Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

“No futuro prescreveremos as bactérias ao invés de matá-las”, diz pesquisador americano


Paul E. Wischmeyer ministrou palestra sobre microbioma humano durante XXI Congresso de Nutrologia em São Paulo
Um dos principais nomes mundiais no ramo de pesquisa sobre microbioma humano, Dr. Paul Wischmeyer, ministrou o simpósio satélite “O papel do microbioma na saúde e na Doença: Podemos mudar o mundo!”, durante o XXI Congresso de Nutrologia, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, nesta quinta-feira (28).

O microbioma humano são as bactérias que compõem nosso organismo, juntamente com nossas células, tecidos e órgãos. De acordo com o pesquisador, são mais de 20 milhões de agentes microbianos, quantidades esta que supera, inclusive, o número de genes humanos.
Durante sua apresentação, o pesquisador afirmou que estamos muito acostumados a enxergarmos as bactérias como vilãs. “Passamos muito tempo tentando matá-las com a utilização de antibióticos. Mas nós já sabemos que o uso correto de probióticos é eficaz no tratamento de doenças e é muito provável que, num futuro próximo, nós prescrevamos pílulas de fezes ou transplante de microbioma”.

Apesar de causar estranhamento, o transplante de fezes tem explicação. Segundo o Dr. Wischmeyer, é nelas que se encontram a maior parte do microbioma humano. “Um intestino saudável é um intestino diversificado, com muitos tipos de micro-organismos. A partir de um sequenciamento nós conseguimos descobrir exatamente quão diverso é o seu microbioma”.

Os tipos de parto também foram comentados pelo pesquisador. Segundo ele, os bebês que nascem de cesariana não têm contato com o microbioma da mãe e, por isso, acabam tomando mais antibióticos na infância.

O Sequenciamento do microbioma - tecnologia inédita no Brasil

O sequenciamento do microbioma permite a identificação precisa e inequívoca de centenas ou milhares de micro-organismos de uma só vez. “Este exame possibilita que a medicina avance em precisão, personalização e prevenção. Pois, conhecendo o papel destes organismos, podemos diagnosticar os pacientes com mais precisão e também prever como eles reagirão a determinados antibióticos”, explica Wischmeyer.


Mapeamento do microbioma humano: um novo passo para uma medicina personalizada, preventiva e proativa. 

Sobre o Profº Paul E. Wischmeyer

Seu trabalho inclui pesquisa e ensino sobre preparação e recuperação de cuidados intensivos, cirurgia, câncer e outras doenças crônicas, centralizando no papel da nutrição, do exercício, dos microbiomas, probióticos e outras intervenções relacionadas à nutrição. Sua motivação partiu de sua própria experiência como médico e paciente: passou por mais de 20 grandes cirurgias, estando na UTI várias vezes devido a uma doença de GI infantil que levou mais da metade de seu intestino.

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde