Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dia Internacional do Jovem Trabalhador, 24 de abril, destaca a importância de profissionais em início de carreira



Criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data procura evidenciar a importância de jovens no mercado de trabalho em todo o mundo

Atualmente, apesar de ter registrado um aumento no início de 2018, devido à sazonalidade do período, a taxa de desocupação que era de 28,8% caiu para 25,3% na comparação ao longo dos anos. Dentre os segmentos contemplados por este recuo do percentual de pessoas sem ocupação, estão os jovens trabalhadores com idades entre 18 e 24 anos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na seção Mercado de Trabalho da Carta de Conjuntura.

Este dado, parcialmente animador, vem à tona justamente no mês em que se comemora o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, que é celebrado no dia 24 de abril. Criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data procura evidenciar a importância de novos profissionais no mercado de trabalho em todo o mundo. Com o intuito de estimular a contratação de profissionais sem grande experiência, a data foi instituída para dar destaque às influências benéficas dos jovens trabalhadores, de um modo geral, para o desenvolvimento do mercado de trabalho, e de modo específico, para a evolução de empresas e o enriquecimento de suas equipes.

De acordo com a consultora e diretora da empresa Leaders HR – Consultants, Astrid Vieira, os últimos dez anos de crise financeira no Brasil não têm sido favoráveis para a reinserção de jovens trabalhadores de pouca ou sem experiência. “A desaceleração econômica mundial influenciou de forma agressiva no aumento do desemprego entre jovens. Com este contexto, procuramos instrumentalizar os profissionais com as ferramentas necessárias para que consigam conquistar a vaga desejada e invistam na construção de uma carreira consistente e coerente”, explica.

Ainda segundo a consultora, para que profissionais sem experiência conquistem o primeiro emprego, é preciso que os mesmos assumam e coloquem em prática, atitudes que demonstrem maturidade e responsabilidade, pois já existe um grande preconceito relacionado a ausência destas qualidades em jovens trabalhadores. “É recorrente, que o jovem trabalhador que está iniciando a sua carreira profissional, fique temeroso em assumir que tem pouca experiência no mercado de trabalho, e a partir desse receio acaba incluindo informações e aptidões desnecessárias no currículo e que não se encaixam no perfil de uma possível vaga em processo de seleção”, esclarece.

De um modo geral, para conseguir a primeira vaga de emprego, a consultora aconselha que o jovem profissional invista na criação de currículos atentos às especificações das vagas de emprego para as quais anseiam concorrer; não minta sobre suas qualificações; e prepare um esquema prático para agir antes, durante e após a entrevista de emprego. Antes da entrevista, é imprescindível que o candidato enumere seus principais defeitos e qualidades e separe um tempo para colher informações sobre a história e características da empresa pretendida. A pontualidade e controle emocional se tornam peças-chaves para um bom desempenho.

Astrid Vieira também recomenda que ao conseguir a colocação, o jovem agora empregado, deve sempre manter o hábito de fazer anotações, de forma a auxiliar a memorização de orientações da chefia e explicações de processos ligados a empresa da qual faz parte.  “Um bom profissional precisa ter espontaneidade, honestidade, autonomia, pró-atividade, flexibilidade de visões e atuações, equilíbrio emocional, desenvoltura para desempenhar atividades em grupo, e a habilidade para resolver problemas de forma prática”, finaliza.

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde