Entrevista feita pelo jornal O TEMPO Belo Horizonte maio 2019 no caderno do jornalista Paulo Navarro
Reginaldo Teixeira Coelho CBT- Local trainer( Regis ),Psicólogo Clínico formado pela UFMG; especializado em Análise Bioenergética pelo International Institute BionergeticAnalisys-NY-USA; em Cinesiologia Aplicada pelo The ThreeandoneConcepts– Burbank-CA-USA, em Psicodrama e dinâmica de Grupo pelo SOBRAPE – Brasil, Organizador Geral das 1ª, 2ª e 3ª formações em Terapia Sistêmica Familiar Fenomenológica de Bert Hellinger no Brasil, Vice-Presidente da ABC Sistemas (Associação Brasileira de Constelações Sistêmicas). www.bioenergeticabrasil.com.br email regis.bh@terra.com.br
Perguntas da terapeuta e consultora sonia Jacques:
Régis você fez um percurso dentro da psicologia bem inédito e avant guard começando nos anos 70 com as terapias corporais como analise do caráter de Wilhelm Reich e depois com a analise bioenergética de
Alexander Lowen Alen de ter navegado nos mundos transpessoais com Pierre Weil o que te fez atualmente mergulhar nas terapias sistêmicas e principalmente com as constelações familiares que salto foi este?
e como estes saberes se coligam.?
A minha trajetória dentro da psicologia foi um processo orgânico conduzido pela minha alma Sempre curiosa e muito pouco satisfeita com que era apresentado no sistema acadêmico das anos 70 e tive como primeiro terapeuta José Ângelo Gaiarsa psiquiatra que focalizava seus estudos baseado em Wilhelm Reich que de pouco se falava na academia principalmente por ele ter se contraposto a Freud, quando ele postulou que o inconsciente de que se tratava os psicanalistas estava no corpo em forma de tensões crônicas, o que Reich denominou caráter. Esta manifestação crônica postural e energética que impedem aos seres humanos de serem e experimentarem a pulsão mais natural e cósmica da existência, ou seja, o orgasmo.
O livro editado nos anos 30 a função do Orgasmo foi uma bomba nos meios científicos e psicológicos além de Reich ter desenvolvido uma serie de manobras e exercícios de romper com a chamada couraça muscular do caráter, que é em síntese uma armadura desenvolvida pelo nosso ego na tentativa de manter certa integridade aos abusos e agressões ao nosso ser biológico na primeira infância durante as fases de desenvolvimento, descritas pelos psicanalistas que até então faziam parte do grupo de Viena liderados por Freud. Gaiarsa havia estado com Reich e Gerda Boyson nos EUA e trouxe para o Brasil no anos 60 estas praticas e técnicas de liberação das emoções através da suas manifestações no corpo e não só pela fala e a palavra.
Foi neste clima que comecei a me entender como ser vivente e passei uma grande transformação liberando de meu corpo os padrões infantis de defesa contra a minha educação pequena burguesa. Ele me ensinou que terapia é um contato estreito com o cliente e uma viagem na direção do prazer de viver e não um tanto de racionalizações feitas pelo nosso ego, no sentido de se auto justificar, mas continuar sempre, no mesmo padrão infantil. Este treinamento, durou 5 anos e depois foi coroado com os seminários com Roberto Freire que veio nos ensinar a Politica da sexualidade e que assumiu que seu prazer é um ato politico, ser dono de si mesmo.
Dai quando formei em 1976 me dei de presente uma viagem around the world e fui parar na Califórnia aonde acontecia o grande boom das ciências humanas. Foi realmente um presente ali pude experimentar as terapias com os grandes como; Fritz pearls da Gestalt , Carl Rogers e Stanislav Grof e que me deram outra visão da realidade e o mundo no instituto Esalen (Big sur) e no Centro de Estudos da Pessoa em San Diego.
Neste período abri minha consciência para as dimensões transpessoais da existência e o professor Pierre Weil, foi meu padrinho nesta viagem. Dai meu ser se abriu para mundo, fui parar na Índia, Japão nos congressos mundiais das ciências transpessoais. Fui estudar medicina chinesa e acupuntura no Beijing College Pequim, na tentativa de entender o ser humano na perspectiva energética proposta pelos grandes tradições da humanidade o taoísmo, budismo e as ciências e filosofias védicas.
Uma outra, realidade de corpo, mente que se abriu e percebi a energia que flui em nosso corpo através de canais invisíveis que move a nossa vida e que tudo isto é inconsciente. Depois de anos de uma formação meramente, anatômica e bioquímica, que a nossa medicina, nos faz crer por ignorância e interesses econômicos dos monopólios das multinacionais, e dos chamados Conselhos de Medicina e Psicologia todos vendidos a quem deseja controlar a si mesmo e as populações. Realmente me tornei anarquista no sentido de não aceitar as imposições que o sistema industrial e consumista que estamos submetidos.
Nos anos 80 fui me aprofundar mais no entendimento da bioenergia e participei da formação com Alexander lowen em analise bioenergética, uma forma de psicanálise do corpo, envolvendo sempre os processos energéticos e suas manifestações corporais, ai sim, pude compreender a psicossomática, num sentido mais holístico. No anos 90, fui para Europa e me fixei em Roma trabalhando no Instituto de analise bioenergética da Itália, junto com meu amigo médico-acunputor, Eder botelho, e ali fizemos um mix, destes saberes, com a medicina chinesa e a Cinesiologia Aplicada e Bioenergética conduzindo seminários na Alemanha , Bélgica, França. Foi um sucesso por que trazíamos um modo shamânico natural de nós brasileiros num mundo já cristalizado pela própria história. Este período logo terminou com o falecimento de Eder vitima de um melanoma fulminante.
Foi a primeira vez que tive deparar com a morte improvisa e fiquei em choque que só se desfez no primeiro seminário de constelações sistêmicas familiares com Jakob Schneider, psicopedagogo de Munique do grupo de Bert Hellinger. Fiz o processo da constelação e por incrível que parecia eu estava repetindo a história que meu pai viveu antes de se casar com minha mãe, ou seja a morte da primeira noiva do pai nos anos 40 de tuberculose e no processo me vi identificado com aquela perda vivida por ele e esta se repetiu de algum modo na minha vida por uma identificação de amor infantil com o pai.
Foi surpreendente toda a dor e sofrimento desta perda se dissolveu e como se eu tivesse carregado esta dor do pai ate que aconteceu algo semelhante comigo a dor da morte e separação. Dai fiquei tão impressionado com o método que acabei me tornando o organizador das primeiras formações no Brasil e vieram muitos alemães expertos no método nos ensinar e entender o que hoje chamamos de consciência sistêmica. Os alemães depois da 2ª guerra mundial veem trazendo a humanidade vários grandes remédios e transformações como; a proteção da natureza com o Green Peace, a comunidade europeia, o alerta ao clima e as mudanças ecológicas sofridas pelo aquecimento e eles são os primeiros a praticarem esta nova consciência global e sistêmica na pratica. E durante 10 anos seguidos trabalhei com eles no treinamento e ensino deste método desenvolvido por Bert Hellinger
No diagrama abaixo nos mostra que aqueles que foram excluídos ou negados dentro do nosso sistema em uma determinada geração na próxima geração serão copiados através de identificação inconsciente repetindo o mesmo destino ou padrão comportamental muitas vezes a própria patologia.
Falando sobre o método das constelações familiares
É (uma forma psicodramática de o cliente dar uma forma usando pessoas ou bonecos play mobil) como representante de como ele esta inserido no sistema da família de origem ou família atual ( marido esposa e filhos e com esta imagem se pode visualizar pelas posições e pelas falas dos representantes como ele atua no sistema e como o sistema age sobre ele
Um dos princípios básicos do paradigma sistêmico é que todos os fenômenos são interdependência; se você atua sobre o outro o outro atua sobre você e isto é valido para todos os fenômenos e é esta dinâmica que será revelada durante O PROCESSO da constelação
A imagem de quem representamos porta o conteúdo de nossas experiências e a de quem esta sendo representado, esta imagem muitas vezes esta cristalizada em nossa mente e isto faz com que agimos sempre dentro do mesmo padrão, que muitas vezes não resultam em ações adequadas para as situações Este padrões podem ter sido identificações com padrões de comportamento e destino de nossos ancestrais e que provocam ate hoje ações inadequadas as vezes trágicas por um processo de identificação inconsciente.
Nas ultimas décadas houveram vários estudos sobre estas transmissões transgeracionais hoje é impossível tratar um desajuste ou sintoma comportamental sem levar em consideração o contexto no qual o individuo foi criado e educado. Foram verificadas algumas leis ou ordens que regem o sistema’ familiar coletivo que no caso das patologias e destinos inadequados foram provocados pelo não respeito ou negação destas leis. Há 120 anos Freud mexeu com toda a sociedade dizendo que; a maioria de nossos atos são regidos pelas forças do inconsciente, hoje já mergulhamos no estudo destas forças e confirmamos isto Nosso inconsciente maior ou seja o inconsciente coletivo familiar e FAMILIAR E O COLETIVO RACIAL TEM SUPREMACIA SOBRE A NOSSA HISTORIA PESSOAL este estudos estão em coerência com o que Ruppert Sheldrake biólogo candidato ao premio Nobel sobre a ação dos campos morfogenéticos que coordenam a nossa vida biológica no planeta, são estas as consciências maiores que a individual que regem o nosso fluxo de vida, e são nestes campos que conseguimos aceder durante as constelações sistêmicas
(3) bem parece que as constelações familiares podem atenuar ou mudar a sequencia e consequência de nossos destinos,? Podemos mudar estes destinos?
(4) qual a definição de destino é algo predeterminado pelo mistério da existência? ou podemos transforma-los como? Qual é o pulo do gato deste método terapêutico?
Sim de uma certa forma podemos retornar a ordem natural quando incluímos os excluídos do nosso sistema como os doentes mentais e todos aqueles que de uma forma ou outra deram suas vidas e energia para que nos pudemos florescer, os esquecidos no sistema tem que ser incluídos e lembrados porque senão promove a repetição que o universo reclama.
Durante o trabalho vamos recolocar na ordem natural que foi perdida, o sistema e com isto a vida fluirá sem as dinâmicas perversas ou desordenadas provocadas pelos que vieram antes de nós, estamos eternamente coligados por este campo morfogênico que é ´a somatória de todas as consciências que compõem nossa grande família. Alguns destinos são tao devassantes que não temos força para transforma-los e só cabe a nós aceita-los de bom grado com humildade. A dimensão do amor e aceitação na realidade produz grandes transformações parece que este método virou uma moda ou febre dentro do universo das terapias muitos Consteladores no mercado como vocês controlam estas formações e a qualidade dos profissionais?
Sou vice presidente da Associação Brasileira de Consteladores que tem como finalidade congregar e standartizar a difusão e os treinamentos deste metodo wwww.abcsistemas.info ou org também temos um instituto Imensa vida sob a direção de Tarso firace, Leticia Roscoe, Alexia e Andrea durso, que mantem o ensino standartizado pelo Instituto alemão de constelações sistêmicas que compõem de de 9 seminários de dois dias e meio cada com intervalos de 2 meses para o aprendizado básico dos princípios e técnicas do metodo das constelações sistêmicas aberto para terapeutas, psicólogos , médicos, pedagogos administradores de empresas, e coachings organizacionais. Estes treinamentos tem extensões em varias capitais e cidades brasileiras e ainda na Itália, Argentina, Portugal, Estados Unidos (USA).
Em Brasília temos a pós graduação feita pela A Escola Superior de Ciências da Saúde Escs escola federal do DF coordenação da socióloga Míriam Braga www.sistemicaconsultoria.com.br com 350 horas de treinamento teórico e pratico conduzido por docentes internacionais experts reconhecidos e alguns docente nacionais. Não temos um conselho especifico por ser este saber muito interdisciplinar e podendo ser utilizado nas áreas da saúde, psicologia, pedagogia e atualmente na direito sistêmico e jurisprudência como técnica de resolução e mediação de conflitos.
O que chamamos atenção do publico é verificar as formações que os Consteladores tem e a idoneidade destas formações também é o que vemos algumas pessoas muito eufóricas com os efeitos do método as vezes fazem algum seminário e já querem ser um constelador como se fosse uma terapia alternativa O que posso dizer ´é que a profundidade de um terapeuta é o tempo de pratica de maturidade que ele possa ter com a abordagem que trabalha. Terapias não são receitas de bolos que a gente aprende a fazer mas o tanto de trabalhos que o individuo tem sobre si mesmo e tempo e formações multidisciplinares que ampliam a consciência e a habilidade em lidar com as situações e a diversidade das problemáticas humanas
Livros e publicações de Reginaldo Teixeira coelho
Porque a gente é assim – livro escrito em parceria com dr silvestre falcão de Vitoria sobre o uso das constelações familiares e analise Bioenergética na dependência química e drogadicção- o este livro descreve os resultados de tratamentos durante 3 anos na comunidade terapêutica em Vitoria na Serra com aspectos teóricos e uma visão de intervenção psicossocial do assunto editado pelo instituto nepheshd criações sistêmicas são Paulo
As pontes do psicodrama- capitulo sobre as convergência e divergências entre o medido do psicodrama e constelações sistêmicas editado por Beatriz flecha BH
Pierre weil nosso amigo terapeuta editado pela Universidade da Paz Brasília- capitulo sobre a historia da psicologia transpessoal nos anos 70 e 80
Serie de conferencias e seminários no youtube- Reginaldo Teixeira coelho
Constelações familiares e cartografia da consciência
,.
Nenhum comentário:
Postar um comentário