Pita, nome mais popular, desse ornamento de jardim, praças públicas, mas que pouco conhecem como poderoso remédio interno e externo, como para a popular "pelada de cachorro", doença de pele capilar que deixa a pessoa calva.
Pita na sua vida adulta, as mudas, crescem rapidamente e vivem por muito tempo se bem cuidadas esporadicamente |
O uso medicinal, segundo Alfonsas Balbachas, em seu livro Plantas Medicinais, é indicado para o Sangue e estômago, ao purificar o sangue a Pita ou agave americana, como é um dos nome conhecidos, fortalece os estômago.
Indicado preparar chá por infusão com as folhas carnosas, picadas em pequenos pedaços. A receita de Alfonsas são duas gramas para se conseguir uma xícara de chá, o suficiente por um dia.
Pode ainda conseguir o pó, através de desidratação da planta, seca e depois moe a planta, existem pessoas que ressecam no forno, fogão e depois faz o pó. Essa receita é usada para combater anemia, enfermidade dos rins e do fígado e a icterícia, o chamado, amarelão, ou tipo de hepatite.
O suco da planta, quando ela está grande, suas folhas podem ser torcidas, em prato, por exemplo, e usado in natura, para passar no couro cabeludo para combater a queda do cabelo, e a chamada "pelada de cachorro". E, ainda, para inchaços e feridas.
O chá indicado acima pode se acrescentar uma colher de mel e assim pode se lavar os olhos irritados, principalmente, quem usa muito o computador, para casos leves de inflamações nos olhos.. ]
Usa-se toda a planta. A PITA, pertence à família das Bromeliáceas, tem uma semelhança muito grande com a Babosa, que pertence à família Magnoliáceas, seu efeito na pele de imediato é diferente, ela causa pruridos enquanto que a Babosa, é mais emoliente. As mulheres grávidas não devem fazer uso da Pita, como qualquer pessoa, precisa tomar a dose indicada e perceber qualquer reação que possa lhe causar incomodo suspender e procurar orientação médica especializada.
A Pita é conhecida ainda como: Piteira, gravatá-açú, caroatá-açú. Existem outros trabalhos de cientistas naturalistas que indicam a Pita para outros problemas de saúde:
- para problemas digestivos e intestinais
- gases e constipação (prisão de ventre) e
- impedecrescimento de bactérias prejudiciais no estômago e nos intestinos
- Como alimento, pode-se utilizar os talos de flores e as folhas, preparando-as e as consumindo torradas
- Com os talos das flores, pode se fazer um suco doce
- As folhas da pita, servem para fazer tapetes e papel
- Dados de (https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/6646-pita-e-seu-poder-curativo)
Pesquisa feita por Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário