Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Projeto motiva crianças a lerem 4x mais livros que a média brasileira


Escola da capital mineira promove contato dos alunos com a literatura desde antes da alfabetização e incentiva a leitura de pelo menos 16 obras por ano

O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta terça-feira, 18 de abril, reacende o debate sobre a importância do hábito de ler para a formação do ser humano. Um projeto desenvolvido por uma escola de Belo Horizonte tem motivado, desde o início deste ano, que crianças com idades entre 3 e 11 anos tenham contato com o mundo da literatura através de uma mochila divertida que viaja pelos lares. A mochila vai para casa com livros, para serem lidos pelos filhos junto com os pais, proporcionando também um momento de integração familiar.

Enquanto os brasileiros leem, em média, 4,96 livros por ano*, a meta da escola é que os alunos alfabetizados leiam, no mínimo, 16 livros até o fim deste ano, entre eles clássicos da literatura. A cada duas semanas, a criança escolhe um livro da biblioteca e coloca na Mochila da Leitura. Em casa, os pequenos leem e também fazem atividades relacionadas ao conteúdo da obra. Ao retornarem para a escola, compartilham o que aprenderam com os colegas.

Cada vez mais, os livros mudam a rotina de Giovana Peres, de 7 anos. “Às vezes ela deixa de lanchar para poder visitar à biblioteca durante o recreio”, comenta Daniela Peres, mãe de Giovana, ao enfatizar que, quando a pequena chega em casa, faz questão de ler o livro que trouxe da escola para todos da família. 

As crianças que ainda não sabem ler também levam livros para casa como forma de incentivar o contato com o universo da leitura.  “Apesar de ainda não ter sido alfabetizada, a criança pode folhear os livros e ver as gravuras e também pode ouvir histórias e ver seus pais, professores e amigos manuseando livros. É através desse contato que o gosto pela leitura pode ser estimulado”, comenta a professora Sandra Storch, idealizadora do projeto.

*Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – Ibope, maio de 2016

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde