Novos negócios com o envelhecimento da população
Por André Kina, fundador da 4BIO Medicamentos Especiais
A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos. Esta mudança no perfil da população tem impactado diversos setores da economia e, por isso, acompanhá-la pode trazer boas oportunidades de negócios para
as empresas. Com estratégias adequadas e personalizadas, é possível
diversificar as áreas de atuação e investir em serviços específicos para
as pessoas desta faixa etária, principalmente, na área da saúde. Afinal, todos querem viver mais e melhor.
Segundo o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, realizado pela Organização Mundial da Saúde
(OMS), o número de brasileiros com mais de 60 anos aumentará de 12,5%,
porcentagem atual, para 30% até 2050. Este crescimento deverá ser mais
rápido do que a média internacional – enquanto a quantidade de idosos
vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil.
O que mostra que é preciso estar atento a esta parcela da população.
Estes dados vêm de encontro a um outro
levantamento, realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil), em conjunto com um portal de educação financeira. Esta pesquisa
traz dados bastante relevantes sobre o potencial de consumo de pessoas
com mais de 60 anos residentes nas capitais do País: 41% dos
entrevistados afirmam gastar mais com produtos que desejam do que com
itens relacionados às necessidades básicas da casa. Contudo, pelo menos 45% alegaram enfrentar dificuldades para encontrar produtos destinados ao público de sua idade.
A pesquisa foi realizada em 2014, mas
não houve grandes mudanças no mercado de lá para cá. O que aponta que
companhias de todos os setores precisam estar preparadas para entender
as especificidades deste público. O fato, é que os idosos estão deixando
de ser uma minoria, e desde a indústria de alimentos até o profissional
que dispõe os produtos em supermercados, por exemplo, todos precisam
estar alerta as oportunidades relacionadas a esta parcela da população.
Na área da saúde e
bem-estar não é diferente, pelo contrário, deve-se estar ainda mais
atento. Mesmo com uma vida mais saudável, que é um dos motivos do envelhecimento populacional,
as pessoas ainda chegam na terceira idade com muitos problemas de
saúde, geralmente, causados pelo processo natural do organismo. Nesta
hora, não basta oferecer apenas os medicamentos, por exemplo. É preciso
investir em prevenção. Além disso, a qualidade do atendimento e dos
serviços prestados também se tornam diferenciais para as empresas.
O mercado está em fase de mudanças e
quem acompanha as tendências e se antecipa a elas consegue se destacar
em seu setor de atuação. Entender este novo momento é fundamental para
conquistar o público e se manter neste setor.
Sobre a 4BIO
A 4BIO Medicamentos Especiais faz parte da
Raia Drogasil, maior rede de drogarias do Brasil em receita e número de
lojas. A empresa comercializa medicamentos de alto custo e
principalmente desenvolvidos por biotecnologia e oferece serviços de
Home Care. Com crescimento de 99,4% nos últimos dois anos, tem ampliado
os serviços para atender com segurança e logística desenhada para chegar
a qualquer ponto do país. Pelo quinto ano consecutivo, a 4BIO esta
entre as PMEs que mais crescem no Brasil, segundo ranking da revista
Exame PME, sendo a primeira colocada da área farmacêutica, em 2014.
Fundada em 2005 e sediada em São Paulo
(SP), com filiais em Campinas (SP) e Palmas (TO), a empresa possui
equipe especializada no atendimento a planos de saúde, hospitais,
clínicas, autogestão, PBM (PharmacyBenefit Manager), médicos e
pacientes. Sua estrutura conta com sistemas de refrigeração, manuseio,
distribuição e transporte que atende às normas da ANVISA e os padrões
internacionais. Atua nos segmentos de angiologia, infertilidade,
gastroenterologia, ginecologia, hepatologia, infectologia, oncologia,
nefrologia, endocrinologia, oftalmologia, reumatologia, urologia e
pediatria.