Especialista explica as causas e riscos do baixo cortisol
O cortisol desempenha um papel fundamental no metabolismo das proteínas, lipídeos e hidratos de carbono. Ele afeta os níveis de glicose no sangue, ajuda a manter a pressão arterial e ajuda a regular o sistema imunológico. E, por isto, se estiver baixo, produz vários efeitos ruins ao corpo, como fadiga, perda do apetite e anemia.
Dra. Cristina Gottieb, dentista e biomédica em biomodulação hormonal e proprietária da clínica The Dental SPA, "esses processos começam através de um exame detalhado da boca e dos dentes e da coleta salivar para saber se o cortisol está baixo. O hormônio age em diversos órgãos do corpo, por isto é muito importante na regulação das funções do organismo", explica.
"Em mulheres grávidas, o cortisol baixo, pode causar dificuldades no desenvolvimento de órgãos do bebê, como pulmões, olhos, pele e cérebro", exalta a doutora. Por isto, se houver a presença destes sintomas na gravidez, deve-se informar ao obstetra, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado imediatamente.
"A depressão também é uma importante causa deste problema, pois a falta de serotonina que acontece na depressão crônica causa a redução dos níveis de cortisol. O cortisol baixo é detectado por exames que quantificam este hormônio no sangue, na urina e na saliva", pontua Cristina.
Quando os níveis de cortisol estão baixos, pode causar:
Fadiga e falta de energia
Falta de apetite
Dor nos músculos e articulações,
Febre baixa
Anemia e infecções frequentes
Hipoglicemia
Pressão baixa
Nenhum comentário:
Postar um comentário