Artigo reflexivo
No sábado da Black Friday, que deveria ser mesmo somente na sexta fui na Lojas Americanas, famosa e com lojas em quase todas as capitais brasileiras. No entanto, a organização para venda na loja da rua Tupinambás, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi das piores para comprar e pagar, totalmente desorganizada e até furto de cordão de ouro com pingente ocorreu. Tudo isso fez com que algumas pessoas refletissem o que via e sofriam o que o ser humano precisa melhorar e muito.
No sábado da Black Friday, que deveria ser mesmo somente na sexta fui na Lojas Americanas, famosa e com lojas em quase todas as capitais brasileiras. No entanto, a organização para venda na loja da rua Tupinambás, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi das piores para comprar e pagar, totalmente desorganizada e até furto de cordão de ouro com pingente ocorreu. Tudo isso fez com que algumas pessoas refletissem o que via e sofriam o que o ser humano precisa melhorar e muito.
O dilema, toda nação para prosperar precisa de ter filosofia, isso inclui ética e moral, educação e muitas outras coisas, como a gentileza, a honestidade no trato no falar, escutar e entender as pessoas. O que mais chocou as pessoas nessa loja, não foi ficar em filas, até mesmo o furto, foi relevado, e tinha sentimento nesse cordão e pingente, a mãe havia feito para a filha há 15 anos e apresentado. Antigamente as famílias seguiam certas tradições, chamavam de encastoar o dente de leite em pingente e usar pendurado, tudo em ouro. Recordação e joia que os filhos guardavam e lembravam dos pais com afeto e carinho.
As pessoas estão perdendo o sentimento, não são apenas os drogados. Muitas pessoas doentes terminais ou não procuram corrigir seu modo de vida. As que estão para morrer, a maioria procuram serem melhores, ajudar mais o próximo se não fez quando estava são. Mas, existem minoria que pioram, viram pessoas raivosas, ciumentas e que caluniam de difamam o seu próximo sem respeito mútuo, que exige de outras pessoas, mas não dão o mínimo necessário, respeito.
É a revolta, o ódio de estar doente, mesmo velho, sendo que a culpa da maioria das doenças crônicas como câncer e outras fatais, é o ser humano que recebeu ao longo da vida vários avisos e não soube ou não quis cuidar de sua saúde.
Essa revolta foi sentida na Black Friday, de ambos os lados. As pessoas que chegaram na loja e não conseguiram comprar ou que foram com outro propósito como o ladrão que furtou o cordão e saiu ileso, fugiu. Essas pessoas se vingaram, comeram, jogaram fora, empilharam coisas e derramaram líquidos. A loja em determinados locais estava pior que a calçada em frente de lixo e sujeira. Não tiveram tempo de limpar, segundo a caixa ela e suas colegas, logicamente, trabalharam 17 horas na sexta-feira e estavam preparadas para outras no sábado, mesmo que funcione até às 13, o comércio tem ganho na Câmara Municipal, nas Associações de Lojistas e outros, o direito de trabalhar feriado, sábado e domingo. Enfim, não existe mais organização para se abrir e fechar lojas e shoppings. No Brasil, se falar em loja que antigamente fechava às 12 horas e tinham todos 2 horas de almoço, tiravam a sesta e depois reabria e fechavam às 18 horas em ponto, será motivo de piada e os mais afoitos podem até partir para a ignorância.
A jovem que foi furtado, trabalhava na Câmara Municipal de Belo Horizonte, assessora de algum política, e mesmo contrariada afirmava sempre, entre outras palavras e comentários: O ser humano precisa ser estudado. Em uma dessas argumentações se colocou em discussão a necessidade de se ter psicólogos nas escolas, que o onisciente presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, se pronunciou contra. As pessoas hoje estão virando autômatos e é raro na sociedade atual ter-se amigos e até mesmo se abrir com os pais, muitos por pura falta de tempo e também tato. O fato que parece ingênuo, atualmente, é o da vacina, muitos pais que tomaram a vacina e ficaram imunizados, esqueceram e negligenciaram a vacinação de seus filhos, seguir o calendário e executar todas as vacinas em datas corretas. O que é isso falta de esclarecimento no Século XXI, distanciamento dos filhos pelo trabalho diário e outros afazeres, desagregação da família, onde as mães são pais, e muitos nem e nem outro possuem? Então, não precisa de psicólogo na escola, de dentista, de assistente social, para que eles estudam, para choferar aplicativo e deixar o diploma na gaveta?
O ser humano é egoísta, se vê no centro do universo, até pouco tempo, defendiam essa teoria. O ser humano precisa tanto de se compreender que muitos não acreditam que certos preceitos são universais e todos devem ser submetidos a eles para viverem bem e mais confortável consigo. Nisso entra a Fé, a Religião. Essa é certo que Deus, ou Jesus, o maior filósofo e influenciador que será por todos os séculos, muito devido a essa sabedoria universal imutável. Não deixou religião, o homem então não precisa de religião, que sem religião ele seria ser ética e moral e atingiria organizações modernas como as que temos atualmente. Pode se assim renegar os 10 Mandamentos de Moisés, porque ele é Judeu ou porque é usado pela religião. Não faz sentido nenhum pensar assim e nem leva para síntese e antítese.
O ser humano, é conhecido pela história das civilizações, com sua intuição e inteligência sempre procurou obter poder e permanecer no poder e ficou na dicotomia, para obter poder fazia e faz guerra, bélica ou não, hoje tem a diplomacia e a política. Após conseguir o poder se estabelecia a paz, mas a paz dos vencedores, nunca a paz para todos e principalmente para os derrotados, que na antiguidade e depois no século 16 ao 18, se faziam de escravos, lacaios.
A República Romana é dos maiores exemplos, como o berço culto da democracia aristocrática grega, onde mulheres não votavam, plebeus muito menos, somente ricos e influentes na política, filosofia, história, que começa a nascer.
a premissa verdadeira sobre pessoa que está condenada a morrer por doença terminal, um câncer, seria a de ser boa, de repartir o pão, compartilhar. Enfim fazer aquilo que não conseguiu ou não teve tempo ou vontade ou não aprendeu quanto tinha bastante saúde e muita ambição. Não é a de vingança, vingança, xingar, mentir, falar mal das pessoas, causar intriga e humilhar as pessoas no seu ponto franco, todo ser humano é vulnerável. Não existe ninguém sem pecado e tão pouco perfeito na face da terra. A perfeição é a figura de Deus, se encarna nele, como ser único, bom e sem fronteiras. O ser humano, todos morrerão, mas os ensinamentos universais da humanidade, ou Deus, nunca morrerão, são eternos.
Fazer do ser humano objeto de lucro, colocar milhares de pessoas em loja, não ter infraestrutura para cobrar os valores, não organizar previamente essa cobrança com caixas alternativos que podiam circular pela loja. Aumentar os preços durante o mês anterior e depois anunciar descontos, vender mercadorias com defeito, como notebook comprado no Carrefour-Boulevard, vendido com SSD e quando analisado, além de ter defeito, som baixo, câmara ruim, o notebook Lenovo, pifou. E, caro, quase R$ 3 mil reais. Essas coisas, como a cobrança com juros exorbitantes de bancos, cheques especiais, cartão de crédito, nome sujo, como falam popularmente, tudo isso, humilha e decresce o ser humano.
Mas, em tudo, há o pior os ladrões, que nas crises crescem pois para eles fica mais fácil treinar novos parceiros, ex-trabalhadores e pais de família, para o crime.
Como ainda, há aqueles que se autorizam a cobrar as pessoas com arrogância e violência e fazem pequenas gangues que no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, chamam-se de Milícias, infelizmente criadas até mesmo por grupos Revolucionários nos períodos mais violentos e de crise durante a ditadura militar, surge, o Esquadrão da Morte, e patrulhas por bairro ou região, depois até bandidos que protegiam comerciantes e quando eles eram presos ficaram os policiais que ganham por fora para dar uma ajudazinha extra.
O pior de tudo, o mais complicante, essa moça quase que está totalmente certa, seu cordão vale muito, mas para ela, o que é um cordão frente a humanidade, e ao ser humano. Sim, precisa ser estudado, e muito, exaustivamente e quando terminar o estudo começar outro e mais outro.
Isso teria que começar de cima para baixo. Os nossos governantes usam do artifício dos guerreiros, para conseguir o poder usam de tudo e depois se acomodam, a sua paz e destroem tudo e a todos a sua frente, sem piedade, sentir piedade, misericórdia, é para os fracos.
