Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Paralelo entre crimes trágicos nos USA e no Brasil, existe linha tênue, frágil e material

Artigo

Outro atentado em escola com 17 vítimas, crime é crime, seja ele qual for e como ele é praticado e com o que ele é realizado. Por isso, podemos traçar paralelo entre as culturas do Brasil e dos USA e de outros países.

No Brasil o número de favelas, em todo o território nacional, é alarmante. Muito pouco é feito para melhorar essas moradias. Parece que há consenso, entre a classe média, que elege políticos duvidosos de que políticas objetivas para mudar a realidade das favelas, é mordomia, como encaram os presídios e o número excessivo de presos por celas ou cadeias espalhadas pelo Brasil afora.

Resultado de imagem para ILUSTRAÇÃO PARA QUEM MANDA DINHEIRONo entanto, de imediato, vamos lembrar que a maior economia do planeta USA, não há favelas, cadeias super lotadas, mesmo assim, quantos massacres feitos por civis. Este último, em escola de cidade pacata, jovem de 19 anos, com rifle M-15, usado por forças especiais e militares, atira a esmo, depois de acionar o alarme de incêndio e mata 17 pessoas e fere mais de 20 pessoas, tudo no mesmo dia, em poucas horas.

Seria algo superlativo, nos USA devido a super abundância de tudo, aqui devido a carência de tudo, principalmente de políticas básicas de infra estrutura. Nas favelas do Brasil, a polícia não pode entrar devido as vielas, morros e a total falta de infra estrutura logística que todos os bairros possuem e que permitem chegar encomendas, água, luz, internet, correios e tudo quanto o cidadão merece devido pagar impostos de tudo quanto consome e estar abrigado pela Constituição nacional que lhe orienta, protege e pune, quando infrator. Quem decide sobre isso são os políticos estaduais e federais, há alguma dúvida sobre isso?

Porém, nos USA, tudo é quase que perfeito, tudo quanto falta aqui nas favelas, lá está solucionado e como ocorre matanças que somente até hoje, início de ano, já foram 18 atentados similares, com mortes. O último, a cerca de 20 dias atrás, com duas mortes.

Então chegaríamos a conclusão de que o problema brasileiro caminha para o mesmo que os norte-americanos sofrem e que a solução não está na planificação com melhorias de infra estrutura, como saneamento básico, escolas, casas bem construídas ou prédios, ruas largas, comércio legalizado. Enfim, tudo como os bairros modernos foram constituídos. Se nos USA possuem tudo isso e ocorrem coisas terríveis como essa chacina.

Sim, o discurso do desenvolvimento perde para o discurso da razão pura, o que ocorre com os USA pode vir a acontecer no Brasil, como aconteceu na Escola de Realengo, leia o início de texto, publicado no jornal O Globo "O adolescente de 14 anos que atirou nesta sexta-feira (20) contra colegas de sala do Colégio Goyases, em Goiânia, contou à Polícia Civil que se inspirou nos massacres de Realengo, no Rio de Janeiro, e de Columbine, nos Estados Unidos. O estudante foi apreendido após matar dois adolescentes e deixar outros quatro feridos.".

O que as escolas e muitos outros lugares públicos precisam? profissionais focados no ser humano, não é somente o material que vai mudar a razão. Há muito que se publicou livro que fez muito sucesso e nos meios acadêmicos e intelectuais e de economia, se ouvia direto, alto QI, QI acima da média, QI de gênio, depois de algum tempo se difundiu, ou que era QI, Quoeficiente de Inteligência, testes que conseguiam medir através de número, a quantidade de inteligência que uma pessoa tinha da outra.
Depois de algum tempo veio outro autor e lançou outro livro, que impactou a sociedade, não muito e comentou e defendeu o Quoeficiente Emocional, a partir daí se abandonou a teoria do QI, somente. O Emocional está junto com a inteligência e não adianta somente ter inteligência e não ter emoção para aplicar e vice versa. É preciso somar os dois.

Vamos a dois exemplos, distantes do assunto principal, de QI e QE, práticos. O Brasil, todos os anos faz o Carnaval, em todos os Estados, municípios. Este ano foi carnaval mais crítico, politico e reivindicador. Em muitos estados o carnaval se superou e a alegria contagiou a todos e a festa foi muito bonita, mesmo. No entanto, no Rio de Janeiro desde sábado de carnaval começaram arrastões, assaltaram super mercados e roubaram cerveja, segundo noticiário, não foi comida, não era a fome e a falta de ter o que comer, o vício, a necessidade do momento, das comemorações. Mataram ainda três policiais e alguns bandidos.

Em Belo Horizonte, na quarta-feira, uma tragédia, ônibus desgovernado, sem freios, segundo relatos de passageiros que sobreviveram, pois morreram 5 pessoas, e 17 passageiros foram internados com ferimentos, entre grave, e leves.

Esses dois exemplos, que fogem ao que iniciamos nesse artigo, servem para criticar a falta de planejamento, chamar a regra da exceção, previsão. No Rio de Janeiro, o policiamento começou a ficar bom, somente na terça-feira, com destacamento de mais de 1.000 homens, ninguém sabe o motivo, falta do prefeito, do governador e de acerto com os policiais que estavam voltando de greve parcial por reajuste, pagamento em dia. 

Em Belo Horizonte, a revisão do coletivo é feita de 6 em 6 meses. E, mesmo tendo enfrentado longo período de chuvas, onde os freios são usados muito mais, ainda mais em Belo Horizonte, que sobre morro e desce morro, com chuva então, todo cuidado é pouco. Não somente em 6 em 6 meses. A conclusão, obviamente, os familiares estão chorando seus entes queridos. Poderia ter sido evitado, sim.

De volta ao massacre e a comparação com o Rio de Janeiro e Brasil, onde os USA são muito mais organizados e ricos, entretanto, padecem dos mesmos problemas oriundos de sociedade capitalista organizada para a produção e o consumo, ou seja, puro materialismo e sem o conceito do Quoeficiente Emocional. Em palavras mais objetivas, falta o planejamento do ser humano.

Indicar aqui que a psicologia resolveria, que se cada escola e até mesmo grandes empresas, corporações públicas. Seria muito simples, fácil. O assunto é mais complexo e envolve muitas pessoas, personagens e especialidades. Mesmo assim, sabemos que nem mesmo a psicologia é utilizado, que há, entre a população, certa máxima que psicólogo é para doido, maluco e não para pessoas normais. Mas, sabemos que hoje, a psicologia está em tudo, pois tudo quanto fazemos existe a emoção, o amor ou ódio, a ansiedade, o medo, a alegria, a frustração.

Nesse ponto, que há uma linha tênue, frágil, mas que sustenta a igualdade entre o problema brasileiro com o dos Estados Unidos. A falta de cuidado com o ser humano, que cada vez mais se torna, número, conta no banco, quanto tem em dinheiro, o tênis de marca, o celular de marca, a calça, o carro, o bairro onde mora, a escola onde estuda, o canudo e a faculdade que cursou. Enfim, de coisas materiais se formou o caráter das pessoas, a característica da pessoa, não ele ser honesto, bom filho, educado, trabalhador, estudioso e outros "padrões", muitos deles impostos pela ideologia, que manipula, para que as pessoas sejam o que elas são hoje, oprimidas pelo desejo, pela oferta todos os dias através de seus aparelhos de TV, pela internet que hoje vende muito mais e faz a cabeça das pessoas de segundo a segundo.

Nem vamos entrar nos preceitos da religião para não despertar a fúria de muitos. Mas, o capitalismo atual, que tanto condenou o materialismo do comunismo que nunca existiu, somente nas tribos indígenas, de forma primária, visto que os moldes do comunismo como a Ditadura do Proletariado, diverge dos preceitos de liberdade, principalmente a criativa. Tornou-se, mais materialista, do que o materialismo realista do comunismo. Não se importa com as pessoas, o que importa, é o dinheiro, quem manda é o dinheiro.

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde