As pessoas nas praças e academias populares fazem exercícios errados e o Poder Público deveria ter orientadores, a saúde e hospitais seriam melhorados em qualidade
A professora especialista em Saúde e Qualidade de vida, Tânia França responde sobre assunto que todoas vivem e não se conscientizam sequer o governo que jogou aparelhos nas praças e um "se vire" povão
Fonte: Professora doutora Tânia França, da Faculdade Drummond, especialista em Saúde e Qualidade de Vida.
A professora especialista em Saúde e Qualidade de vida, Tânia França responde sobre assunto que todoas vivem e não se conscientizam sequer o governo que jogou aparelhos nas praças e um "se vire" povão
1. Quais os melhores exercícios para a terceira idade, quais exercícios mais lhe traria benefícios?
Caminhada, academia com aparelhos sofisticados como esteira, pesos e outros. Os melhores exercícios para a 3ª idade são os aeróbios, de baixa a média intensidade, pensando em frequência cardíaca pode ser dito como aqueles que trabalham entre 50% a 60% da FCMax.
Não devemos deixar de lembrar que este pré-ditor deve levar em consideração o histórico destas pessoas, se elas foram ou não praticantes de qualquer modalidade do período da adolescência ou da vida adulta, se sempre foram sedentárias e agora vão praticar exercício físico, etc. Falando de um conceito fisiológico, nosso corpo (músculos) tem memória e esta, fica guardada o que facilita ao retorno das práticas mesmo que elas tenham ficado alguns anos sem se exercitarem.
Quanto aos benefícios do exercício, quando falamos de 3ª idade, pensamos sempre no sistema cardiorrespiratório, não desprezando é claro, os exercícios de força e resistência, pois a sarcopenia (perda de massa e força na musculatura esquelética com o envelhecimento) inicia aproximadamente a partir da 3ª década de vida e progride com o passar da idade. O exercício regular promove desaceleração deste processo natural, promovendo qualidade de vida e autonomia funcional.
A caminhada, por fazer parte do movimento natural da nossa espécie, é sempre indicada e pode ser realizado em qualquer espaço ao ar livre, parques e calçadas, já os aparelhos em academias como esteiras, nem sempre são aceitos pela população da terceira idade, pois além do bem estar físico elas também buscam o bem estar psicossocial e a esteira limita esta socialização e para muitas pessoas da 3ª idade a esteira é um aparelho “difícil” caso ela não traga uma experiência anterior. Esta colocação vale também para outros aparelhos presentes em academias. Embora para a melhora de massa muscular e força, os aparelhos encontrados em academias são bem direcionados, o acompanhamento e orientação do professor de educação física é imprescindível pois, o mesmo está preparado para orientar seus alunos na busca de resultados eficientes, dentro do objetivo de cada um.
2. Na academia popular, desses aparelhos que se encontra nas praças e parques, existem aparelhos mais indicados?
A meu ver não existe aparelho mais indicado. Existem aparelhos mais fáceis e mais difíceis de serem utilizados, pois como falado anteriormente, dependerá das capacidades adquiridas ao longo da vida. O que me preocupa é a manutenção destes aparelhos, pois alguns perdem sua simetria, estão desajustados e podem provocar acidentes.
Uma sugestão seria a presença de profissionais capacitados para dar orientação sobre o uso de determinado aparelho e sobre os resultados alcançados, pois a população não possui este conhecimento fazendo o uso inadequado do mesmo, correndo o risco de provocar lesões. Portanto os aparelhos são importantes, porém sob orientação de uso.
3. Na Academia da praça ou popular como fazer uma ficha popular, pois observo que há jovens que ficam mais de 20 minutos em determinados aparelhos e a maioria não sabe se deve fazer quantos e atuam aleatoriamente. Veja, por exemplo, conto até 100 em todos os aparelhos e quando aumento, sinto que forçar a musculatura que fica dolorida?
Penso que os governantes deveriam criar um projeto para atendimento orientado nestes parques, com horários pré-determinados e em parcerias com as UBS, com profissionais capacitados, poderiam criar a ficha de anamnese e acompanhamento de cada usuário, além de criar grupos de exercícios orientados, desta forma evitando possíveis sobrecargas e lesões, que em consequência irá gerar demanda de atendimento em hospitais.
Uma sugestão seria a presença de profissionais capacitados para dar orientação sobre o uso de determinado aparelho
4. Os exercícios de alongamento são indispensáveis?
Ajuda a preparar a musculatura para fazer mais exercícios? Existe um grande debate de acadêmicos relacionados a fazer ou não alongamento pré e pós- exercício. Devemos deixar claro que alongamento esta relacionado ao tipo de movimento e não à modalidade. É sempre indicado um aquecimento e este pode ser dinâmico ou passivo, mas de forma nenhuma este aquecimento tem relação com o desempenho durante o exercício.
5. Qual o beneficio da corrida?
Devemos correr de 15 a 45 minutos e enfrentar corridas longas de 10 km até maratona de 42 km, como que é isso? Caminhar e correr faz parte do movimento natural da nossa espécie, portanto é sempre bem vindo, lembrando é claro de respeitar sempre a individualidade biológica de cada um, suas capacidades e seu desempenho. Quero dizer que a pessoa deve desenvolver suas capacidades, respeitando suas potencialidades para garantir desempenho. O biótipo de cada um também interfere, pois para desenvolver corridas longas as características anatômicas funcionais são importantes. Reitero que para o indivíduo praticar qualquer modalidade, deve buscar a orientação do professor de educação física, o mesmo poderá auxiliar na identificação de modalidade mais adequada se preocupando com a qualidade de vida e ou performance, conforme o objetivo do praticante do exercício.
6. Pode elencar os 10 melhores exercícios para todas as idades para manter a forma e formar músculos.
Na minha opinião não existe o melhor! Existe o fazer. Temos estudos que mostram que quando a pessoa pratica uma modalidade que não é de sua preferência, mesmo que a mesma esteja direcionada a um objetivo, a pratica da modalidade não dura mais do que três meses. O aluno desiste das aulas, porque a modalidade não lhe oferece prazer. Então precisamos associar os benefícios a serem alcançados, com uma modalidade que traga satisfação na prática, para que seu aluno tenha, a cada dia mais vontade de estar presente às aulas e desta forma atingir seus objetivos. Este é o grande desafio do profissional da área manter seu aluno na pratica regular associado a resultados alcançados.
7. Alimentação e nutrição devem ser melhoradas ou a alimentação segue normal, visto que muitos praticantes estão gordos e precisam emagrecer ou manter a forma?
Quando o objetivo é perder peso, a alimentação e nutrição precisam sim ser orientadas para que os objetivos sejam alcançados, neste caso o auxilio de um nutricionista é primordial. No caso de manutenção da forma que a nutrição também esteja presente, pois com a prática de exercício físico regular, dependendo do desempenho a nutrição precisa ser ajustada e novamente se faz necessário à consulta a um nutricionista.
8. Devemos fazer exercícios todos os dias?
De segunda, quarta e sexta? Ou se fizer apenas no final de semana, como faço e me sinto bem, tanto correr quanto malhar? Sabemos que o exercício físico regular é um grande aliado na prevenção de doenças e a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza no mínimo 30 minutos de exercícios de cinco a sete vezes por semana, se podemos fazer todos os dias, ótimo! Se não, podemos alternar os dias. Apenas aos finais de semana já é melhor do que nada, apenas precisamos estar atentos na sobrecarga para não provocar lesões. Temos que mudar nossa educação quanto a prática de exercício físico, precisamos colocá-lo como prioridade em nosso dia a dia, como uma necessidade básica como, por exemplo: escovar os dentes, tomar banho, nos alimentar.
9. Como fazer todo tipo de exercício e manter a saúde da coluna, preservar a musculatura e evitar lesões?
Fazendo exercício sob orientação de um profissional qualificado, neste caso o professor de educação física, este possui formação adequada para orientar, prevenindo lesões e preservando e fortalecendo a musculatura.
10. Pergunta aberta, por favor responda o que não abordei nesse entrevista e que julga ser importante, por exemplo, a necessidade das Prefeituras designar professores ou educadores físicos para orientar as pessoas nas Academias Populares.
Observo pessoas em praças e parque realizando exercícios e movimentos de forma inadequada, a consciência corporal quanto ao movimento não é de domínio da população, muitas pessoas não sabem corres ou caminhar numa condição anatômica funcional adequada, levando-as a realização de movimentos inadequados. Os gestores precisam se preocupar com a questão da prática de exercício orientado, pois a manutenção da saúde está relacionado a prática correta dos exercícios e quando isto não ocorre geramos outras doenças. Seria de grande valia e ganho operacional a parceria da prefeitura com centros universitários que formam professores de educação física, estas parcerias poderia trazer benefícios à população e conhecimento aos futuros profissionais. A presença de profissionais orientando a população poderia atrair faixa etárias variadas a estes parques, propiciando o uso de modalidades mais direcionadas a cada grupo e desta forma talvez, trazer o jovem às praticas esportivas.
Fonte: Professora doutora Tânia França, da Faculdade Drummond, especialista em Saúde e Qualidade de Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário