Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Higiene a palavra de uma deusa, que faz parte de nossas vidas desde que nascemos

A Saúde, preservação da saúde, sempre nos remete ao aforismo de que é Melhor prevenir do que Remedia. Para isso precisamos usar tudo quanto sabemos sobre higiene. Por exemplo, na mitologia Grega, o deus Esculápio tinha duas filhas que trabalhavam com ele, a Panacéia, que colhia as ervas para os remédios e Higia, que se comunicava com o povo e como eles deveriam se cuidar para que não adoeçam ou conservasse a saúde. De Higia derivou o nome Higiene, que usamos hoje.
A ideia de higiene não é restrita a limpeza apenas como pensamos de imediato. Ela pode ser empregada em vários segmentos da vida como alimento, educação física, tratamentos de inflamação e infecções. Na mente e no corpo físico e até mesmo espiritualmente. Portanto, a palavra tem característica ampla e uso específico. O uso da higiene traz a preservação da saúde e a eliminação da doença, obviamente aliado a outros métodos científicos que desafiam a crendice que doença é castigo de Deus, como na antiguidade onde pessoas com Lepra ou Hanseníase eram confinadas fora da cidade ou em leprosários e banidas, praticamente, para sempre da família e da sociedade. Hoje, o doente, o enfermo possui condição de ser cuidado, pela caridade, compaixão e misericórdia, bem diferente da punição divina, que nunca existiu e nunca existirá, somente na mente de pessoas incautas ou que querem dominar uma as outras, com crenças que não podem encontrar razão de ser.

Todos precisam de higiene, mas quem precisa mais de higiene é a criança que está sendo planejada, gestada e quem vai nascer. Concorda? Ora, ela vai entrar no mundo de luz, de som ou barulho, nutrição diferente. Enfim, tudo quanto ela estava habituado durante os 9 meses.

Portanto, tudo quanto a mãe aprendeu durante sua infância com os cuidados da família e médicos ela terá que colocar em prática, rapidamente, como amamentar, saber o tempo certo das mamadas, a higiene do mamilo, como não deixá-los inflamar, por isso, o tempo, o modo que o bebê deve se habituar a sugar o leite, para não magoar o mamilo. E, o preparo psicológico da mãe que vira algo estranho para ela e para o bebê, "Uma teta cheia de leite disponível e que precisa tirar se não ele vaza.". A calma nessa hora é muito importante, a mãe que tem orientação e se lembra logo arruma como retirar o leite em excesso e resfriá-lo para as mamadas intercaladas as do bebê do seio. Assim "fere" menos os mamilos e alimenta bem seu filho, sem traumas, sem choros de ambos lados.

Chegar a gerar um bebê não tarefa das mais fáceis e é mais lucrativo para a mãe, para o Estado que economiza com internações, leitos, médicos e enfermeiras e medicamentos. Fazer o Pré-Natal, do que deixar a mãe desinformada e com todos os transtornos que ela terá para conceber. Ainda mais, atualmente, nas sociedades, ditas modernas, onde a mulher e o homem, precisam trabalhar mais de 8 horas para sustentar o padrão de vida condizente e social.

Portanto, a higiene deve ser aquela básica de quando se levanta, lavar o rosto ou tomar banho, escovar os cabelos ou pentear, escovar os dentes de forma correta, para cima e para baixo, devagar. Tomar café da manhã com alimento nutriente. O refrigerante, hoje, faz parte do café da manhã e está estragando estômagos, provocando quadros que podem levar para anemias e outros males. Enfim, as frutas, leite, mingais e outros que os antepassados comiam, ainda é o ideal, não há como substituir.

E, assim vai durante todo o dia. Não esquecer de trocas, cuecas ou calcinhas, meias, camisas usadas no dia anterior. Tudo isso contribui para o otimismo da pessoa e para sua saúde física e mental. A pessoa limpa, não se preocupa de como ela pode ser recebida, como pode ser notada e fica mais confiante. Não precisa estar cheia de perfume, é a higiene dos cabelos, das unhas, das roupas passadas e limpas.

Na escola e no trabalho, também precisa de higiene, o local precisa estar limpo para que todos possam usufruir do espaço e produzir, banheiros limpos, água para se tomar. A água é um dos itens da higiene mais importante. Não é atoa que os médicos pedem e recomendam que se tome durante o dia de 2 a 3 litros de água, todos os dias. É água, não é refrigerante, sucos, vitaminas ou cerveja. Esse demoram muito para metabolizar a água, que não é da mesma qualidade do que a água pura.

O almoço, a janta e os lanches de intervalo para se ter boa saúde precisam ter a observância da higiene. Quem se alimenta na rua, em fast-foods, bares e restaurantes, possui opções e muitas delas é a mais econômica, mas essa precisa ser observada, com a higiene, locais onde funcionários e ambiente são pouco limpos, papéis no chão, aventais sujos ou encardidos. Fica atento, já pensou como pode ser essa cozinha, as escondidas o alimento que é produzido e servido para você pode vir com bactérias a mais do que sua tolerância naquele e a doença se instala com aquela famosa frase: "Deitei bom e acordei um lixo, estou tão mal, que não consigo me mexer de dor". 

Os exercícios físicos, todos eles, são importantíssimos e são o alimento para os nervos, para os músculos e para a mente que através da respiração do ar, isso precisa ser aprendido melhor, com o decorrer dos exercícios. É preciso começar a se exercitar ao menos 15 m por dia e depois conforme a disponibilidade e local aumentar para mais 15 perfazendo 30 e depois 45 m. Não se deve passar dessa período para que não haja estresse muscular, cansaço físico e mental e no outro dia encontro dificuldade para andar e trabalhar.

Por último, a higiene mental, essa é das mais importantes e precisa ser programada como todas as higienes. Ir em algum local que se gosta, que se sente bem, paisagens bonitas, cachoeiras, longos passeios com conversar com pessoas amigas faz um bem danado, muito mais do que muitas pílulas, calmantes. Isso gera no organismo, a alegria, o prazer e solta no corpo endorfinas, noraadrenalina, os hormônios que fazem bem para o organismo que estavam sendo liberados, mas encolhidos, pela necessidade de outras reações.

Por último, as bebidas, em resumo, os vícios, quem não tem um, é quase impossível, mas resistir e dosar, medir e ter consciência sobre os vícios, é muito importante para quem quer ter e manter a saúde em estado de excelência.

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde