Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo

Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo

Paciente deve fazer consultas oftalmológicas anuais de rotina que incluam a medida da pressão intraocular e exame de fundo de olho



Belo Horizonte, maio de 2016 - O glaucoma é o principal responsável por casos de cegueira permanente em todo do mundo. Apesar de as estimativas apontarem que cerca de 2% da população brasileira que já passou dos 40 anos tenha algum tipo de glaucoma, a Associação Mundial de Glaucoma acredita que esse número possa ser até 50% maior, uma vez que a doença é assintomática.
O glaucoma é uma lesão no nervo ótico, causada principalmente pela alta pressão dentro do globo ocular. Como o nervo óptico é o responsável por levar os impulsos visuais até o cérebro, se não tratada prematuramente, a doença pode comprometer a visão.
O que torna o glaucoma tão perigoso é justamente o fato de ser assintomático no início, condição que pode explicar a demora do paciente em procurar tratamento. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Glaucoma revelou que 80% dos brasileiros com o problema só procuram o oftalmologista depois de já terem sofrido algum dano irreversível.
Esse foi o caso do advogado Ito de Souza Vieira, 75. “Passei quatro ou cinco anos sem ir ao oftalmologista. Quando o procurei para fazer uma cirurgia de catarata, descobri o glaucoma”, explica. Ele conta que já perdeu campo de visão, " minha visão periférica é borrada" comenta o advogado.

Apesar de ter uma irmã portadora do glaucoma,  Ito Vieira nunca imaginou que pudesse desenvolver a doença também. “Vivi anos com ele (glaucoma) e nunca senti nada de diferente nos olhos. Além disso, não percebi logo a perda da visão, pois a catarata mascarava um pouco o problema”, afirma.
Mas o fato de ter um familiar com o problema já é motivo de alerta, segundo a oftalmologista Daniela Silveira de Faria, oftalmologista do departamento de glaucoma do Centro Oftalmológico de Minas Gerais (COMG). O histórico familiar é um dos fatores de risco para a doença.

Além disso, o paciente deve ficar ainda mais atento caso tenha idade avançada, seja de raça negra, tenha alto grau de miopia e tenha pressão do olho elevada. “Esse último (pressão) é o único fator sobre o qual podemos interferir de alguma forma”, comenta a médica.

Como as lesões causadas no nervo óptico pela hipertensão intraocular são irreversíveis, o melhor caminho é o diagnóstico precoce do problema para que haja o início imediato do tratamento para controle da doença. “A pessoa deve fazer uma consulta anual com seu oftalmologista na qual devera ser  realizado sempre exame de fundo de olho e a medida da pressão ocular”, recomenda Daniela. Esses exames são feitos pelo próprio médico no consultório, são procedimentos rápidos e indolores.

Caso seja diagnosticado glaucoma, o controle normalmente é feito com colírios. “Hoje em dia, o colírio já é parte da minha rotina. Uso diariamente, pela manhã e à noite”, conta  Ito Vieira. Para os casos em que a medicação não adianta, há ainda procedimentos à laser e cirurgia. “Mas os casos cirúrgicos são  mais raros atualmente”, garante a doutora.

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde