Exames de Mama sem dor, hematomas e econômico
para o bolso e saúde
Esqueça tudo que você ouviu e leu sobre exames de seios, tecnicamente, mamografia. Não nenhuma revolução. Trata-se de uso do raio infravermelho adaptado a aparelho para exame de mama, isso mesmo, até mesmo para exame de próstata. Os drs. Renato Marcelo Jorge, médico e Fernando Nunes, são dois pioneiros em Belo Horizonte que atende, somente, exames de Mama, obviamente para mulheres, apesar dos homens também fazerem e acompanhadas.
Quando pedi para esquecer é que o exame com Mamógrafo é dolorido, deixa marcas na mama da mulher. E, segundo o dr. Renato Marcelo Jorge, segundo pesquisas e evidências de fatos, se a mulher, ou qualquer pessoa tiver um pequenino caroço no seio com o exame atual com mamógrafo, ou Raio X, no decorrer de meses, que pode ser o período de fazer o exame novamente, entre 6 meses a 12 meses. Esse pequenino nódulo pode aumentar pelo efeito da radiação.
Ilustração de exame |
Na internet se encontra alguns artigos como este: Especialista esclarece boato que associa mamografia a câncer de tireoide, não relacionado com o câncer de mama causado pelo exame. Mas, a probalidade é tão grande e a exposição das mamas tão grande, elas não usam proteção nenhuma. Vamos a exemplo, para fazer radiografia dentária a mulher se estiver grávida não se recomenda. A pessoa normal precisa de avental. As radiologias craniosacral, precisam de proteções e todas as radiografias onde se usa o Raio X, a proteção de avental de chumbo é necessária.
Se tiver tempo leia essa matéria exclusiva sobre os danos do Raio X e a proteção: Proteção impede efeitos danosos à saúde durante exames de raios-x
Por isso, o exame de mamografia por infra vermelho veio para retirar o público feminino desse alto risco. Depois a mulher não fica com manchas roxas e não corre o risco de aumentar o corocinho ou pequeno nódulo, que até então era benigno e com contato com o raio x pode se tornar até mesmo maligno, em câncer, que não podemos deixar de ressaltar a importância dos exames. Quando detectado com tempo é muito mais fácil o tratamento e até mesmo a cura, sem radicalismo, de cirurgias estipartivas dos seis, próteses e até mesmo efeitos colaterais, pós cirúrgico onde o braço aumenta.
ilustração mama real |
ilutração de mama após exame |
O aparelho de Mamografia por Raio Infra Vermelho foi desenvolvido em Israel. Mas, é fabricado e comercializado para todo o mundo pelo Japão.
O médico Renato Marcelo Jorge, lembra que o Outubro Rosa, poderia ser chamado de Outubro Negro devido ao efeito de 4.76 de radiação gama que a mulher recebe quando se expõe ao exame das mamas, nas duas, então são quase 10.0 de radiação.
O exame do raios infra vermelho aumenta a mama, segundo, o médico 600 vezes e pode ser visto perfeitamente qualquer tipo de nódulo. Importante frisar, a adolescente de 16 anos pode fazer, a mulher lactante, que está amamentando. A mulher grávida pode fazer. Enfim toda a contra-indicação que restringia e colocava em risco o grupo que podia com aumento e até mesmo a formação de novos tumores. Com o exame de Raio Infra Vermelho para a mama, acabou.
O exame pode ser mais profundo ainda com a utilização de sonda, que aprofunda mais ainda, e as camadas de derme, epiderme e gordura pode ser vista nitidamente e evidenciar através de fotos qualquer tipo de nódulo. Ainda mais quando o exame de apalpação e até mesmo sintomas de dor e desconfiança. Ai, a identificação é rápida. O retorno pode variar e pode ser até mesmo de 5 anos vai depender se o nódulo crescer ou não. Ele pode ser nódulo benigno e como não vai correr risco com a radiação ele vai ficar sendo benigno. Mas, pode e isso é de cada um para cada um, particular, desenvolver para maligno.
Como evoluiu a tecnologia, o aparelho é simples, parece câmara de filmagem |
Com o raio infra vermelho, não é obrigado fazer exame todos os anos. E, existem exames com Raio Infra vermelho, para cólon de útero, próstata e parte esquelética. As opções de exames são inúmeras, mas dr. Renato que ele estudou e preferiu ficar somente na área de mamografia para assim poder trabalhar melhor. Mas, pensa em estudar para atender a clientela masculina que sofre com o exame de toque retal para detectar anomalias e até mesmo câncer de próstata. Ainda, apenas em pensamento, mas pode ser seu próximo público.
O custo do exame em clínicas particulares não podemos revelar aqui devido a ética de mercado e até mesmo a velada ética médica. Mas, com o raio infra vermelho pode sair entre 40% dos exames tradicionais. A economia e segurança diante desse exame é enorme. E, o laudo é aceito pelos médicos sem contestação pois todo ele é fotografado e com estimativas e tudo, tudo comprovado cientificamente por gráficos, imagens e números. O mais atraente é que pode ser feito em apenas 15 minutos.
Como é feito a mamografia tradicional a mulher é preparada e uma parte de cima vai espremer a mama fortemente para bombear raio x na pele e sem proteção |
O laudo, saliente o médico, não tem como recusar, mesmo com alguns radiologistas não gostarem e fazem um clubinho bem seleto e caro para atender dentistas e médicos. Além disso o aparelho foi testado e aprovado pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que atua com rigor em relação a medicamentos, tratamentos e aparelhos que entram e que são produzidos no país.
O dr. Renato, chama a atenção para cenas que ele já presenciou, “a mulher chega a desmaiar de dor para fazer o exame. Existem fotos que se vê a agressão “necessária” para o exame tradicional onde a mama da mulher precisa se prensada. Muitos pensam que é “lenda” a dor ou a sensibilidade que a mulher sente nos seios. Por isso, ele comenta esse exame é “muito agressivo”.
E, ainda aponta, quase a maioria dos exames com mamografia tradicional que já examinei até hoje, a maioria, desenvolveram câncer de mama.
Marcelo dos Santos – jornalista profissional – Mtb 16.539 SP/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário