Anatel e Operadoras, como a Claro, especificamente estão aliados contra o consumidor de telefonia fixa e móvel, agora de internet. Sobre telefones ainda não estourou o crime contra a Economia Popular, flagrante.
A Anatel-Agencia Nacional de Telecomunicações encoberta a Operadora Claro, por exemplo, foi feito um pedido de reposição de aparelho para a Claro, que agora obriga a todos a comprar o aparelho Alcatel, que é uma tecnologia ultrapassada, tamanho horrível para manuseio e também para recarregar e guardar em gavetas pequenas. Em 16 de novembro foi feito o pedido e a Claro não aendeu nem de outro modelo e tão pouco do Alcatel.
Depois de reclamações junto a Anatel, sem que e a mesma se posicionasse e também a Claro, houve um verdadeiro crime contra o consumidor. Agora quando se faz o pedido eles cobram o valor de linha nova e de contrato novo para contratos de 2008, ou seja, clientes que possuem direito contratual não são respeitados. E, logo oferecem migração do número para chips. O valor é que é absurdo e criminoso para obrigar a migração, de R$ 90,00 em novembro de 2015 aumentaram para abril de 2016 para R$ 399,00 ou seja, R$ 400,00 isso é crime não pode um mesmo produto aumentar de preço mais de 300% em alguns meses numa economia de inflação de 11% ao mês.
Hoje, 22 de abril de 2016, através do protocolo 2016.525.063.374 com a atendente Elisânega, às 8h30 mais ou menos, o cliente foi informado de que quando fez o pedido a atendente teria que ter informado o código de barra, o número para ser pago. Não foi informado nada, e sim o pedido de suspensão da linha. Isso foi reclamado na Anatel, que não fez absolutamente nada. A linha em questão 31 3077 4513 está sem aparelho e sem uso, em flagrante desrespeito do direito do consumidor e prejuízo também pois é usada para trabalhar com comunicação e receber ligações de clientes do Jornal de Saúde.
A Claro, também está desligando aparelhos mesmo com faturas pagas a mais de uma semana. Sendo que o serviço por gravação e também de atendentes sempre pedem por 24 horas para que seja restabelecida o sinal da linha. Para que a linha fosse religada foi feito pedido pelos protocolos 2016.525.0033049 e 2016 505.001.829 no dia 21 de abril e até hoje não foi religado a linha que estava em pleno funcionamento.
Também é prática comum da Claro ligar com número restrito, ou seja, não aparece o número da ligação no visor e nem fica registrado. Quando se pergunta quem é ninguém responde e manda esperar. Mesmo informando que foi pago e que a linha estava normal continuam a ligar mais de três a quatro vezes por dia, um inferno. Quando se deixa de atender ou ralha com eles, eles se vingam e desligam a linha e se recusam em religar em 30 m, pois eles podem fazer isso. Os atendentes são estúpidos, burocráticos e alguns lhes dão bronca como a pessoa fosse caloteira e que se atrasou tem que desligar mesmo. É como uma lição para o cliente aprender.
Um grande absurdo que ocorre no Brasil apenas, onde a telefonia móvel, fixa e internet são muito ruins e caríssimas. O atendimento é péssimo com jovens desqualificados na educação e preparo técnico para atender demanda de clientes corretos com a empresa em tudo.
Hoje, por exemplo, o site da anatel.gov.br está fora do ar, ou seja, ninguém pode registrar reclamações, mas os meios de comunicação estão com matérias sobre a internet e os noventa dias de prazo para as empresas melhorarem a exploração de internet ilimitada junto ao consumidor. Qual o motivo do feriado prolongado de órgão público.
Abaixo reclamação feita na Anatel
27/04/2016 FOCUS SUPORTE DO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS [SIS versão 2.2.62]
Fale Conosco - Atendimento Eletrônico
TIPO: RECLAMAÇÃO NR DO PROTOCOLO: 1413641 2016
SOLICITAÇÃO
Serviço Telefone Fixo Tipo de acesso
Modalidade de
serviço
Motivo
Bloqueio ou Suspensão e
Desbloqueio
Ausência de notificação
prévia do consumidor sobre
bloqueio ou suspensão
Submotivo Gerência geral
Categoria Gerência
Subcategoria
Diagnóstico
APLICASE a casos nos quais
o consumidor não foi
informado pela prestadora
com a devida antecedência
sobre a suspensão de seu
serviço e posterior
cancelamento do contrato.
Localidade Belo Horizonte MG
Tenho duas linhas 31 3021 2413 essa está paga as duas faturas
http://focus.anatel.gov.br/focus/FaleConosco/realizarAtendimentoFim.asp?xidtSolicitacao=27678023 1/3
27/04/2016 FOCUS SUPORTE DO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS [SIS versão 2.2.62]
Descrição do
Problema
Complemento
solicitação
Campos
complementares
desde sextafeira dia 15 de abril de 2016 e o aparelho hoje pela
manhã está desligado. Ligam com número restrito e como recuso-
me a atender eles por vingança, porque são moleques(as) que
trabalham na Claro e são maus treinados desligam o telefone. A
linha 31 3077 4513 encontrase desligada desde novembro. Dia 15
de novembro de 2015 pedi um aparelho de reposição e fiquei no
aguardo do boleto, e nunca me mandaram nada, quando solicitei
novamente disseram que iam mandar por número do boleto,
código de barra etc e nunca enviaram. Na época estava em R$
90,00 o aparelho Alcatel. Hoje estão pedindo R$ 400,00 sendo
que meu contrato é de oito anos atrás e me concede desconto em
reposição. Solicito o mais rápido possível a solução para os
problemas dessas linhas.
O usuário complementou a solicitação com a seguinte informação:
Tenho duas linhas 31 3021 2413 que foram desligadas e com as
faturas pagas em 15 de abril de 2016. a linha 31 3077 4513 está
desligada sendo que fui furtado e pedi um aparelho de reposição
que custava em novembro R$ 90,00 não me mandaram boleto,
nem código de barra como alegam. E hoje querem cobrar R$
400,00 e estou sem serviço de telefone e uso os dois para
trabalhar.
Telefone com problema: 3130212413
Protocolo na Prestadora: 2016.525.0033049 e 2016 505.001.829
DETALHE DA SOLICITAÇÃO
Situação A Receber Condição Nova
Data do registro 27/04/2016 Tel. ligação
Nr de reiterações 0 Nr de reabertura 0
Qtd de dias úteis 0 Qtd de dias úteis reabertura 0
Documentos anexo 1 Qtd cópias 0
Resposta
DOCUMENTOS ANEXOS
Nome Ações
http://focus.anatel.gov.br/focus/FaleConosco/realizarAtendimentoFim.asp?xidtSolicitacao=27678023 2/3
27/04/2016 FOCUS SUPORTE DO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS [SIS versão 2.2.62]
docanatelclaro.docx
HISTÓRICO
27/04
2016
Condição/ Situação:
A Receber
Responsável pela ação:
Usuário WEB
Detalhamento:
O usuário complementou a solicitação com a seguinte informação: Tenho duas linhas
31 3021 2413 que foram desligadas e com as faturas pagas em 15 de abril de 2016. a
linha 31 3077 4513 está desligada sendo que fui furtado e pedi um aparelho de
reposição que custava em novembro R$ 90,00 não me mandaram boleto, nem
código de barra como alegam. E hoje querem cobrar R$ 400,00 e estou sem serviço
de telefone e uso os dois para trabalhar.
27/04
2016
Condição/ Situação:
A Receber
Responsável pela ação:
Usuário WEB
Detalhamento:
Solicitação encaminhada à CLARO FIXA .
Marcelo dos Santos - jornalista.