Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

terça-feira, 13 de setembro de 2016

FERTILIZAÇÃO ASSISTIDA AINDA É TABU

 
Técnica existe há mais de quatro décadas e segue sendo tabu entre muitos casais que, depois de conseguirem engravidar, escondem da família e dos amigos a realização do tratamento. Mas o que está por trás das reservas em tratar o tema fertilização assistida?

     Ter filhos continua sendo um dos maiores sonhos dos casais e muitos deles, quando apresentam dificuldades para gerar naturalmente, recorrem às técnicas artificiais de fertilidade. Somente em 2015 foram realizadas 35.615 tentativas de fertilização artificial no Brasil, segundo dados publicados este ano no 9º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões.

     O que muita gente não sabe é que após o nascimento do aguardado bebê, é comum que muitos pais prefiram não contar que realizaram a fertilização. Conforme apontam especialistas, os motivos vão desde a culpa por não poder engravidar do jeito tradicional até o receio quanto ao pensamento das pessoas quando souberem que o bebê foi gerado em laboratório.

    Segundo especialista em fertilidade feminina, professor da UFRGS e Diretor médico da Clínica Insemine, João Sabino da Cunha Filho, é muito frequente que casais peçam sigilo e escondam de todos, inclusive da própria criança, que ela é fruto de uma inseminação artificial. "A fertilização in vitro é um tratamento delicado e como está diretamente ligado à capacidade reprodutiva do ser humano, envolve todo lado emocional e psicológico das pessoas", avalia o médico.

     De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, um em cada seis casais (com a mulher em idade reprodutiva) tem problema de fertilidade. Para Sabino, a fertilização in vitro, tratamento desenvolvido para auxiliar as pessoas, deveria ser visto não como inimigo, mas como aliado para atingir o objetivo de ter um filho. "Mas o ser humano não é apenas complexo fisicamente, ele é também psicologicamente complicado. A gestação envolve questões muito mais profundas do que simplesmente querer um bebê e depois vê-lo nascer. As pessoas têm fantasias, medos e constrangimentos, isso é muito comum", diz o médico.`

     Entender o que é a inseminação artificial e desmitificar este tratamento para a população é o primeiro passo para acabar com o desconhecimento, causador de tantos preconceitos. Todo o casal que divulga o êxito do tratamento ajuda outros casais a perderem o medo e o receio de falar sobre a fertilização assistida.

    Qualquer terapia capaz de possibilitar ao ser humano alcançar o sonho de ter um filho talvez mereça, ao menos, o questionamento sobre se pode ser divulgada com orgulho ou se deve ser vista com receio e de maneira preconceituosa. O silêncio, diante dos avanços e conquistas que a ciência médica possibilita, só perpetua os tabus. Por isso, compreender o que está por trás deles contribui para entender e amadurecer o pensamento da sociedade.
 

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde