Instituição realizou, no último mês, a primeira artroplastia total do ombro, com auxílio de tecnologia 3D, da rede hospitalar privada do Brasil
O Hospital Samaritano Botafogo é o primeiro da rede privada a realizar, no Brasil, uma artroplastia total do ombro com auxílio de um avançado software e uma impressora 3D – o equipamento imprime uma réplica dessa região do corpo do paciente, facilitando o planejamento cirúrgico. O procedimento é destinado a casos em que há necessidade de implante de articulação artificial (prótese) e foi realizado pelos cirurgiões ortopédicos Geraldo Motta, Marcio Cohen e Marcus Vinícius Amaral, integrantes do Núcleo de Ortopedia da instituição.
Geraldo Motta explica que, para obter maior precisão e eficácia, o software delimita e calcula os parâmetros anatômicos do paciente em tratamento por meio de imagens de uma tomografia computadorizada. Na sequência, gera um arquivo e o envia para uma impressora 3D reproduzir a articulação do paciente. “Com a peça em mãos, o médico consegue avaliar os encaixes necessários antes da cirurgia e determinar o melhor ângulo para a inserção da prótese de forma precisa, ganhando tempo e evitando o risco de atingir outras estruturas – o que pode comprometer o resultado clínico”, informa o especialista.
O médico explica ainda que a tecnologia – que também pode ser utilizada em outras regiões do corpo, como no joelho e na calota craniana – permite cirurgias bem menos invasivas, mais precisas e com a perspectiva de uma recuperação ainda mais rápida da mobilidade da articulação. “No término do procedimento, o paciente é submetido a sessões de reabilitação com fisioterapia, em consultório, sem necessidade de permanência hospitalar”, ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário