Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

terça-feira, 30 de maio de 2017

Um cigarro pode prejudicar muita gente



De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável do mundo. Sempre que leio isso chego a ficar arrepiada. Porque não é achismo, é constatação. Fico preocupada quando vejo pesquisas apontando que um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes.

A fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. Entre elas, o alcatrão, que é composto por 40 substâncias cancerígenas; o monóxido de carbono, que em contato com a hemoglobina do sangue dificulta a oxigenação; a nicotina, que é considerada como uma droga psicoativa e que causa dependência. Será que podemos ser dependentes de algo que resulta em tantos malefícios para o nosso corpo?

Só o cigarro tem causado cerca de 1 em cada 10 mortes no Brasil e no mundo. O que nos deixa em estado de atenção, é que se nada for feito, em 2020 o vício do cigarro levará mais de 10 milhões de pessoas à morte, por ano. São números tão desesperadores que nos deixam muito preocupados. Nós estamos morrendo por algo que poderíamos evitar. Sabe aquela história de que “peixe morre pela boca”? Então! É bem parecido.

O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. Não estou dizendo que é fácil largar esse vício, só quero levantar uma bandeira em prol do bem-estar de todos.

Tanto o sistema único de saúde (SUS) como o centro de atenção psicossocial (CAPS), oferecem tratamento gratuito com remédios e acompanhamento médico e psicológico. Mas o primeiro passo depende somente de você. De querer mudar e fazer diferente. De se abrir para uma vida mais saudável e mais feliz.

Cerca de 50 doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas são provocadas pelo tabagismo. Tuberculose, úlcera gastrointestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças também estão no quadro.

Quando você fuma não prejudica só você. Sete não fumantes morrem por dia em consequência do fumo passivo. Ou seja, ao fumar você prejudica você e todos que estiverem ao seu redor. É como um efeito dominó. Fumantes ativos ou passivos, todo mundo sai prejudicado.

Nós perdemos muitas vidas por conta do tabagismo. Não vamos deixar que uma fumaça prejudique nossa vida inteira. Respirar bem é um direito de todos. Que tal reivindicar nosso direito pela saúde e qualidade de vida? Eu já comecei. Agora só falta você.

Thaís Haliz é fisioterapeuta.


Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde