Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Mitos e Verdades sobre a bebida de soja



Seja por conta de intolerância à lactose ou mesmo por uma preferência de paladar, as bebidas vegetais estão se tornando parte da lista de compra dos brasileiros. Segundo pesquisa Nielsen realizada em 2016, 20% da população está à procura de alternativas ao leite de vaca ou de outra origem animal. E a bebida de soja é uma das opções disponíveis nas prateleiras dos supermercados. Mas, será que ela é saudável?

Confira a seguir as principais dúvidas sobre o tema esclarecidas pelo médico nutrólogo e membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife, Dr. Nataniel Viuniski:

1 - A bebida de soja é um alimento nutritivo.

Verdade. A bebida de soja produzida a partir da proteína isolada de soja é rica em proteína, fibras, gorduras poli-insaturadas (boas) e minerais, — como o fósforo, potássio e magnésio —, nutrientes naturalmente presentes nos grãos de soja. 
Segundo a ANVISA, o consumo de 25 g de proteína de soja por dia associado à alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.


2 – Crianças podem consumir alimentos com proteína de soja.
Verdade. Tanto adultos quanto crianças podem consumir alimentos com proteína de soja, sendo a bebida à base de soja uma ótima opção para os intolerantes à lactose. Inclusive, um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association demonstrou que não há diferenças de crescimento e desenvolvimento nos indivíduos que seguiram um regime alimentar com a presença de soja desde pequenos. No entanto, crianças abaixo de 2 anos de idade somente devem substituir leite de vaca por bebidas à base de soja com supervisão de um médico ou nutricionista*.
*O Ministério da Saúde recomenda aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade e misto até os dois anos.


3 – A bebida de soja pode oferecer a mesma quantidade de cálcio que o leite de vaca.

Verdade. Para se ter ideia, um copo (200 ml) de leite de vaca possui cerca de 240 mg do mineral. E, atualmente, existem opções de bebidas vegetais de soja que oferecem essa mesma quantidade em uma porção, como é o caso do NutreV, da Herbalife.

4 - A proteína isolada de soja apresenta fatores antinutricionais.
Mito. Fatores antinutricionais (fitatos) são substâncias presentes nos alimentos que prejudicam a absorção e digestão de alguns nutrientes. Apesar dos grãos de soja apresentarem esses fatores antinutricionais, eles são inativados quando processados para extrair a proteína isolada de soja.

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde