jornal de saude | ||||||
NOTÍCIAS | ||||||
Ladrão leva computador com estudo inédito sobre vírus da zika
Ao jornal
O Estado de S. Paulo, a Infraero informou que as imagens das câmeras de
segurança só são verificadas se houver decisão judicial. Sobre o ...
|
Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html
Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html
Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico.
Ligue 31 97110-6665
terça-feira, 24 de maio de 2016
Ladrão leva computador com estudo inédito sobre vírus da zika
segunda-feira, 23 de maio de 2016
Gestão de Pacientes e Excelência no Atendimento ao Paciente: destaques na 36 ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Gestão de Pacientes e Excelência no Atendimento ao Paciente: destaques na 36 ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Workshop
aborda a importância de atender bem o paciente. Consultora aponta as
situações que são gatilhos de estrese para o paciente na sala de espera
Numa
época em que os consultórios e clínicas não podem dispensar pacientes,
as secretárias e recepcionistas se tornaram peças fundamentais para o
bom funcionamento do negócio.
“E
o que não pode ser deixado de lado é a qualificação dessas
profissionais. É preciso que as funções da recepcionista e da secretária
– muitas vezes, uma única pessoa desempenha as duas funções – sejam
muito bem definidas. A preparação de uma boa secretária começa logo na
seleção. E após a seleção, é importante que a profissional participe de
cursos interpessoais e de seminários de capacitação profissional, onde
aprenda a lidar com as características do mercado onde irá trabalhar”,
afirma a consultora Márcia Wirth, que ministrará o Workshop Aumentando a Eficiência de Secretárias na Gestão de Clínicas e Consultórios, o evento acontece no dia 26 de maio, na capital paulista, como parte integrante da programação paralela da Jornada Paulista de Cirurgia Plástica.
Não
adiantam todos os esforços de marketing, se ao ligar para marcar a
consulta uma consulta o paciente se deparar com uma secretária
despreparada. “Vamos imaginar a seguinte cena: o paciente apresenta-se
na recepção da clínica. Após esperar alguns minutos, uma secretária mal
humorada o leva até a sala de espera, onde ele tem que aguardar mais um
pouco. Quando ele entra na sala do médico, já tem em mente uma impressão
nada agradável deste profissional… Correto? Em quase 100% dos casos,
sim. Todos nós, quando nos tornamos pacientes, procuramos mais do que
uma consulta ou um medicamento. Queremos um ótimo consultório, num ótimo
lugar, muito bem equipado, mas gerido e operado por seres humanos.
Aprender a lidar com os pacientes, que são clientes com características
próprias, é um diferencial no atendimento de consultórios e clínicas”,
defende Márcia Wirth.
Situações que são gatilhos de estresse na sala de espera:
· Paciente irritado com atraso na consulta e sem feedback apropriado da recepcionista/secretária sobre o seu horário de consulta;
· Impaciência
durante a espera pelo atendimento que não é amenizada, pois a sala de
espera não é preparada adequadamente para acomodá-lo confortavelmente e
ele fica cada vez mais impaciente;
· Por
chegar antes do horário marcado, o paciente deseja ser atendido antes
do paciente que chegou depois dele, todavia, este segundo paciente
está no horário correto dele. Ou seja, o primeiro paciente mencionado
não tem clareza sobre os critérios de agendamento de consultas (É
horário? É chegada? É a amizade com a secretária?);
· Banheiros
mal higienizados, malcheirosos, sem papel toalha, sem papel higiênico,
com os cestos de lixo abarrotados, com os espelhos manchados e
respingados de água;
· Temperatura
e som ambiente da sala de espera inadequados. A sala de espera deve ser
preparada em função das necessidades do paciente. O ar condicionado, a
televisão, a música, todos os elementos externos que interferem na
espera devem ser ajustados em função do conforto do paciente;
· Dificuldades
para estacionar. Consultórios e clínicas devem contar com serviços de
manobrista e valet. Parcerias para oferta de cortesias e descontos devem
ser firmadas pelos consultórios e clínicas;
· Qualidade
do café, do chá, da água e do café da manhã (caso de laboratórios de
exames clínicos) ofertado aos pacientes. Nenhum estabelecimento
comercial é obrigado a oferecer nada a seus clientes, mas se a opção for
por oferecer, é necessário optar por produtos de qualidade, para evitar
que a cortesia se transforme num outro problema de atendimento que
deponha contra o negócio;
· Ausência
de revistas (novas e de interesse do público) à disposição dos
pacientes, bem como a não disponibilização de uma senha de WI-FI
destinada exclusivamente aos pacientes.
Importância do treinamento
Workshop
aborda a importância de atender bem o paciente. Consultora aponta as
situações que são gatilhos de estrese para o paciente na sala de espera
Numa
época em que os consultórios e clínicas não podem dispensar pacientes,
as secretárias e recepcionistas se tornaram peças fundamentais para o
bom funcionamento do negócio.
“E
o que não pode ser deixado de lado é a qualificação dessas
profissionais. É preciso que as funções da recepcionista e da secretária
– muitas vezes, uma única pessoa desempenha as duas funções – sejam
muito bem definidas. A preparação de uma boa secretária começa logo na
seleção. E após a seleção, é importante que a profissional participe de
cursos interpessoais e de seminários de capacitação profissional, onde
aprenda a lidar com as características do mercado onde irá trabalhar”,
afirma a consultora Márcia Wirth, que ministrará o Workshop Aumentando a Eficiência de Secretárias na Gestão de Clínicas e Consultórios, o evento acontece no dia 26 de maio, na capital paulista, como parte integrante da programação paralela da Jornada Paulista de Cirurgia Plástica.
Não
adiantam todos os esforços de marketing, se ao ligar para marcar a
consulta uma consulta o paciente se deparar com uma secretária
despreparada. “Vamos imaginar a seguinte cena: o paciente apresenta-se
na recepção da clínica. Após esperar alguns minutos, uma secretária mal
humorada o leva até a sala de espera, onde ele tem que aguardar mais um
pouco. Quando ele entra na sala do médico, já tem em mente uma impressão
nada agradável deste profissional… Correto? Em quase 100% dos casos,
sim. Todos nós, quando nos tornamos pacientes, procuramos mais do que
uma consulta ou um medicamento. Queremos um ótimo consultório, num ótimo
lugar, muito bem equipado, mas gerido e operado por seres humanos.
Aprender a lidar com os pacientes, que são clientes com características
próprias, é um diferencial no atendimento de consultórios e clínicas”,
defende Márcia Wirth.
Situações que são gatilhos de estresse na sala de espera:
· Paciente irritado com atraso na consulta e sem feedback apropriado da recepcionista/secretária sobre o seu horário de consulta;
· Impaciência
durante a espera pelo atendimento que não é amenizada, pois a sala de
espera não é preparada adequadamente para acomodá-lo confortavelmente e
ele fica cada vez mais impaciente;
· Por
chegar antes do horário marcado, o paciente deseja ser atendido antes
do paciente que chegou depois dele, todavia, este segundo paciente
está no horário correto dele. Ou seja, o primeiro paciente mencionado
não tem clareza sobre os critérios de agendamento de consultas (É
horário? É chegada? É a amizade com a secretária?);
· Banheiros
mal higienizados, malcheirosos, sem papel toalha, sem papel higiênico,
com os cestos de lixo abarrotados, com os espelhos manchados e
respingados de água;
· Temperatura
e som ambiente da sala de espera inadequados. A sala de espera deve ser
preparada em função das necessidades do paciente. O ar condicionado, a
televisão, a música, todos os elementos externos que interferem na
espera devem ser ajustados em função do conforto do paciente;
· Dificuldades
para estacionar. Consultórios e clínicas devem contar com serviços de
manobrista e valet. Parcerias para oferta de cortesias e descontos devem
ser firmadas pelos consultórios e clínicas;
· Qualidade
do café, do chá, da água e do café da manhã (caso de laboratórios de
exames clínicos) ofertado aos pacientes. Nenhum estabelecimento
comercial é obrigado a oferecer nada a seus clientes, mas se a opção for
por oferecer, é necessário optar por produtos de qualidade, para evitar
que a cortesia se transforme num outro problema de atendimento que
deponha contra o negócio;
· Ausência
de revistas (novas e de interesse do público) à disposição dos
pacientes, bem como a não disponibilização de uma senha de WI-FI
destinada exclusivamente aos pacientes.
Importância do treinamento
Medicamentos vencidos são encontrados em sala da Secretaria de Saúde de Parobé
jornal de saude | |||||||||||||||||||
NOTÍCIAS | |||||||||||||||||||
O vereador Picucha disse ao Jornal Panorama que foi acionado, por meio de ... O vereador disse uma funcionária da Secretaria de Saúde chegou a ...
|
Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo
Glaucoma é
a principal causa de cegueira irreversível no mundo
Paciente
deve fazer consultas oftalmológicas anuais de rotina que incluam a
medida da pressão intraocular e exame de fundo de olho
Belo
Horizonte, maio de
2016 - O glaucoma é
o principal responsável por casos de cegueira permanente em todo do
mundo. Apesar de as estimativas apontarem que cerca de 2% da
população brasileira que já passou dos 40 anos tenha algum tipo de
glaucoma, a Associação Mundial de Glaucoma acredita que
esse número possa ser até 50% maior, uma vez que a doença é
assintomática.
O glaucoma é
uma lesão no nervo ótico, causada principalmente pela alta pressão
dentro do globo ocular. Como o nervo óptico é o responsável por
levar os impulsos visuais até o cérebro, se não tratada
prematuramente, a doença pode comprometer a visão.
O
que torna o glaucoma tão perigoso é justamente o fato de
ser assintomático no início, condição que pode explicar a demora
do paciente em procurar tratamento. Uma pesquisa recente da
Associação Brasileira de Glaucoma revelou que 80% dos
brasileiros com o problema só procuram o oftalmologista depois de já
terem sofrido algum dano irreversível.
Esse
foi o caso do advogado Ito de Souza Vieira, 75. “Passei quatro ou
cinco anos sem ir ao oftalmologista. Quando o procurei para fazer uma
cirurgia de catarata, descobri o glaucoma”, explica. Ele conta
que já perdeu campo de visão, " minha visão periférica é
borrada" comenta o advogado.
Apesar
de ter uma irmã portadora do glaucoma, Ito Vieira nunca
imaginou que pudesse desenvolver a doença também. “Vivi anos com
ele (glaucoma) e nunca senti nada de diferente nos olhos. Além
disso, não percebi logo a perda da visão,
pois a catarata mascarava um pouco o problema”, afirma.
Mas
o fato de ter um familiar com o problema já é motivo de alerta,
segundo a oftalmologista Daniela Silveira de Faria, oftalmologista
do departamento de glaucoma do Centro Oftalmológico de
Minas Gerais (COMG). O histórico familiar é um dos fatores de risco
para a doença.
Além
disso, o paciente deve ficar ainda mais atento caso tenha idade
avançada, seja de raça negra, tenha alto grau de miopia e tenha
pressão do olho elevada. “Esse último (pressão) é o único
fator sobre o qual podemos interferir de alguma forma”,
comenta a médica.
Como
as lesões causadas no nervo óptico pela hipertensão
intraocular são irreversíveis, o melhor caminho é o diagnóstico
precoce do problema para que haja o início imediato do tratamento
para controle da doença. “A pessoa deve fazer uma consulta anual
com seu oftalmologista na qual devera ser realizado
sempre exame de fundo de olho e a medida da pressão ocular”,
recomenda Daniela. Esses exames são feitos pelo próprio médico no
consultório, são procedimentos rápidos e indolores.
Caso
seja diagnosticado glaucoma, o controle normalmente é feito com
colírios. “Hoje em dia, o colírio já é parte da minha rotina.
Uso diariamente, pela manhã e à noite”, conta Ito Vieira.
Para os casos em que a medicação não adianta, há ainda
procedimentos à laser e cirurgia. “Mas os casos cirúrgicos
são mais raros atualmente”, garante a doutora.
Começa 69ª Assembleia Mundial da Saúde com representantes de 169 países
jornal de saude
Atualização assim que ocorre ⋅ 23 de maio de 2016
| |||||||||||||||||||
NOTÍCIAS | |||||||||||||||||||
A 69ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde começou nesta segunda-feira (23) em Genebra, na Suíça. A expectativa é que o evento, coordenado ...
|
Cortes na saúde em tempo de crise elevam risco de epidemias, dizem especialistas
jornal de saude | |||||||
NOTÍCIAS | |||||||
Cortes na saúde em tempo de crise elevam risco de epidemias, dizem especialistas
Cortes no Sistema Único de Saúde (SUS) colocam em risco a saúde da população, afirmam especialistas que participaram, na noite de domingo (22) ...
| |||||||
ONGs antiobesidade recomendam dieta rica em gorduras
É um risco para a saúde do país quando vozes influentes sugerem que as pessoas devem consumir dieta rica em gorduras, especialmente as ...
| |||||||
Caravana da Saúde já realizou 100 mil procedimentos em Campo Grande
A Caravana da Saúde – programa do governo do Estado – realizou 100 mil procedimentos em Campo Grande, no período entre o dia 10 e 20 de ...
|
Assinar:
Postagens (Atom)
Jornal de Saúde informa
Jornal de Saúde
-
MINAS GERAIS Em 10 meses, Escola do Trabalhador recebeu 47,7 mil matrículas do estado Com 31,2 mil inscritos, Minas Gerais é o t...
-
jornal de saude 'Quero rosas brancas enfeitando meu caixão', disse técnico de enfermagem à mãe antes de ser entubado e morrer de Co...