Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Programa Nanotecnologia do Avesso completa dez anos e Fundacentro é parceira


Programa tem contribuído para levar informação científica para a sociedade
O Programa Nanotecnologia do Avesso, criado em 2009, entre a Fundacentro e a Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma), completa, dia 12 de janeiro de 2019, 10 anos de transmissão ao vivo pela web tv, plataforma de conteúdo e direcionada para o Youtube, a partir de 2013.

Para comemorar os "10 anos do Programa Nanotecnologia do Avesso: cada um por todos”, será realizado em São Paulo um encontro que reunirá profissionais do Brasil e do exterior que irão debater as experiências e contribuições obtidas ao longo de uma década.

A idéia de criar um programa para falar sobre nanotecnologia nasceu da percepção do pesquisador, Paulo Martins, que entendia ser necessário levar à sociedade, informações que estavam somente no âmbito da academia. “O programa, além de ter contribuído em uma longa trajetória de informações e discussões ao público leigo, gerou um banco de dados único no Brasil, sobre o processo de desenvolvimento das nanotecnologias no país e no exterior”, conta Paulo. Sua primeira entrevistada foi a pesquisadora da Fundacentro, Arline Sydneia Abel Arcuri.

Parceira da Renanosoma e do Programa Nanotecnologia do Avesso, a Fundacentro vem contribuindo com estudos, medidas de prevenção, palestras e trabalhos científicos que reforçam a necessidade de implementação de politicas públicas, capazes de minimizar os riscos aos trabalhadores relacionados ao uso da nanotecnologia. Entre as produções da Fundacentro estão as histórias em quadrinho e a Nota Técnica no. 01/2018 sobre Nanotecnologia, bem como a realização do XV Seminanosoma - o último realizado em novembro de 2018. Leia mais.

Nesses 10 anos, profissionais de diferentes áreas do conhecimento participaram do Programa abordando conteúdos que dão importância ao tema “engajamento público em nanotecnologia , ciência e democracia”. “Fomos capazes de articular a contribuição de várias pessoas e agora precisamos renovar nossas energias para continuar nosso trabalho por mais 10 anos”, reforça Paulo Martins.

Mas para o coordenador, há uma grande distância entre a socialização de informações entre quem de fato paga pelas pesquisas e quem de fato as recebe. “A nanotecnologia no Brasil está mal posta, isto porque no processo de desenvolvimento destas tecnologias no século XXI, só participaram os membros da academia, membros da academia em postos governamentais, excluindo-se outros atores sociais do processo de participação”, enfatiza Martins.

Confirmaram presença via Skype, video ou presencial (até a data de divulgação deste texto), representantes da Holanda, Bélgica, Alemanha, Costa Rica, Colômbia, México, Estados Unidos, Espanha, Peru, Argentina, Portugal, Itália, e pelo Brasil, a Fundacentro, Renanosoma, Faculdade de Saúde Pública, Apeoesp e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Unisinos, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Dieese, IIEP e Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna, entre outros.

Divulgação

A divulgação do Programa Nanotecnologia do Avesso vem se consolidando a cada dia em diferentes mídias. Além do portal institucional da Fundacentro, com matérias publicadas pela Assessoria de Comunicação Social, o Programa atinge um público de mais de 80 mil usuários cadastrados na mala direta da instituição e que recebem informações no Noticias da Semana, boletim elaborado pela área de comunicação da Fundacentro.

No Youtube, os usuários podem interagir por meio de perguntas e receber informações sobre temas voltados à nanotecnologia e agricultura, nanoparticulas para tratar picadas de cobra, contribuição da nanotecnologia no combate ao Alzheimer, monitoramento biológico dos trabalhadores expostos a nanomateriais engenheirados, nanotecidos, músculos artificiais, quantificação e exposição de nanomateriais engenheirados e seus impactos à saúde humana e ambiental, entre outros.

Leia abaixo, matérias divulgadas sobre o Programa Nanotecnologia do Avesso e Nanotecnologia.

Quer saber mais sobre nanotecnologia e seus impactos na saúde dos trabalhadores? Nosubsite “Nanotecnologia” da Fundacentro, o usuário poderá acessar todas as atividades realizadas pela instituição, publicações, materiais para estudo, cursos e entidades parceiras.

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde