Dr. José Flávio Torezan, bucomaxilofacial, explica como funciona o tratamento
Foto ilustração
Passamos um terço da vida dormindo e, apesar de parecer uma atividade improdutiva, o sono tem um papel fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Ele possui uma função reparadora e a falta de um descanso adequado pode trazer graves consequências como obesidade, prejuízo da memória e da concentração, maior risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral, entre outras.
Dados da OMS revelam que 40% da população possui algum distúrbio do sono. Dentre os transtornos, a apneia é o problema mais comum, sendo um distúrbio do sono grave em que a respiração para e começa repetidamente. Pesquisas apontam que 90% das pessoas que sofrem desse mal não foram diagnosticadas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e 33% sofre de apneia do sono.
O Dr. José Flávio Torezan explica como funciona o tratamento para a apneia: “O objetivo principal do tratamento é manter as vias respiratórias abertas para que durante o sono a respiração não seja interrompida. Em alguns casos é indicado o uso de aparelhos odontológicos na boca durante a noite para manter a mandíbula posicionada mais para frente e impedir o bloqueio das vias aéreas e em outros casos a cirurgia é a melhor opção”, conclui Torezan. Segundo o especialista, em casos mais graves é indicado a cirurgia maxilar, que melhora muito a qualidade de vida do paciente.
Outros temas ligados a especialização do Dr. José Flávio Torezan:
- Adultos e crianças: Apneia Obstrutiva do sono baixa a qualidade de vida e pode diminuir a expectativa de vida
- Cistos nos maxilares podem ser descobertos por acaso com raio X panorâmico
- Bichectomia
- Medicamentos específicos para osteoporose podem causar necrose nos ossos maxilares
- Respiração bucal na criança pode levar a deformidades dos maxilares na fase adulta exigindo cirurgia ortognática para corrigir
- Dentes ou próteses que machucam a língua ou buchecha podem levar ao aparecimento de câncer bucal
- Dentes infeccionados ou dente do siso inflamado pode causar infecção no coração
- Implantes dentários em idosos. Até qual idade podemos realizar?
- Cirurgias de ATMs podem estar sendo indicadas sem necessidade
- Compreendendo os Dentes do Siso Impactados
- Implantes
- Você tem vários dentes em fala?
- Apenas um dente faltando ou danificado?
- Tenha o Seu sorriso de volta
- Todos Merecem se alimentar usando dentadura.
- Cirurgias ortognáticas (deformidades dento-faciais)
- Dor orofacial
- Fraturas Faciais
- Tumores de boca e face
- Reconstruções ósseas de boca e face
- Cirurgia Ortognática com benefício antecipado - Ou seja primeiro a cirurgia (logo após a colocação do aparelho ortodôntico) e o paciente não tem que esperar o tempo de preparo ortodôntico convencional. Ele é operado e em seguida começa o preparo ortodôntico. Dai o paciente não se sente tão com aparência ruim no pré cirurgia. A aceitação desse tratamento é maior pelos pacientes.
O Dr. José Flávio Torezan, cirurgião bucomaxilofacial
Nenhum comentário:
Postar um comentário