Atualmente acomete mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 200 mil no Brasil, e que voltou a mídia recentemente, após a cantora americana Selena Gomez anunciar em suas redes sociais que realizou um transplante de rim em decorrência da doença, o Lúpus eritematoso.
Lúpus é contagioso? Mulheres com a doença podem engravidar? Acupuntura ajuda no tratamento? Essas são apenas algumas perguntas frequentes em torno do Lúpus.
A doença que pode atingir órgãos, como o cérebro, coração e pulmões, é desconhecida por grande parte das pessoas. Segundo dados da farmacêutica, 11% da população mundial acredita que Lúpus é uma bactéria e muitos não sabem que as complicações da doença podem resultar em ataque cardíaco e anemia. No caso de Selena, por exemplo, além de falência dos rins, ela desenvolveu sintomas de depressão, ansiedade e pânico.
Atualmente, cinco milhões de pessoas no mundo convivem com a doença que não tem cura e os cientistas acreditam que as causas estão relacionadas a fatores genéticos, hormonais e externos. Outros famosos também possuem a doença, entre eles, o cantor Seal e as cantoras Lady Gaga e Toni Braxton. No Brasil, a apresentadora Astrid Fontenele anunciou que era portadora da doença.
O que acha de uma entrevista sobre a doença, seus sintomas e tratamento, com o Dr. Frederico Marcondes, especialista em reumatologia e que atua no Ambulatório de Reumatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Infográfico
Nenhum comentário:
Postar um comentário