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quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Santa Casa recebe secretários de Saúde da região


jornal de saude
Atualização assim que ocorre  25 de janeiro de 2017
NOTÍCIAS
Santa Casa recebe secretários de Saúde da região
Na manhã dessa quarta-feira (25), o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga, Luiz Fernando Góes Liévana, recebeu secretários e ...
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Com suspeitas em 4 Estados, País vive maior surto de febre amarela em 14 anos
Ao jornal O Estado de S. Paulo, na terça-feira, 24, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que o governo também analisa a tese de que o surto ...
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José Luiz Nanci reativa o tomógrafo do PSSG


jornal de saude
Atualização assim que ocorre  25 de janeiro de 2017
NOTÍCIAS
Secretaria de Obras de Parobé divulga atendimento às solicitações da comunidade
Vamos continuar dando uma atenção especial às vias de acesso aos bairros e localidades do interior, como também aos postos de saúde e escolas, ...
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José Luiz Nanci reativa o tomógrafo do PSSG
O aparelho, que estava parado há cinco meses por falta de capacidade na rede elétrica, vai agilizar atendimentos de pacientes na unidade de saúde, ...
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Bairro Jardim Pollastri vai ganhar Praça dos Direitos Humanos
“Não apenas para a prática esportiva em si, mas também no que diz respeito à saúde pública e ao desenvolvimento social, uma vez que a realização ...
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Ponta Porã cria programa "Caminhando com Qualidade"


jornal de saude
Atualização assim que ocorre  25 de janeiro de 2017
NOTÍCIAS
Ponta Porã cria programa "Caminhando com Qualidade"
Os profissionais da saúde fazem uma ação que é considerada fundamental para quem pretende desenvolver corretamente uma atividade física.
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Médicos defendem sessões antitabágicas grátis para estimular procura de tratamento
Um estudo desenvolvido por médicos britânicos defende que a oferta de uma sessão antitabágica grátis no serviço nacional de saúde aumenta a ...
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Irlanda registra caso atípico de vaca louca e sacrifica três animais
O teste foi divulgado pelo Departamento de Agricultura, Alimentação e Marinha do país (DAFM) e reportado à Organização Mundial de Saúde Animal ...
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Febre amarela: DF recebeu 50 mil vacinas; governo descarta corrida aos postos


jornal de saude
Atualização assim que ocorre  25 de janeiro de 2017
NOTÍCIAS
Febre amarela: DF recebeu 50 mil vacinas; governo descarta corrida aos postos
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que recebeu, no mês de janeiro, 50 mil doses da vacina contra a febre amarela – 30 mil doses a ...
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DOMINGO É DIA DE VISITA AO ABRIGO DO CÃO SEM DONO




Nosso sítio está todos os dias aberto à visitação, mas de vez em quando gostamos de reunir toda nossa equipe para receber muitos amigos e simpatizantes da causa e de nosso trabalho. Além disso, nossos animais ficam muito felizes quando recebem visitas, pois é certeza de que vão ganhar muitos carinhos e passeios.

Sendo assim, neste domingo, dia 29 de janeiro, VOCÊ é nosso convidado especial. Para quem já conhece, será bom recebê-los novamente. Para quem ainda não visitou nosso abrigo, será uma excelente oportunidade de ver de perto o tratamento que damos aos nossos abrigados.

ANOTE
Visita ao Sítio do Cão Sem Dono

Dia 29 de Janeiro de 2017, a partir de 10 horas

CARONAS - CARAVANA

Se você não quer ir de carro, não tem problema, pois haverá esquema de carona com saída do estacionamento do Pão de Açúcar do Jabaquara, ao lado da estação do metrô Jabaquara. Horário do encontro: a partir de 08h30. Saída pontual às 09h00. Você identificará nossa equipe através das camisetas da ONG. Retorno para o metrô a partir de 14 horas.
Receba por e-mail todos os endereços e mapas: faleconosco@caosemdono.com.br
No local, montaremos uma mesa com café, sucos, bolos, biscoitos, sanduiches naturais. Você também pode colaborar com nossa mesa de guloseimas.

Rafael Rodriguez Miranda entre no facebook e localize para maiores informações

Diretor da Fiocruz Paraná é o vencedor do prêmio Almirante Alvaro Alberto 2017

 
O agraciado da edição de 2017, que teve como área Ciências da Vida, é o biólogo, Samuel Goldenberg.
O diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC) da Fundação Oswaldo Cruz do Paraná, Samuel Goldenberg é o vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, a mais importante honraria em ciência e tecnologia do País, concedida pelo CNPq em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil.

Samuel Goldenberg possui Graduação (1973) e Mestrado (1975) em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília, Doutorado (Doctorat D’Etat ès Sciences) pela Universidade de Paris VII (1981) e é Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 1982. Foi o coordenador da implantação da Fiocruz no Paraná, foi Diretor do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e é Diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC, Fiocruz-Paraná).

 Atua na área de Biologia Molecular, com ênfase em Parasitologia Molecular, focando estudos sobre diferenciação de Trypanosoma cruzi, regulação da expressão gênica em parasitos, genômica funcional e desenvolvimento de insumos para diagnóstico. Participa ativamente da formação de recursos humanos já tendo orientado 16 dissertações de Mestrado e 19 teses de Doutorado. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz, 2006-2008) e da Sociedade Brasileira de Genética (SBG, 2013-2014). Foi membro do Comitê Assessor de Genética do CNPq. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Diagnóstico em Saúde Pública. Foi agraciado em 2006 com a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe Comendador, em 2010 com a Ordem do Mérito Médico na Classe Comendador e em 2011 recebeu a Medalha Samuel Pessoa da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz). É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, foi agraciado em 2006 com a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe Comendador, em 2010 foi agraciado na Classe Comendador com a Ordem do Mérito Médico e em 2011 recebeu a Medalha Samuel Pessoa da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz).

Publicou 143 trabalhos científicos, teve 6 capítulos de livros publicados. Tem 121 trabalhos publicados, e mais de 2800 citações, na Web of Science. Seu índice H no ISI é 27

O Prêmio 
O Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia foi instituído em 1981, ainda como Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia. A premiação consiste em medalha, diploma, importância em dinheiro equivalente a R$ 200 mil e uma viagem à Amazônia, a bordo do navio de Assistência Hospitalar na Amazônia, oferecida pela Marinha do Brasil à agraciada.
Em 1986, passou a fazer referência ao Almirante, engenheiro idealizador e primeiro presidente do CNPq.
É concedido anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida.

Volta às aulas: como lidar com situações de bullying na escola

Saiba quais providências tomar para evitar traumas psicológicos no futuro para a criança

Ser alvo de críticas maldosas, brincadeiras humilhantes e violentas são alguns dos problemas enfrentados por crianças que sofrem com o bullying na escola. Tomar providências contra esses atos de agressão verbal e física é um importante passo para evitar traumas psicológicos no futuro.

De acordo com dados do IBGE, divulgados no ano passado, 46,6% dos alunos já sofreram algum tipo de bullying na escola. E 7,4% declararam que são humilhados frequentemente, sendo sua aparência um dos principais motivos.

Simone Domingues, professora do curso de Psicologia da UNG Universidade, explica que durante o período escolar a pessoa está criando consciência sobre quem é, por isso é natural inseguranças. O que facilita a existência dos agressores, por eles se fortalecerem das fraquezas de seus alvos. Domingues ressalta a preocupação com a proporção que o medo vivenciado pela vítima pode tomar. “Em situações ele pode levar a uma depressão profunda, tão grave, que a criança pode tentar o suicídio”.

Como identificar o bullying na escola?

Normalmente o aluno não conta que está passando pelo problema, ele tem vergonha, por isso os pais e professores devem ficar atentos com mudanças de comportamento. Se o estudante passar a não querer ir para a escola, expressar manifestações de isolamento ou até mesmo de violência, pode ser um sinal. O ideal, para Simone, é que as escolas façam dinâmicas e palestras sobre o assunto, para explicar o que é o bullying, ensinar estratégias de ajuda e orientar as vítimas a falarem sobre seu tormento com um responsável. Em alguns casos, seria interessante a intervenção de um psicólogo para trabalhar a vítima e o agressor, pois em muitos casos agredir também é uma maneira de pedir ajuda.

O que fazer para ajudar a criança que sofre bullying no ambiente escolar?

Os pais e professores precisam demonstrar apoio e acolher a criança que sofre bullying na escola. É importante que os adultos reafirmem a vítima de bullying, valorizando suas qualidades e demonstrando que ela não é culpada pelas agressões que sofre.
Conversar com a criança vai permitir que ela expresse seus sentimentos em relação às agressões e ameaças. Evite fazer críticas e não minimize o problema. A criança precisa ser ouvida.

Os pais devem relatar o bullying com crianças a um responsável no colégio para tomar providências contra os agressores.
Nos casos mais graves, quando há perseguição na internet, é necessário reunir provas do conteúdo abusivo. Imprimir páginas e mensagens ofensivas à criança para fazer um boletim de ocorrência.

Ações em conjunto para evitar o bullying na escola

Há ações e iniciativas que ajudam a evitar o bullying com crianças. O trabalho preventivo, em conjunto com os pais e a escola, é um bom caminho para conscientizar sobre atitudes discriminatórias no ambiente escolar e na internet.
Organizar programas antibullying na escola e na comunidade traz benefícios. Essas campanhas podem promover ações como palestras com psicólogos e capacitação dos pais e funcionários para lidar melhor com o bullying.
Discutir o tema em casa e na sala de aula também é um meio de conscientizar os agressores e criar políticas de não tolerância ao bullying com crianças.

Obesidade infantil aumenta durante férias de verão


Obesidade infantil aumenta durante férias de verão


O risco de obesidade é maior quando as crianças estão fora da escola do que quando estão na escola


FotoAs crianças estão em maior risco de ganhar quantidades insalubres de peso durante as férias de verão, do que durante o ano letivo, de acordo com um novoestudo publicado no Obesity Journal. Os pesquisadores estudaram mais de 18.000 crianças, em creches, com cerca de dois anos, e descobriram que a obesidade aumentou apenas durante as duas férias de verão e não durante o ano escolar. Os resultados do estudo foram apresentados durante o simpósioObesity Week, conferência anual da Sociedade de Obesidade, entre 31 de outubro  e 4 de novembro de 2016.

“Os educadores há muito tempo se preocupam se as férias de verão levam à perda do hábito de estudo. Agora, sabemos que o recesso também é um tempo de ganho de peso excessivo para os alunos mais jovens. Os resultados do estudo levantam questões para pais e gestores de políticas públicas sobre como ajudar as crianças a adotar comportamentos saudáveis ​​durante as longas férias de verão para impedir o ganho de peso. Os resultados também sugerem que não podemos reverter a epidemia de obesidade se nos concentrarmos apenas no que as crianças estão fazendo e comendo enquanto estão na escola”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski (CRM-SP 36.349).

Entre o início do jardim de infância e o final da 2ª série, a obesidade aumentou de 8,9% para 11,5% entre as crianças, e o excesso de peso (sobrepeso) aumentou de 23,3% para 28,7%. Nenhum aumento de peso ocorreu durante o ano escolar; tudo isso aconteceu durante as férias de verão.

Os pesquisadores defendem que agora que existem dados sólidos apontando que as férias de verão são um período propício para o ganho de peso potencial em crianças pequenas, o próximo passo é trabalhar junto com as escolas para moldar os comportamentos fora do horário letivo. “Os pais podem tomar algumas medidas simples para ajudar os filhos a aderirem a um horário de sono adequado, durante todo o ano, e podem reduzir o tempo de tela”, destaca o médico.

Mas os pais não podem resolver o problema sozinhos. Os autores do estudo sugerem que, para reduzir o aumento da obesidade infantil e do sobrepeso, os programas escolares devem tentar moldar os comportamentos extra-escolares, bem como melhorar a qualidade das  refeições escolares e da prática de atividade física durante o ano letivo. Sugerem também testar intervenções adicionais para ver o que funciona melhor, mas que podem incluir:
·        Limitações ao marketing de alimentos dirigidos às crianças;
·        Educação nutricional para os pais.


“Esperamos que essas descobertas unam os esforços dos pais, educadores, defensores da saúde pública e funcionários para garantir que o verão não coloque por água abaixo os esforços feitos durante o ano letivo para não apenas ensinar as crianças a comerem bem, mas para mantê-las saudáveis”, diz o pediatra, que é membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Financiado pela Fundação Russell Sage, o estudo utilizou dados nacionais representativos para medir objetivamente a altura e o peso ao longo de um período de três anos. Os pesquisadores usaram o Early Childhood Longitudinal Study para seguir uma amostra aleatória nacional e complexa de 18.170 crianças do jardim de infância em 2010, até a segunda série em 2013. O peso e a altura foram medidos nas escolas em cada outono e primavera e os autores estimaram o aumento do IMC, a prevalência de sobrepeso e a prevalência de obesidade durante cada verão e ano escolar. O objetivo do estudo foi avaliar a importância dos fatores de risco para ganho de peso dentro e fora do ambiente escolar.

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