Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

quarta-feira, 27 de abril de 2016

26 DE ABRIL: DIA DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL


26 DE ABRIL: DIA DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL

Pressão alta vem aumentando ao longo dos anos nas mulheres. Especialistas alertam para os riscos e dão dicas de como evitar e tratar a doença

Belo Horizonte, abril de 2016 - A incidência de pressão alta, ou hipertensão arterial, vem aumentando ao longo dos anos, especialmente entre as mulheres. Trata-se de uma condição multifatorial, associada à falta de atividade física regular (sedentarismo), e ao excesso de peso, assim como ao uso de bebidas alcoólicas e cigarro. O estresse também contribui para o seu surgimento.

“Frequentemente a pressão alta compromete a função e/ou a estrutura de alguns órgãos, como coração, cérebro, rins e também dos vasos sanguíneos, assim como causa alterações no metabolismo, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares que podem ser fatais”, explica Sivana Santos Assreuy Diniz, médica da Saúde Integral da Unimed Federação Minas.

A pressão alta, se não tratada, pode acarretar prejuízos à saúde, podendo apresentar complicações como diminuição da circulação de sangue para o músculo cardíaco (doença coronariana isquêmica e infarto), “derrame” (acidente vascular encefálico) e comprometimento do trabalho dos rins (insuficiência renal), entre outras. “A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas ou eles são inespecíficos, como dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjoos, falta de ar e sangramentos nasais. Por isso é essencial realizar medidas frequentes da pressão, pois só através delas é possível identificá-la. Quando diagnosticada e tratada de forma correta é possível controlar os níveis pressóricos, diminuir os riscos para a saúde e melhorar a qualidade de vida”, complementa a Dra. Sivana.

A médica explica, ainda, que a pressão arterial é medida através de aparelhos e pode ter variação relativamente grande, sem sair dos níveis de normalidade. Valores iguais ou superiores a 140 para a máxima e/ou 90 para a mínima (14 e/ou 9) são considerados como hipertensão. Vale lembrar que, em alguns grupos como idosos, por exemplo, os valores de referência podem variar. Mas segundo a Dra. Sivana, medidas simples podem ajudar no controle da pressão alta. “Manter o peso saudável, praticar atividades físicas regulares, ter uma alimentação equilibrada, reduzir o sal nos alimentos, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar, são medidas importantes e eficazes tanto para o controle, quanto para a prevenção da hipertensão arterial”.

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde