil,
esse mercado gire em torno de US$ 160 milhões por ano, sendo o fator
de … Disponível em.: <Fitotehttp://www.oabsp.org.br/subs/auriflama/institucional …
Google+FacebookTwitter

[PDF] Radiojornalismo na era digital: perspectivas da comunicação sociocultural nas rádios all news da cidade de São Paulo

LC Miyashiro - 2018
… gastronomia, cultivo de plantas, saúde e bem-estar, pedagogia, momentos
da … o radiojornalismo brasileiro fosse encontrando sua definição de ser apenas
a “leitura ao microfone” das notícias dos jornais impressos … Fonte: Gilberto …
Google+FacebookTwitter

[PDF] A biblioterapia como uma prática de incentivo à leitura para idosos

IAC SANTANA - 2018
… e de enfrentamento dos problemas. A leitura direcionada a eles são de
jornais, revistas e livros, utilizadas como forma de mantê-los atualizados
no âmbito de vivência e convivência … principalmente a baixa autoestima …
Google+FacebookTwitter

[PDF] Competências e habilidades precípuas do bibliotecário gestor: entre a teoria e a prática profissional

JGT MIRANDA - 2018
atualizado em seus saberes … utilizam, integram, mobilizam conhecimentos
para enfrentar um conjunto de situações complexas e o mais importante:
implicam também em uma capacidade de atualização de saberes … outros …
Google+FacebookTwitter

[PDF] Causas externas de morte violenta no município de São Paulo no período entre 2000 e 2014

FB Tranchitella - 2018
… de trabalho, da atualização dos profissionais, e da coleta de informações minuciosas
sobre a cena em que o evento ocorreu … atualizados até agosto de 2015, até a finalização
deste trabalho, portanto não foi … saúde de uma população …
Google+FacebookTwitter

[PDF] Diagnóstico, avaliação e proposta de estratégias sustentáveis para gerenciamento de resíduos em um restaurante universitário.

T Rodrigues - 2018
Page 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS
DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO … trabalho melhor. À minha querida preceptora
do estágio em gestão em saúde coletiva mais longo desta …
Google+FacebookTwitter

[PDF] INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DO DESMAME PRECOCE

MM GERAIS
… apropriados e atualizados sobre o assunto (BARREIRA, 2011). Estudos
apontam a importância e grande necessidade de expansão das atividades
de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no Brasil. O Ministério …
Google+FacebookTwitter

[PDF] Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras

MSB Heliodoro - 2018
Page 1. Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Destinos e Produtos Dissertação
Évora, 2018 Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: Avaliação da
divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras …
Google+FacebookTwitter

Saúde em geral: Número de clientes de planos de saúde com mais de 80 anos aumenta 62%


saúde em geral
Atualização diária 2 de julho de 2018


NOTÍCIAS

Número de clientes de planos de saúde com mais de 80 anos aumenta 62%
O índice é mais que o triplo do registrado no volume geral de clientes (18%) e superior à taxa de crescimento desse grupo populacional no período ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Mais de 300 municípios enfrentam risco de poliomielite, alerta Saúde
Há 312 municípios no país, especialmente na Bahia, com risco de surto de poliomielite, alertou neste fim de semana o Ministério da Saúde. Há 28 ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Depoimento: A volta dos que não foram, 11 anos depois
Jornalista conta como foi ter recebido a notícia de tumores no pulmão, após a cura de um câncer na orofaringe. Luiz Maklouf Carvalho, O Estado de ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Saúde estuda novo esquema de tratamento
O Ministério da Saúde estuda mudar o esquema de tratamento da ... explica a coordenadora-geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Copa: confira os horários de funcionamento de serviços e comércio
Conforme decreto do prefeito Marcelo Crivella, as repartições municipais estarão fechadas, mas a Secretaria de Saúde editou uma resolução ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



PCP pede reforço de profissionais da saúde
Jerónimo de Sousa pediu este domingo o reforço dos profissionais da saúde. O secretário-geral do PCP defendeu ainda que a reposição das 35 ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Governador acompanha atendimento na Caravana da Saúde e entrega óculos para estudante da ...
Assim reagiam as pessoas que estão sendo atendidas por mais uma etapa da Caravana da Saúde com a presença do Chefe do Executivo na ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


'ESCOVAR OS DENTES É UM HÁBITO QUE DEVE COMEÇAR BEM CEDO', DIZ, ABO-RO
“Sem um trabalho de prevenção não podemos conseguir a saúde geral quando esse indivíduo crescer”, enfatiza o presidente Associação Brasileira ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Contratados técnicos para o sector da saúde
O sector da Saúde na província do Cuando Cubango foi reforçado com novos ... O director provincial da Saúde, Lucas Mirco Macai, explicou que dos 28 ... vai reforçar o Hospital Geral da província, inaugurado em Agosto de 2017, ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Mobilizar a região do Algarve em torno do direito a uma alimentação adequada para todos
O seminário foi promovido pela Associação In Loco e pela UAlg, em parceria com a Direcção Geral de Saúde, Administração Regional de Saúde, ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde