Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Metformina para prevenção de alguns tipos de câncer e antienvelhecimento


*Por Dr. Renato Lobo

A Metformina é uma medicação conhecida há anos pelos médicos e pelos pacientes com diabetes. Ela é a primeira droga indicada no tratamento do diabetes tipo 2 -  aquela relacionado à idade e ao sobrepeso -e para “pré diabetes”. Sua ação é de inibir a produção de glicose pelo fígado, melhorar a sensibilidade à insulina (para evitar que o paciente precise utilizar insulina injetável) e de aumentar a absorção desse nutriente pelos músculos. Apesar de já ser uma velha conhecida, novas utilidades para essa medicação tem sido descobertas nos últimos anos.

Tem sido visto que um alvo de ação importante desse medicamento são as mitocôndrias, organelas responsáveis pela produção de energia das células. Nesse processo, elas produzem os temidos radicais livres, que são tóxicos e causam dano ao DNA celular. Esse dano é um dos responsáveis pelo envelhecimento e – pasmem – uma das funções que tem sido estudada da metformina é o seu efeito no retardo do envelhecimento.

Além da função antioxidante, ela também promove efeito “anti envelhecimento” por meio do estímulo à autofagia, que é a degradação de células ou organelas que são “menos úteis” em momentos de restrição de nutrientes, como na fome ou em doenças infecciosas, por exemplo.

Outro mecanismo interessante é a inibição de uma via do metabolismo relacionada ao crescimento. Mas por que inibir o crescimento faz viver mais? Bom, quando estamos em fase de desenvolvimento, isso é fundamental para crescermos com saúde, porém após nos desenvolvermos já não é mais interessante estimular essa via. Ela é responsável pelo crescimento para os lados também, ou seja, o acúmulo de gordura, um dos principais responsáveis por diversas doenças relacionadas ao envelhecimento, como diabetes, hipertensão e câncer.

Além das novas descobertas sobre a metformina, a droga também tem sido estudada para prevenção de alguns tipos câncer. Foi demonstrado que ela reduz a chance de desenvolver câncer de cólon e quando usada por pacientes com câncer de mama, antes da cirurgia, a resposta ao tratamento é muito melhor. Na primeira semana deste mês (agosto/2017), pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, fizeram uma análise de diversos estudos já publicados envolvendo essa medicação e descobriram que pacientes diabéticos que faziam uso da metformina apresentaram 6% a menos de chance de desenvolver câncer que pacientes que não apresentavam diabetes. Além disso, os que usavam essa medicação apresentaram uma mortalidade 28% menor da que foi apresentada pelos pacientes com diabetes, mas que usavam outros tipos de medicação. Um dos mecanismos propostos é o efeito antiinflamatório da droga, o estímulo à resposta imunológica e a redução da entrada de glicose nas células cancerígenas, o que tira sua fonte de energia e contribui para a morte delas.

*Renato Lobo é médico, pós graduando em nutrologia

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde