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quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Caixa Econômica Federal, agência tupinambás, não respeita compensação de 24 horas de cheque e prejudica clientes

Caixa Econômica Federal, agência tupinambás, não respeita compensação de 24 horas de cheque e prejudica clientes

A CEF-Caixa Econômica Federal, instituição bancária do governo federal, que administra o FGTS é um instituição que não respeita as leis, possui quadros corruptos, não seguem a modernização de bancos. Aliás, desde, a ditadura militar, não considerado banco, ou seus funcionários, são chamados de economiários e ficam à parte no Sindicado dos Bancários, quando este atuavam.


A compensação de cheques, depois de muita luta e reclamação passou a ser mais rápida. O sistema bancária cumpliciado com o Banco Central, demorava, às vezes 72 horas ou mais para compensar cheques de valor acima de R$ 500,00 e atualmente, por normatização, são 24 horas.

Mesmo assim, com toda a tecnologia, a CEF não acata e demora, segundo muitos reclamam, mais de 48 horas. Alguns casos de transferência bancária, paga, chega ser muito mais 72 horas.

Não adianta reclamar com a CEF, pode entrar no site: www.cef.com.br e reclamar, sequer respondem que receberam o email, número do email ou da reclamação. Possui Ouvidoria e é a mesma coisa. Demoram dias e mais dias, chega a ser de 15 a mais dias para resolver este problema.

O Banco Central, é outra lentidão e burocracia extremada. São 10 dias que oferecem para a instituição financeira, no caso, a CEF que pode ficar com seu dinheiro, não lhe responder sobre porque seu dinheiro não está em sua conta. Com isso, quem precisava de dinheiro começa a gastar mais dinheiro com transporte e tempo, ausência do trabalho e outros empreendimentos para descobrir o que aconteceu.

A Justiça, o Tribunal de Justiça Federal, nunca paga indenização para o usuário, o máximo, que se consegue são acordo vexaminosos de indenização de R$ 1.500,00 e não mais. Geralmente, quando se ganha alguma soma expressiva estes tribunais chamados de justiça rápida, a CEF, Banco do Brasil, recorre e outros, multinacionais como Google e ganham, os juízes não reconhecem o direito do cidadão e afirmam quase sempre a mesma coisa, a falta de prova. Sendo que o processo está cheio de provas.

É, um absurdo, o que acontece no Brasil, com o cidadão pobre, que necessita de empréstimo, precisa de abrir conta da CEF, precisa de saldo. Para conseguir cartão de crédito a mesma coisa.

O pequeno empresário, para conseguir cartão do BNDES, na Caixa Econômica Federal, precisa ter conta durante 12 meses com movimento, acima de R$ 2.000,00 ou mais, pagando mais de R$ 30,00 mensais, para pleitear o cartão. O cartão não é da CEF, é de outra instituição, o dinheiro é de impostos e finalidade dele, é para máquinas, capital de giro, não pode ser usada, particularmente, é crime.

Mesmo, assim a burocracia corrupta, de gerentes e agentes contratados, financeiros, lhe empurra goela abaixo, até mesmo máquina de crédito e débito, cartão e outras tralhas, que você não precisa, mas vai no pacote.

O atendimento é para peão, a maioria das pessoas enfrentam filas enormes, são atendidas por estagiários e enfrentam filas como reclamações e mal atendimento, principalmente se for idoso. Não é sempre, obviamente.

Mulher com criança de colo, é tratado como qualquer outra pessoa, idoso ou jovem. Não lhe explicam nada, apenas lhe mandam como se fosse o cliente que está ali por algum motivo, como se fosse objeto. 

Quando há problema e quer falar com o gerente pode aguardar, pelo menos, na agência 0081 - Tupinambas, são de 30 a 45 m e se tiver todo o quadro a trabalhar. Caso contrário, são horas sentado olhando para o atendimento, caótico.

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP

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