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terça-feira, 1 de novembro de 2016

Nova solução garante agilidade e segurança para controle de Sistema de Saúde da Polícia Militar de Brasília (PMDF)

Atualmente, 73 mil pessoas, entre policiais ativos, reformados (aposentados), dependentes e pensionistas são atendidos pelo Sistema de Saúde da Polícia Militar de Brasília. Para viabilizar o serviço, a corporação implantou uma nova solução de administração, o Esculápio, fornecido pela Benner e Aite. Entre os principais desafios, destaque para a certeza de obter velocidade, qualidade e transparência no processo de pagamento das despesas com saúde decorrentes de atendimento aos beneficiados. 

O Sistema de Saúde da Polícia Militar de Brasília (PMDF) mantinha, até pouco tempo, um processo operacional onde, praticamente, tudo era alimentado manualmente, principalmente os controles e dados gerenciais, sem qualquer segurança das informações geradas. “Precisávamos de um serviço técnico de operacionalização, processamento, auditoria interna e externa, avaliações clínicas e documentais, perícias e assessoria em saúde”, explica o Major Cristiano Curado Guedes. Para resolver esse impasse, foi aberta uma licitação, que culminou na contratação da Benner e Aite, que implantaram na corporação o Sistema Esculápio.

Para se ter uma ideia das mudanças nos processos, antes da implantação do sistema Benner/Aite todas as contas médicas eram entregues em papel e não havia processo eletrônico de recebimento. “As informações ficavam congeladas no arquivo. Era impossível de resgatar qualquer dado”, conta Alexandre Bomfim, executivo da Aite.

Todo o trabalho de administração do Sistema de Saúde da PMDF era feito por 100 policiais e outros profissionais contratados que realizavam a inspeção das contas médicas. Agora, o novo sistema é administrado por uma equipe que reúne médicos, enfermeiros, consultores técnicos e de negócios e outros especialistas

Desafios e benefícios
Segundo o major Guedes, os principais desafios eram receber e revisar as faturas entregues por prestadores credenciados/contratados pela PMDF, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações e outros relatórios da PMDF.

Também era indispensável dar segurança, controle, qualidade e transparência ao processo de pagamento das despesas com saúde decorrentes de atendimento aos beneficiários. “Além disso, buscávamos alcançar mais agilidade e garantia do fiel cumprimento dos prazos para pagamento das despesas médico-odontológicas dos integrantes do Saúde PMDF”.

Em termos de volume, de março de 2015 a fevereiro de 2016, o sistema emitiu cerca de 540 mil autorizações, entre consultas, internações cirúrgicas e clínicas e Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT). 

Antes e depois
Vários indicadores de auditoria interna atestam as vantagens alcançadas pela PMDF. Hoje, por exemplo, 100% das faturas são entregues eletronicamente e de acordo com o calendário do prestador, 100% dos prestadores têm acesso ao Portal TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar) e 100% da análise das faturas das consultas de preço são feitas pela nova solução.

Na operacionalização da rede credenciada a melhoria também é evidente. Atualmente, as informações não são mais digitadas em planilhas e o papel não existe mais nas regras dos procedimentos realizados pelos prestadores.

 
A auditoria externa também mudou muito. Depois da implantação da nova solução, todos os serviços da auditoria externa ocorrem nos hospitais ou clínicas da PMDF, 100% das contas hospitalares são auditadas nos prestadores (prática de mercado). A nova solução tem os módulos de beneficiários, prestadores, atendimento, processamento de contas e clínicas

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