Esses governantes, já notou, a tão chamada e propalada esquerda e direita, no Brasil, eles preparam a Polícia, todas elas, a mais nova é a Guarda |Militar, que possui esse nome, mas é militarizada e equipada como tal em detrimento de mais creches para as crianças e seus pais poderem trabalhar sossegados, de mais escolas com aparelhos decentes para os alunos, computadores, olha a conta não fecha, uma viatura da Guarda Municipal, daria para comprar mais de 2 mil notebook´s paras as crianças de escolas públicas que com a internet iriam aprender a ler e a escrever e se desenvolver muito mais rápido e com excelência,
Mas, os governantes, os vencedores, fazem das policias seu sustentáculos, como não conseguem influenciar inteligentemente e através das leis, o pleno emprego, e diminuir a ganância de banqueiros e grandes empresários que dominam a cadeia de produção e distribuição do pais. Eles armam essas policias ideologicamente e prometem e promovem leis que lhes permitem perseguir as pessoas que são contrárias aos vencedores, prender, bater - na ditadura militar - foi autorizado a tortura e assassinato - de terroristas, coisa que o tribunal de Genebra organizou, somente é morto o soldado que for preso com a farda do exército inimigo, mesmo assim enfrenta julgamento e tribunal legal e civilizado, como espião e pode ser até executado.
No Brasil, a polícia pode tudo, bater, fazer diligências sem mandados judiciais, bater, prender, matar, sumir com as pessoas, camuflar ou mudar a cena do crime e depois contas histórias para a imprensa, redes de TVs, onde mentem e narram tudo o que as imagens estão demonstrando, chegam a afirmar que é montagem, que tudo é mentira. Como é que este ser humano pode ser pai, ter filhos, mulher, qual exemplo que essa Corporação aceita essa ideologia de suprimir direitos, de meter a porrada, ao invés do diálogo.
E os seres humanos que atrás da janelas e de suas cortinas encardidas e empoeiradas assistem a tudo isso devido a denúncias anônimas. Como pode denúncia anônima fazer com que a polícia invada casas, bata e prendam pessoas, muitas inocentes e as joguem em cárceres, hospitais e covas? Tudo isso fica a incógnita, querem o silêncio dos vencedores morando na favela, onde foram escorraçados por estes mesmos policiais que pedem proteção. A violência está nas nossas falhas também, na nossa covardia, quando queremos somente para nós e colocamos uns contra os outros e ficamos de vítimas, de bons cidadãos que pagamos impostos, que vamos a igreja, mas temos amantes, pegamos menores de idade que se prostituem pelo vil metal, roubamos no comércio, no peso, na quantidade, no preço. E, queremos que se prenda o ladrão, exigimos segurança.
O ser humano é arrogante, se droga, mas aplaude a polícia que prendeu traficantes, deu monte de tiro, bateu no pai, na mãe, no irmãozinho até conseguir todos os dados da quadrilha e o principal, o dinheiro, que nunca chega na delegacia e quando chega, nunca intacto. Esse ser humano precisa mesmo ser estudado, reeducado, precisa de filosofia, amor, os mandamentos universais, que serve até hoje de premissa para o direito do homem, tão venal, onde juízes vendem sentenças, onde se compra bons advogados e júris. Onde se compra partidas de futebol, se suborna times, juízes e bandeirinhas, onde se tomam droga para melhorar o rendimento e nunca ninguém é pego.
Este ser humano, atual, que não tem tempo, e tudo mais, as desculpas esfarrapadas, se tornou, é hipócrita, reflete sim sobre seus problemas e quem se rebela é a juventude, que pelo mundo afora é mal interpretada, eles obviamente sabem que eles precisam dos velhos, afinal nasceram de mães, homens que contribuíram e precisam de experiência, por pior que elas sejam. Mas, como não pensam e não se resumem a hipocrisia de núcleos, principalmente o de família, onde a hipocrisia é maior e onde se julga protegido e se procura proteger de tudo e de todos, aumentando a falsidade e sem criar até mesmo utopias, se estagna em paradigmas, padrões que vão desaguar em doenças, psicoses, tumores, traumas, loucuras, suicídios e assassinatos.
Para encerrar, o ser humano inteligente já se perguntou se no lugar da lei que pune quem mata, quem mata mulher, o que está novamente em grande evidencia no país, precisa se discutir o ser humano, a sociedade que este ser humano constrói, ou vamos sempre nos desculpar e sermos imediatistas, leis e polícia, Estado forte e coercitivo para com os fracos e inimigos, e generoso para com os amigos, familiares, estrangeiros.
Marcelo dos Santos - jornalsita - MTb 16.539 SP/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário