Fisioterapeuta fala sobre a Estabilização Segmentar Vertebral, tratamento que está entre os mais eficazes e recomendamos para prevenção e tratamento da dor lombar e cervical
No Brasil, esta é taxada como a principal causa de afastamento do trabalho. Durante muitos anos, surgiram diversos tipos de tratamentos contra a famosa dor nas costas, porém estes eram apenas temporários. Com a evolução da fisioterapia, pesquisadores australianos descobriram um método que previne e acaba de vez com as dores na coluna lombar e cervical: a Estabilização Segmentar Vertebral.
Segundo a Fisioterapeuta Ana Gil, há um método inovador, muito mais eficaz e definitivo no tratamento e prevenção de dores e patologias lombares e cervicais “A Estabilização Segmentar Vertebral tem como objetivo fortalecer os músculos centrais que dão estabilidade ao corpo humano”, diz.
A fisioterapeuta, através de exercícios específicos para o tratamento, utiliza no paciente um equipamento chamado Unidade Pressórica de Biofeedback “Esse aparelho é responsável por fazer com que os músculos mais profundos, responsáveis por estabilizar as regiões lombar, pélvica e cervical, voltem a contrair de forma correta”, explica a fisioterapeuta “Desta forma, as dores sanam e o tratamento tem alta eficácia”, afirma.
De acordo com Ana Gil, o método não tem contra-indicação. "A Estabilização Segmentar Vertebral é indicada para casos de dores e patologias diversas da região lombar ou cervical, inclusive pós-operatórios." conclui. É recomendado que seja realizada por um fisioterapeuta.
Ana Gil
- Colunista no jornal Folha do Rio de Janeiro
- Graduada em Fisioterapia (IBMR)
- Pós-graduada em Anatomia Humana e Biomecânica (UCB)
- Especialista em Reeducação Postural Global - RPG (Instituto Philipe Souchard)
- Mestre em Educação Física (EEFD/UFRJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário