TERMOGRAFIA AUXILIA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE LESÕES ESPORTIVAS
Tecnologia de ponta identifica processos inflamatórios que podem ainda não ter se manifestado e permite diagnóstico preciso do quadro do atleta
No mundo do esporte, é comum nos depararmos com novas tecnologias para o tratamento, diagnóstico ou prevenção de lesões musculares. Também em Belo Horizonte, um recurso inovador tem sido utilizado em atletas e amadores, assim como em praticantes de atividades físicas intensas. Trata-se da termografia, que registra a atividade metabólica e a função vasomotora dos tecidos em imagens 3D, de alta resolução, e em tempo real.
Por meio da tecnologia, é possível verificar possíveis lesões ainda assintomáticas, auxiliando na prevenção e na orientação física correta. “As lesões musculoesqueléticas inflamatórioas aumentam o calor na região afetada. Como a termografia identifica alterações mínimas de temperatura, é possível fornecer um diagnóstico preciso e rápido ao paciente e assim atuar preventivamente”, explica a fisioterapeuta Magda Rocha, uma das poucas profissionais de Belo Horizonte com formação completa na técnica.
A especialista faz a avaliação da performance de atletas, acompanha as respostas terapêuticas de disfunções em fase de tratamento, e ainda emite laudos para profissionais que ainda não estão capacitados para usarem a Termografia. Entre os benefícios do exame, destacam a precisão do diagnóstico, o fato de ser rápido (dura aproximadamente 30 minutos entre o preparo e a filmagem), indolor, seguro e sem qualquer efeito colateral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário