Por Enio Klein
Recursos tecnológicos vêm com velocidade e frequência cada vez maiores,
e com potencial enorme de transformar a nossa vida, sociedade, os empregos
e as empresas. A inteligência artificial é inevitável. Mesmo assim,
muita gente ainda não tem ciência disso. Muitos executivos estão
subestimando quão rápido as mudanças estão acontecendo, e isso pode
virar um grande problema, já que tudo ocorre de forma exponencial.
Esse é o alerta que temos lido e ouvido todos os dias vindo de
especialistas e lideranças tecnológicas, assim como também se fala na
mudança dos empregos e em como o papel dos humanos irá mudar em função
de tudo isso. Será que a inteligência artificial irá tornar os humanos
mais inteligentes ou fará aflorar justamente a grande falha que
encontramos na maior parte das empresas? Processos ineficientes que levam a
resultados ruins ou a custos muito altos. Ou aos dois.
A inteligência artificial poderá automatizá-los e melhorá-los como
nenhum ser humano poderia, dada a capacidade das máquinas de processar
milhões e milhões de dados. Mas se os propósitos e objetivos não forem
bem determinados pelas pessoas, de nada adiantará tamanho poder. O
resultado não virá.
Uma das aplicações mais mencionadas para a inteligência artificial está
no marketing. Empresas hoje armazenam toneladas de informações sobre seus
clientes ou usuários. Seja varejo, indústria ou serviços, são
informações sobre como compram, como usam, assim como o que acham e como recomendam (ou não) suas marcas.
A partir das informações capturadas em processos de venda, serviços e
nas redes sociais, as empresas podem personalizar ofertas ou atender
clientes de acordo com as suas preferências e conveniências. Mas o que
acontece quando executivos usam esta informação com processos totalmente
equivocados?
Como exemplo, vou citar três experiências recentes que tive com empresas
de diferentes segmentos: uma fornecedora de tecnologia, uma montadora e sua
concessionária, e um banco. A fornecedora de tecnologia usou toda a
informação que tinha a meu respeito e sobre meu relacionamento comercial
com ela, e, pelo telefone, providenciou a troca gratuita de um equipamento
defeituoso em 48h, que nem em garantia estava.
Já a concessionária, por conta de um rádio com defeito, me fez agendar
uma hora com 20 dias de antecedência para retirada do equipamento em um
aplicativo, mesmo estando eu presente na loja e ter feito todas as
revisões ali deste e de carros anteriores. No dia da retirada do rádio,
foram incapazes de me dar um prazo para o conserto do equipamento que está
em garantia.
No caso do banco, ele simplesmente transferiu todo o atendimento para o
aplicativo. Somos digitais. Contudo, ao ir na minha agência para resolver
um problema, fui atendido como qualquer outra pessoa, que nem tivesse conta
no banco.
Estes fatos tornam evidente a necessidade de se olhar para a tecnologia
não como um brinquedo ou algo moderno para atrair as pessoas, mas como um
instrumento que poderá ampliar a inteligência humana em prol da economia
das empresas e da experiência de seus clientes. Desde que os processos
sejam bem-criados e desenhados. Caso contrário, além de perderem
dinheiro, as empresas também perderão muitos clientes. O ser humano cria
e desenha. A máquina aprende e amplifica. Se aprender errado, as
consequências poderão ser desastrosas.
Sobre a Doxa Advisers
A Doxa Advisers é uma empresa dedicada a aumentar a produtividade dos
negócios de seus clientes para o benefício de indivíduos, empresas e
sociedade de forma ética e sustentável. O aumento da produtividade é
obtido em uma combinação de Inovação e Gestão. Acreditamos que esta é
a base para uma sociedade com maior produtividade, riqueza e oportunidades.
Seu propósito é prover aos seus clientes conhecimento e orientação em
sua utilização, de maneira efetiva, racional com custo-benefício
adequado para alcançar seus objetivos, utilizando-se de uma combinação
de tecnologia e da experiência.
Seus sócios possuem forte background como executivos, gestores e
especialistas em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação, e têm
como filosofia trabalhar com paixão e foco no atingimento dos objetivos de
seus clientes, seguindo os valores da empresa: Conformidade,
Sustentabilidade, Transparência, Tolerância, Qualidade de Vida. A Doxa
Advisers possui foco nos seguintes serviços:
- INOVAÇÃO
Entendemos Inovação como uma nova ideia ou uso mais eficaz de uma ideia
já existente para atingir objetivos de negócios. Vemos também Inovação
como a aplicação de melhores soluções que atendam aos requisitos de
negócios novos ou existentes. Para chegar lá, utilizamos os produtos,
processos, serviços e tecnologias que já estão prontos, combinados da
melhor forma, para atingir os objetivos e metas das organizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário