Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Você já ouviu falar em Doença de Graves e de hipertireoidismo?

Problemas como, aumento da transpiração, fraqueza muscular, mãos trêmulas, batimentos cardíacos acelerados, cansaço, perda de peso, evacuações frequentes, ansiedade, infertilidade, além de irritação nos olhos também são causados pela doença de Graves, caracterizada pelo excesso de hormônios da tireoide, causando hipertireoidismo. Ela é uma doença autoimune, o que significa que os anticorpos inicialmente sintetizados para defender o organismo acabam atacando a tireoide e alterando o seu funcionamento. Saiba mais no release a seguir!




 

Também conhecida por bócio difuso ou doença de Basedow-Graves, é uma doença autoimune, que leva a uma anomalia no funcionamento da tireóide. Caracteriza-se pela presença de hipertireoidismo, bócio, oftalmopatia e, em certas ocasiões, dermopatia infiltrativa ou mixedema pré-tibial, que é um inchaço endurecido, não doloroso na extremidade das pernas. Também é a única forma de hipertireoidismo que apresenta como sintoma irritação nos olhos e pálpebras, além das manifestações mais comuns.

Segundo a endocrinologista, Dra. Amalia Lucy, "em sua forma mais suave, não apresenta sintomas facilmente diagnosticáveis ou apenas distúrbios como fraqueza ou sensação de desconforto. Entretanto, em seu aspecto mais grave, pode levar à osteoporose, arritmias cardíacas e até matar. Há também o risco de a disfunção afetar a gravidez ou a fertilidade feminina. Ocorre um aumento no volume da tireoide durante o hipertireoidismo, o que também pode ser associado a outros sintomas", explica.

É mais comum em mulheres entre as idades de 20 a 40 anos, mas os homens também podem apresentar essa condição. "Pessoas com hipertireoidismo leve e idosos podem não ter qualquer sintoma. As manifestações mais comuns são: sensação de calor, aumento da transpiração, fraqueza muscular, mãos trêmulas, batimentos cardíacos acelerados, cansaço/fadiga, perda de peso, diarreia ou evacuações frequentes, irritabilidade, ansiedade, problemas dos olhos, irregularidade menstrual e infertilidade", destaca.

A Dra. Amália ressalta destaca que o diagnóstico depende da história clínica, de um exame físico detalhado e de exames de sangue para medir os níveis hormonais e anticorpos sanguíneos. “Quando há suspeita de nódulos um exame de ultrassonografia ajuda a determinar a forma e o tamanho da glândula e confirmar/ caracterizar as nodulações. Em seguida, para determinar o tipo de hipertireoidismo, pode ser solicitado um exame de captação de iodo radioativo para medir o quanto da substância a tireoide ou o nódulo está captando do sangue. ", diz.

"Precisamos estar atentos a outras causas de aumento dos hormônios da tireoide, entre elas alguns remédios para emagrecer, gravidez molar e certos tipos de tumores não tireoideanos, uma vez que podem simular um quadro semelhante ao da doença de Graves, mas tem um tratamento diferente.
A doutora conclui que o tratamento da doença de Graves pode ser feito de três maneiras:

- Uso de medicamentos antitireoidianos, que irão diminuir a produção de hormônios da tireoide e de anticorpos que atacam essa glândula;
- Uso de iodo radioativo, que causa destruição das células da tireoide, o que acaba diminuindo a sua produção de hormônios;
- E em casos reservados a cirurgia, que remove a tireoide para interromper o processo imunológico causador da doença, sendo feita em pacientes com doença ocular muito ativa, nódulos suspeitos ou doença grave na gravidez.

Amália Lucy Querino
Clínica geral e endocrinologista

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde