O desgaste articular, condição que pode resultar em doenças como a artrose, está se tornando cada vez mais comum na vida das pessoas.
Márcia Simões Kornin, médica e especialista em Ortopedia, explica que algumas das causas dessa condição são: a idade, a genética, deficiência de nutrientes, lesões; mas, principalmente, o aumento do sobrepeso e sedentarismo. O desgaste articular é acompanhado de dores e limitações de movimentos”.
Márcia afirma que essa alteração pode ser revertida ou minimizada pela reposição dos nutrientes no organismo, sendo alguns deles:
- Vitamina C: “atua na produção do colágeno no nosso corpo”;
- Vitamina D: “além de ajudar na fixação do cálcio no tecido ósseo, auxilia na reconstrução da cartilagem afetada inibindo a progressão da artrose”, explica;
- Vitamina K: “induz a mineralização óssea e previne a osteoporose”;
- Manganês: “atua no metabolismo ósseo e também na formação do colágeno articular”, esclarece;
- Magnésio: “ele é cofator para mais de 300 enzimas, inclusive para os ossos e articulações. Junto com a vitamina k2 também auxilia o hormônio calcitonina a retirar o excesso de cálcio circulante e fixa-lo nos ossos”,
- Zinco: “muito importante na formação óssea e produção de colágeno”.
A médica orienta, por fim, que se sentir desconforto, dores articulares ou tiver limitações de movimentos, é importante procurar um profissional para realizar um diagnóstico e tratamento adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário