Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

sábado, 17 de novembro de 2018

O Poder Público precisa ser educado e reeducar a população sobre o lixo e punir


Artigo

O lixo é problema colossal, entretanto, jogar lixo nas ruas, avenidas, praças, rios, terrenos baldios, aparentemente sem dono, mas sempre tem dono. Enfim, o ato de desprezar o direito de outrem de ter a visão e o espaço, sem lixo, sem fedor, sem roedores, mosquitos, moscas, baratas, aedes egipty e outros. É direito do cidadão, de todos os cidadãos. Assim, não deveria ser permitido pelo poder público, que precisa, responder pela infra-estrutura, saneamento básico, e não responde, por isso, não educa, primeiramente, e os recalcitrantes, sejam ricos ou pobres, classe média ou classe média, alta. Não multam, quando multam não cobram, não penalizam para que seja sentido no bolso e na pele, o quanto é importante, manter a cidade e os bairros, as favelas e vilas, higienizadas o máximo, possível.

Esse ato é totalmente consciente. Assim técnico, planejado e difícil e fácil ao mesmo tempo de ser cumprido. É preciso de campanhas de conscientização em todos os meios de comunicação, escolas, igrejas, rodoviárias, aeroportos. Como se fosse a caça de terroristas, de "bruxas" na idade média. Uma perseguição de ideal para conscientizar tudo e a todos. Hora, será que isso tem efeito? Sim, o efeito começa na criança, isso mesmo, quem aprende mais rápido, quem está experimentado sua primeiras impressões, diante de erros e acertos, conselhos e aprendizados. Quando isso não ocorre, seria como na nutrição, se família come alimentos desvitalizados, guloseimas, sorvetes, hambúrgueres, milk shakes, batata frita. E, troca o alimento vital, frutas, legumes, verduras, carne pouco congelada, peixe, aves. O que acontece é a obesidade, é a desnutrição a longo tempo. O mesmo, quando a criança vê o pai, a mãe jogando lixo na rua, jogando o pneu no rio, fica sabendo, que o tio jogou um vaso sanitário no rio, o gato que morreu jogo no terreno baldio, o cão jogou no rio, sofá, televisão e o lixo que ficou no terreno, não passa o caminhão, está lá tem meses. Então vão queimar, aumentar a poluição. Bom, as soluções velhas, antigas, sem o poder público, sendo responsabilizado, sem a população cúmplice com o poder público, exigente, que se cumpra, nosso direito, pagamos impostos.

O que ocorre, é que se esconde o Poder Público, atualmente sabemos, que a corrupção, cargos, gastos com pessoal que onera a folha de pagamento do Poder Público, e retira dinheiro da Coleta de Lixo, do Saneamento Básico, das campanhas de educação ou até mesmo de reeducação. Pois, sabem que não devem jogar lixo na rua e joga. Joga, às vezes de propósito, de marra, de picuinha e de desprezo, tal o poder público faz com ele, com ela. Assim, ele desconta toda a sua mágoa, seu sentimento de abandono e a falta de carinho e de dedicação que as autoridades deveriam ter com todo o ser humano. Afinal, o mundo é mundo para os seres viverem, terem vida em abundância e serem felizes e não plantar para colher infelicidade, doenças, resfriados, gripes, pneumonias, tuberculoses, doenças de pele, que não se consegue curar definitivamente, doenças autoimunes que não se sabe origem, cura ou tratamento devolva a alegria de viver plenamente às pessoas.

A questão da multa, é ingrata, ninguém gosta de ser multado. Mas, o motorista de autos, sabe disso, que se ele cometer infração será multado e pode perder sua habilitação. Muitos passam a vida com seus autos, sem receber multas, obedecem as Leis de Trânsito, as sinalizações, o limite de velocidade, não falar no celular enquanto dirige, não dirigir alcoolizado, maconhado, cheirado e até mesmo doente. Pode causar acidente, perder vidas, a própria vida.

Então, a questão do lixo, é diferente. Mas, as pessoas precisam ter essa consciência. Para isso é preciso que sejam orientadas, desde tenra infância e depois penalizadas, sejam ricas ou pobres, os pobres vão pagar, mais infelizmente até acabar a marra. Os ricos, os que mandam, muita das vezes, o pobre fazer coisas erradas, descartar caminhões de lixo em lugares proibidos, carroceiros com entulho que solta num lugarzinho que ninguém vê. Mas, sabe lá quantas famílias ele vai azarar na próxima chuva torrencial?

Infelizmente, é preciso educar o Poder Público primeiro, para ele seja menos mentiroso, menos omisso e faça sua parte de reeducar a população como um todo. E, depois as partes, que seriam as multas, aqueles que insistirem serão multados e terão que pagar essa multa que será revertida para o saneamento básico, condição sine quae non, não pode o dinheiro ir para os cofres públicos e ir parar no bolso de alguma empreiteira ou executivo, ou político potente, influente.

Essa política-administrativa, deve vir de cima para baixo, que o resultado será de baixo para cima. Essa política empodera o Estado, o Município, pois começa atuar na linguagem educativa social e começa a mostrar números, casos de sucesso, com a administração consciente, sem medo de punir, de executar o errado, pode ser o pobre e o rico. Sabemos, que isso não ocorrerá tão cedo no país, com tantos exemplos errados, tidos como heroicos e até retumbantes, vindo de fora, das mecas do capitalismo, exemplos, ruins errados, mas que a propaganda alardeia como exemplos de sucesso.

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde