Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

terça-feira, 4 de abril de 2017

Aula de culinária em escola incentiva crianças a comer verduras

Projeto é realizado há quatro anos por escola da capital mineira e alerta famílias para aumento da obesidade infantil

Um projeto escolar tem motivado crianças de 5 e 7 anos a consumirem frutas e verduras. A cada duas semanas, os pequenos trocam os lápis e cadernos por aventais e toucas. Com a supervisão dos professores, a criançada aprende a preparar pães, biscoitos integrais, pizza vegetariana e sanduíche natural, dentre outras receitas saudáveis. A próxima aula será realizada na quinta-feira, 6 de abril, véspera do Dia Mundial da Saúde.

A iniciativa faz parte do projeto Chefs Kids realizado há quatro anos pelo Colégio Adventista de Belo Horizonte. De acordo com a coordenadora pedagógica Sandra Storch, as aulas de culinária incentivam as crianças a conhecer novos sabores. “A resistência a experimentar alimentos saudáveis diminui quando as crianças vêm os coleguinhas provando frutas e verduras”, afirma a coordenadora.

Iniciativas como essa buscam alertar as famílias para o fato de que, dentre as regiões brasileiras, o Sudeste tem a maior taxa de obesidade infantil, de 38,8%, entre crianças de 5 a 9 anos, de acordo com o Mapa da Obesidade¹. Segundo estimativa da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, se nada for feito até 2025, 11,3 milhões de crianças no Brasil estarão com excesso de peso e 427 mil terão pré-diabetes.

Preparo de lanche saudável desafia pais
O incentivo à prática da alimentação saudável não fica apenas dentro da escola. Entre os dias 3 e 7 de abril, o colégio realiza a Semana de Hábitos Saudáveis. Uma das atividades do projeto pretende desafiar alunos e familiares a preparar em casa um lanche saudável para a criança levar a escola. O estudante Pedro Henrique, de 6 anos, e a mãe dele, a cabeleireira Rosevane Rodrigues, atenderam ao desafio e já planejam o lanche que podem preparar durante a semana. “Antes do incentivo da escola, ele não gostava nem de experimentar verduras e legumes. Hoje, ele tem noção que para ser um jogador de futebol, como ele quer, precisa comer muitas coisas saudáveis”, comenta Rosevane, ao explicar que preparo da refeição se tornou divertido. “Sempre fazemos muitos sucos para ele levar para a escola. Usamos verdura, frutas e até legumes. Sempre colocamos nome nos sucos. Dependendo da cor, Pedro sugere o nome de um super herói”, afirma.

¹ Mapa da obesidade da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica disponível em: http://www.abeso.org.br/atitude-saudavel/mapa-obesidade



Mais informações: Fernanda Beatriz (31) 9 9194-1838

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde